logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso

Dizem que as pessoas mais bem-sucedidas têm uma coisa em comum: uma mentalidade de crescimento. Mas o que exatamente é uma mentalidade de crescimento?

Compartilhar:

mindset

Dizem que as pessoas mais bem-sucedidas têm uma coisa em comum: um mindset (mentalidade) de crescimento.

Mas o que exatamente é uma mentalidade de crescimento?

Uma mentalidade de crescimento é a crença de que suas habilidades podem ser desenvolvidas através de trabalho duro, dedicação e aprendizado.

Esse debate sobre mindset fixo versus mindset de crescimento existe há anos, mas foi somente no livro de Carol Dweck, Mindset: The New Psychology of Success, que a teoria realmente ganhou popularidade.

A pesquisa de Dweck mostrou que as pessoas com mentalidade de crescimento são mais propensas a alcançar seus objetivos porque veem os fracassos como oportunidades de aprender e crescer.

Eles também são mais resilientes e adaptáveis quando confrontados com desafios.

Por outro lado, as pessoas de mindset fixo veem suas habilidades como estáticas.

Elas  são mais propensas a se aborrecer com os fracassos e a achar que merecem uma promoção ou o reconhecimento.

Na verdade, as pessoas com mentalidade fixa são mais propensas a se envaidecer com seus sucessos e a culpar outras pessoas por seus fracassos.

A crença de que habilidades podem ser estáticas

Um dos maiores problemas das pessoas com mindset fixo é a crença de que suas características são genéticas.

Dweck aponta que as pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que sua inteligência e habilidades podem ser melhoradas através de esforço e dedicação.

Também acreditam que podem aprender novas habilidades se tentarem o suficiente.

Já as pessoas com mindset fixo acreditam que sua inteligência é geneticamente determinada e, portanto, estável. Quando sofrem um fracasso, são mais propensos a se considerar uma pessoa inferior e merecedora de desprezo.

Dweck também descobriu que as crianças nascem com uma mente expandível (fixa) ou construtiva (de crescimento). Com base nisso, ela foi capaz de desenvolver um programa de estudos para ajudar as crianças a ter uma mentalidade de crescimento.

Mindset de crescimento: o céu é o limite

Então, se uma mentalidade fixa é a crença de que suas habilidades são limitadas e que estabelecer metas altas é inútil, a mentalidade de crescimento vai na linha de que a crença de que você pode melhorar suas habilidades através de trabalho duro e dedicação é uma realidade que existe em potencial.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento veem os desafios como oportunidades para aprender e crescer. Elas são mais propensos a assumir riscos e perseverar quando as coisas ficam difíceis – o contrário das pessoas com mindset fixo que tendem a desistir mais facilmente e perdem oportunidades de melhorar.

Assim, listamos as características principais de pessoas com mindset de crescimento:

  • Aprendem com os erros;
  • Enxergam oportunidades onde outros veem obstáculos;
  • Acreditam que o sucesso é fruto do esforço;
  • Perseguem o conhecimento;
  • Enxergam o fracasso como um passo para o sucesso;
  • Gostam de desafios.

Técnicas de aprimoramento da mentalidade de crescimento

A mentalidade importa. Se acreditamos que podemos melhorar e crescer ou se acreditamos que nossas habilidades são fixas, determina em grande parte nosso sucesso na vida.

Pessoas com mentalidade de crescimento, que veem suas habilidades como maleáveis, são mais resilientes diante de contratempos e mais propensas a alcançar seus objetivos.

Uma maneira de desenvolver uma mentalidade de crescimento é através da visualização.

Estudos mostraram que imaginar a si mesmo tendo sucesso em uma tarefa pode aumentar a motivação e a confiança, levando a um melhor desempenho.

Então, da próxima vez que você enfrentar um desafio, reserve alguns momentos para se visualizar superando-o com sucesso.

Outra abordagem que pode ajudar também: veja-se como uma série de construção de habilidades.

Em uma pesquisa recente, um professor da Universidade Naval da Carolina do Norte pediu aos seus alunos substitutos para preencher uma ficha antes de começarem a aula.

Um grupo recebeu uma ficha completa com perguntas e campos para responder, enquanto o outro grupo recebeu a mesma ficha, mas com as perguntas espalhadas.

Pediram-lhes então para preencher as respostas num formulário. Qual grupo se saiu melhor?

Na verdade, ambos os grupos tiveram os mesmos resultados intermediários. Mas  o grupo “desafiado” se saiu muito melhor. Eles entenderam que as perguntas não eram difíceis, mas que eles próprios tinham capacidades para responder adequadamente a elas.

A abordagem de se ver como uma série de construção de habilidades pode ajudar você a se preparar para o que enfrentar.

Quando estiver prestes a fazer algo difícil ou empolgado em desenvolver uma nova capacidade, veja-se como um profissional em formação, aprendendo habilidades novas.

Com isso, você não precisa ter tanto medo de equivocar-se. Afinal, está apenas exercitando uma nova capacidade que você adquiriu. E quando o fizer, lembre-se de que merece ser aliviado e feliz por ter crescido!

Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Como melhorar a visibilidade do meu blog ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado