As principais faculdades do homem estão aqui!
As funções sensoriais são as funções que nos permitem ter consciência do nosso corpo e do nosso ambiente. São elas que nos permitem sentir dor, frio, calor, ter equilíbrio, movimentar-nos e perceber os estímulos do exterior. São, portanto, funções muito importantes para a nossa sobrevivência.
No entanto, à medida que envelhecemos, estas funções tendem a diminuir. A perda de sensibilidade é um processo natural do envelhecimento, mas existem algumas doenças que também podem afetar as nossas funções sensoriais.
As funções sensoriais são mediadas pelos sistemas sensoriais, que enviam sinais para o cérebro, que os interpreta como estímulos sensoriais. Os sistemas sensoriais incluem o sistema visual, olfativo, auditivo, tátil, vestibular e gustativo. Cada um destes sistemas usa receptores diferentes para detectar estímulos diferentes, mas todos os sistemas sensoriais convertem os estímulos recebidos em sinais elétricos que são enviados ao cérebro.
Vale notar que as funções cognitivas são mediadas pelos circuitos cerebrais, que processam as informações recebidas pelos sistemas sensoriais e produzem respostas controladas pelo indivíduo. As funções cognitivas incluem processamento de linguagem, memória de longo prazo e atenção (ver funções intelectivas). A cultura identifica algumas destas funções sensoriais e cognitivas como sendo percepção ou inteligência.
As funções corporais referem-se a todas as funções e atividades que ocorrem no nosso corpo. Estas incluem a digestão, a respiração, a reprodução, o movimento, a sensação e a regulação da temperatura corporal. Cada uma destas funções é controlada por um sistema específico do nosso corpo, como o sistema digestivo, o sistema respiratório ou o sistema nervoso.
O corpo humano é composto de células, que são os blocos de construção dos tecidos. Os tecidos compõem os diferentes órgãos do corpo, como o coração, os pulmões e os rins. Esses órgãos trabalham juntos para manter o corpo funcionando corretamente.
Considerando as relações existentes entre as funções corporais e as suas funções psicológicas correspondentes, caracterizam-se três tipos básicos de personalidade, cujas combinações constituem toda a variedade de personalidades.
As funções motoras (fazer, agir, manipular objetos) e as funções vocais (comunicação verbal, expressão emocional) constituem o tipo de personalidade que se situa na extremidade esquerda do espectro de introversão/extroversão. As pessoas com um perfil desse tipo têm uma atitude mental em relação ao mundo que é objetiva, racional e uma certa forma analítica. Sentem-se mais à vontade a analisar e a refletir sobre as situações do que a agir sobre elas. Costumam ser precisas, organizadas e detalhistas. Gostam de controlar as situações e as pessoas. Frequentemente são consideradas como frios, intelectualizados, razão por que os seus sentimentos são frequentemente desvalorizados.
As pessoas com personalidade de tipo central (as funções afetivas e emocionais e as funções vocais) estão no centro do espectro entre introversão e extroversão. Sentem- se mais à vontade em manifestar emoções do que raciocínios lógicos. Gostam de interagir com as pessoas, de se relacionar com elas. Por outro lado, sentem-se extremamente desconfortáveis em tomar decisões sozinhas. Frequentemente são consideradas pessoas cordiais, sociáveis, empatizantes e sentimentais, porém frequentemente também é dada a elas a etiqueta de irracionais e irrefletidos.
As pessoas com personalidade de tipo extremista (as funções intelectuais e objetivas e as funções afetivas e emocionais) estão na extremidade direita do espectro entre introversão e extroversão. Sentem-se muito mais à vontade para agir do que para pensar sobre as coisas. Gostam de fazer as coisas com rapidez, intensidade e em grande escala. Às vezes até mesmo com uma certa intensidade emocional. Frequentemente são consideradas extremamente curiosas, aventureiras, generosos e corajosos, porém também são vistos como irrefletidos e imprudentes.
Nosso site usa cookies. Ao usar este site, você aceita a nossa Política de Privacidade.