O Tio Patinhas foi adaptado para várias formas de mídia ao longo dos anos, desde filmes de animação até séries televisivas e episódios curtos.
Em animação, o personagem esteve presente nos filmes da Disney, como Os Três Cochichos (1947) e
Os Três Mosqueteiros (1948). Os filmes eram baseados nos contos de fadas clássicos, com o Tio Patinhas interpretando o papel de tutor das crianças protagonistas. Mais tarde, ele também foi visto em O Castelo no Céu (1986) e O Rei Leão (1994).
Na televisão, o Tio Patinhas é um dos personagens mais conhecidos da cultura pop. Ele foi protagonista na série de desenhos animados The Adventures of Uncle Scrooge (1960-62), que contou com três temporadas e abordou aventuras de personagens populares, como a turma do Mickey e do Patolino.
O personagem também pode ser visto na série A Galinha Pintadinha (1993-95), que retratava a vida na vizinhança da Fazenda do Patinhas. Além disso, ele fez aparições na série de desenhos animados Mickey Mouse Clubhouse (2006-11) e no curta-metragem animado Mickey's Christmas Carol (1983).
Outras produções incluem o curta-metragem animado A Christmas for Shacktown (1952), que estreou no National Holiday Specials da Disney; o documentário educativo Donald Duck History Lesson (1955), que usou diagramas e ilustrações para explicar eventos históricos; e The Life and Times of Uncle Scrooge (1987), uma minissérie de quatro partes criada pela Walt Disney Television Animation.