logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Expectativa vs. Realidade: 10 Maneiras de Lidar com a Decepção

Confira estas 10 maneiras de lidar com a decepção e ajude-se a ter menos expectativas e mais realidade em sua vida.

Compartilhar:

decepção

Como lidar com a decepção?

Esperar muito pode levar a uma vida de frustração — mas também pode ser muito cedo para se desanimar com o que você tem. O problema com as expectativas altas é que elas são bastante autoadministradas. Você pode aprender coisas novas, mas é difícil mudar a maneira como vem julgando situações há anos.

É natural nos sentirmos desapontados quando nossas expectativas não são atendidas. Seja algo que esperamos há semanas ou até anos, a decepção pode ser difícil de aceitar. Mas existem maneiras de lidar com a decepção e até transformá-la em uma experiência positiva. Aqui estão 10 para você adotar em sua vida para lidar com as eventuais decepções frente às suas expectativas:

1. Compreenda as suas expectativas. 

Não temos consciência das nossas expectativas muitas vezes até elas serem frustradas. Por isso, é importante compreender o que espera desde o início. Por exemplo, se você espera um relacionamento sério, mas está só saindo com alguém sem ambição de casamento, então talvez tenha chegado a hora de rever essa expectativa.

Mude as suas expectativas se for realmente impossível atendê-las. Se esperava que um novo emprego lançasse você em um estado de euforia constante, mas, em vez disso, percebe que precisará trabalhar 16 horas por dia, então é provável que essa não seja uma boa expectativa para manter.

Converse com outras pessoas. Às vezes, as nossas expectativas estão baseadas em nossa infância ou experiências de outras pessoas. Em algum momento, você deve questionar se realmente é isso o que quer ou se as pessoas ao seu redor estão tomando partido de uma perspectiva inadequada.

2. Desapontamento à parte, aprecie o que tem

As coisas boas podem passar despercebidas às vezes por causa das nossas altas expectativas. Mas, por mais aborrecido que esteja com a  desilusão, é importante apreciar o que tem — independente do que esperava. Se está em um lugar incrível, em companhia de pessoas adoráveis e com uma bebida na mão, talvez seja até melhor do que aquilo que você esperava, então pode ser uma forma boa de se sentir que pode ser melhor ainda se você parar para apreciar.

3. Lidere

As suas expectativas, de um lado, estão lhe conduzindo para baixo frequentemente e, de outro, estão impedindo que tenha uma experiência completa. Coloque-se no comando. Defina as regras. Planeje uma viagem, inicie um novo negócio ou aventure-se em algum projeto porque, quando lidera, você define o tom do seu mundo e pode transformar mais desilusões em oportunidades de aprendizado. Pelo menos, você pode ter mais controle sobre a forma como encara as coisas. Lembre-se que bons líderes sempre levam seus seguidores para um lugar melhor.

4. Coloque em perspectiva

As expectativas contaminaram o seu sistema cerebral, o que significa que é difícil colocar as coisas em perspectiva. Um evento importante, como um casamento ou um nascimento de bebe, pode transformar uma desilusão em uma alegria genuína, já que agora está em contexto. Para quase qualquer outra coisa, você precisa de uma técnica de relaxamento para poder fazer um balanço equilibrado das coisas. Pense nos eventos anteriores a esta experiência e nos outros eventos que ainda vão acontecer depois disso. Independente do que aconteceu, é apenas uma fração do grande esquema das coisas e, inevitavelmente, terá uma experiência diferente da próxima vez.

A vida sempre dá voltas e mudanças — esta é a forma de você aprender e crescer. Se não pode colocar isso em perspectiva, talvez seja momento de fazer algo novo. Talvez exista uma coisa melhor a vir. Talvez você só precise fazer alguma coisa para alterar o seu estado mental e poderia aproveitar o que está aí em vez de desanimar.

A vida é gloriosa e as coisas podem sempre ser melhores, mas também pode existir felicidade em um momento apenas por ser um momento. É difícil pensar nisso quando seu cérebro está fervilhando com os hormônios da desilusão, mas é uma verdade e vale a pena lembrar: as coisas podem sempre ser piores.

5. Dê lugar a novas conquistas

Quando as expectativas são altas, é fácil esquecer de aproveitar o que está em mãos. Depois de tudo, porque iria se divertir se uma grande festa estivesse programada para amanhã? É absurdo tentar apreciar o momento quando há uma glória futura por vir. Na verdade, muitas pessoas chegam a guardar uma parte de si mesmas para retomar quando as coisas começarem a melhorar.

Isso pode ser saudável se essa adesão ao momento for um mecanismo de defesa para evitar uma dor real. Mas se você realmente quiser aprender a viver cada momento — uma sabedoria popular diz que esta é a chave para a felicidade — então este é o momento de começar a desperdiçar algum tempo em coisas divertidas e deixar os pensamentos sobre o que virá amanhã para outra ocasião. Isto pode parecer impossível de fazer se sua vida estiver uma desgraça, mas valeria a pena tentar. Ao menos você vai descobrir um novo caminho para a tristeza menos aguda quando as coisas começarem a piorar. E isso pode ser a chave para sobreviver à próxima vez.

6. Realize que as expectativas são subjetivas

Vale notar que as expectativas são baseadas em sua experiência passada, em impressões e julgamentos que faz sobre as pessoas, sobre o ambiente em que está inserido e sobre o que é considerado como normal. Para que isso mude, é preciso ter um grau muito alto de consciência sobre o que está por trás das expectativas e, em muitos casos, isso é um julgamento que você faz sobre si mesmo. Você espera ser feliz e satisfeito em seu namoro porque seus pais foram um casal feliz — o que torna as expectativas subjetivas e, algumas vezes, extremamente difíceis de serem superadas. Para lidar melhor com isso, considere por que está esperando algo e para que está esperando. Não é uma tarefa fácil, mas pode ajudar a entender as origens das suas expectativas e redefinir as exigências que está fazendo ao se estar inserido num ambiente e com as pessoas que ama.

7. Medite sobre o que é realmente importante para você

As meditações são ótimas para ajudar você a entender melhor quais valores você coloca em primeiro lugar e quais estão em seu coração — e isso pode ajudá-lo a questionar as expectativas que colocam uma grande barra em seu colo e que, provavelmente, não são realmente relevantes para o verdadeiro “eu”. Uma vez que saiba o que realmente importa, é mais fácil questionar as expectativas que parecem excessivas, desnecessárias ou ruins. Vale a pena refletir sobre o que realmente importa para você e, em seguida, questionar o valor que as expectativas trazem para que esse valor seja de fato considerado importante por você. Muitas vezes, as expectativas são autoimpostas e, se você questionar, talvez consiga encontrar uma maneira menos exigente e menos dolorosa de alcançar o mesmo resultado.

8. Aprecie as gotas da vida quando elas chegam

As pessoas tendem a se decepcionar mais pelo que não vem do que a aproveitar o que está recebendo. Por isso, é tão importante apreciar as gotas de afeto que você recebe na sua vida, diminuir a pressão das expectativas e aproveitar mais o que está recebendo. Pessoas aparecem na sua vida, se envolvem com você e se apaixonam pelo seu lado de forma tão inesperada que, às vezes, você até esquece como é maravilhoso receber esses afetos bons. Se você parar de pensar nos calculados passos a serem tomados para conquistar alguém ou para manter um relacionamento e, em vez disso, comece a aproveitar os momentos que não poderia controlar, talvez consiga encontrar menos motivos para se decepcionar e mais razões para se apaixonar.

9. Lide com as decepções pequenas  e você conseguirá enfrentar as grandes

As pessoas se decepcionam com tudo, desde uma fatia mínima de pão na hora do almoço até um grande afeto por alguém. No entanto, pequenas decepções diárias fazem parte da vida e, se você parar para pensar, é muito mais provável que tenha um super-grande momento em que você se decepcione do que um pequeno momento. A escala real das decepções muitas vezes é pequena e você precisa aprender a lidar com esses menores desapontamentos para que consiga lidar bem com as grandes decepções quando elas realmente ocorrem na sua vida.

10. Não repita as mesmas ações que te trazem a mesma decepção

As pessoas costumam repetir a mesma atitude que as deixaram decepcionadas, mas com diferentes resultados esperados. Se você sofreu um grande ciúme e agiu de forma arrojada e fez uma boa amiga se afastar, mas já se recuperou e quer resolver o problema, poderá perceber que é invariavelmente provocada por essa situação e você volta a fazer a mesma coisa. De repente, você começa a se tornar ciumenta e agressiva com todos os rapazes que vê pela frente, alegando proteger sua amiga, quando na verdade você só quer provocar uma reação negativa dela. É preciso estar consciente de que temos emoções completamente diferentes e que repetir a mesma atitude que te decepciona não vai resolver o problema e só vai te deixar mais frustrada. Se quiser resolver alguma coisa, mude seu comportamento.

Conclusão

Em conclusão, é importante lembrar que não podemos controlar tudo na vida. Enfrentaremos decepções e mágoas, mas devemos aprender a lidar com isso de maneira saudável. Devemos encontrar maneiras de nos levantar e seguir em frente. Essas maneiras de lidar com a decepção listadas acima podem lhe ajudar, mas existem outras com certeza. Então, encontre o que funciona para você e não tenha medo de pedir ajuda quando precisar.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado