logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Qual é a diferença entre uma hipótese e uma teoria?

A hipótese é uma ideia ou explicação que é testada e pode ser comprovada ou refutada. Uma teoria é um conjunto de ideias que explica um fenômeno.

Compartilhar:

teoria

A hipótese é uma ideia ou explicação que é testada e pode ser comprovada ou refutada. Uma teoria é um conjunto de ideias que explica um fenômeno.

Na realidade, uma hipótese é uma suposição sobre como algum fenômeno funciona.

Um cientista inicia um experimento com uma hipótese, explicação ou conceito inicial.

Em seguida, ele realiza um experimento para verificar a justiça dela.

A justiça dos resultados do experimento depende da qualidade da hipótese inicial.

Um cientista pode ter muitas hipóteses ao mesmo tempo e testá-las em vários experimentos.

Da hipótese à teoria

Uma teoria é uma hipótese que é fomentada e corroborada. Quando uma tese é formada a partir de várias hipóteses testadas e corroboradas, ela se torna uma visão mais completa sobre como um fenômeno funciona.

Teorias são usadas como base para criar novas hipóteses e experimentos.

Algumas teorias têm tanta validade que passam a ser chamadas de leis naturais.

Outras teorias são menos definitivas, mas ainda são utilizadas como base para novas pesquisas.

Um exemplo simples da diferença entre uma tese e uma hipótese pode ser visto na teoria da evolução e uma hipótese sobre a evolução.

A teoria da evolução é um conjunto de hipóteses que foram testadas e corroboradas.

Elas incluem uma hipótese sobre como a mistura de genes de diferentes espécies pode gerar uma nova geração de espécies.

A teoria da evolução também inclui outras hipóteses testadas, como a ideia de que as características das espécies podem se adaptar às condições ambientais.

A teoria da evolução baseia-se em muitas outras hipóteses e é muito mais ampla e abrangente do que essa única hipótese.

A evidência testada e corroborada por uma série de experimentos é muito mais convincente do que a teoria da evolução e, portanto, é menos provável que esteja errada.

Uma tese é um conceito mais abrangente do que uma hipótese e tem um poder explicativo maior.

Entendendo o método científico

Em outras palavras, o método científico normalmente procede da seguinte forma: primeiro, uma hipótese é proposta para explicar um fenômeno; em seguida, essa hipótese é testada por meio de experimentação ou observação; finalmente, os resultados dos testes são analisados para determinar se a hipótese foi confirmada ou rejeitada. Se a hipótese for confirmada, ela pode ser refinada ou usada para desenvolver uma tese para explicar o fenômeno; se a hipótese for rejeitada, ela poderá ser modificada e testada novamente.

Assim, entre uma hipótese e uma tese, os cientistas têm que explicar muito sobre suas descobertas, já que uma hipótese é um palpite baseado em observações, ao passo que uma tese é uma hipótese que foi testada e comprovada. Os cientistas usam teorias para fazer previsões e explicar o que observam.

Algumas boas hipóteses que deram certo no mundo científico são:

  • A descoberta do bóson de Higgs.
  • O pouso bem-sucedido de um homem na lua.
  • A erradicação da varíola (embora ela tenha voltado nesses dias atuais).
  • A descoberta da penicilina.
  • O desenvolvimento da vacina contra a poliomielite.
  • A descoberta do DNA.
  • O primeiro transplante de coração bem sucedido.
  • O primeiro bebê de proveta.

Já entre as teorias científicas as mais importantes foram:

  • A teoria da relatividade.
  • A teoria da gravitação.
  • A teoria do big bang.
  • A teoria da evolução.
  • A teoria da quântica.

Em termos científicos, todavia, não há evidência científica para apoiar a hipótese de que existe um mundo espiritual governando o mundo físico.

Mas convém destacar também que a própria teoria da evolução também é amplamente questionada, especialmente após a aplicação de algumas das leis básicas da hematologia.

Há outro método utilizado pelos cientistas que é chamado de método cromossômico. Por meio dele são analisados os dados genéticos coletados em pesquisas anteriores e sistematizados para tentar explicar fenômenos biológicos e evolutivos.

Hipótese e tese: “irmãs consanguíneas”?

A hipótese e a tese são irmãs consanguíneas na explicação de fenômenos universais.

Apenas a tese é considerada verdadeira ou falsa. A hipótese não pode ser comprovada ou refutada.

A tese é uma dedução a partir da hipótese. A hipótese é uma suposição a partir da qual se chega à tese. Sem a hipótese, a tese não teria sentido. A tese é um resultado, uma conclusão; a hipótese é a base sobre a qual essa conclusão é alcançada.

Um exemplo: um físico está tentando descobrir por que certas pedras em uma pirâmide em Tebas, têm resistência maior do que as outras. A tese é que as rochas em Giza e Abusir têm uma resistência ao esmagamento melhor do que as pedras comuns. A hipótese é que uma pedra em forma de pirâmide produz um efeito estático maior do que uma pedra em forma de cubo ou quadrado. A deduções da hipótese são testadas e as conclusões são feitas através da tese – neste caso, a teoria científica. Como a hipótese não pode ser comprovada ou refutada, ela não pode ser considerada verdadeira ou falsa, apenas aceita ou rejeitada.

Conclusão

Uma tese é uma explicação bem fundamentada de um aspecto do mundo natural que é adquirido através do método científico e apoiado por evidências.

Uma hipótese propõe explicar um fenômeno. Para que uma hipótese seja uma hipótese científica, o método científico tem de testar hipóteses.

Os cientistas normalmente baseiam hipóteses científicas em observações anteriores que não podem ser satisfatoriamente explicadas com as teorias científicas disponíveis.

Embora os termos “hipótese” e “tese” sejam frequentemente usados de forma intercambiável, uma hipótese científica não é o mesmo que uma teoria científica.

Uma hipótese de trabalho é uma ideia provisória que acomoda observações novas e inexplicáveis e serve como trampolim para investigações posteriores. É assim que o intercâmbio entre uma e outra se verifica no avanço da Ciência no mundo.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
17 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado