logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como encontrar uma editora para o seu livro

Embora possa parecer assustador no início, existem várias maneiras de encontrar uma editora para o seu livro.

Compartilhar:

editora

Escrevendo uma carta a uma editora

Há muitas opções disponíveis para quem deseja publicar seu livro. O melhor lugar para começar é fazendo sua pesquisa e escrevendo uma carta de consulta profissional.

Uma carta de consulta é uma carta de uma página que apresenta seu livro a uma editora em potencial e inclui informações sobre você, seu livro e por que você acha que a editora estaria interessada.

Você pode encontrar amostras de cartas de consulta on-line ou em recursos de redação.

Depois de ter uma carta de consulta, você pode começar a enviar aos editores. É importante direcionar seus envios e enviar sua carta de consulta apenas para editoras que provavelmente estejam interessadas em seu livro.

Lembre-se que você pode encontrar listas de editores on-line ou em recursos de redação.

Muitos editores também têm sua submissão, que são como guias online e que dizem quais títulos e autores eles estão procurando.

Se você tentar enviar seu livro para uma editora que não vai ler, você vai desperdiçar o seu tempo e o deles.

Como escolher uma editora na sua região

Há editoras que publicam livros em todo o mundo, mas há aquelas que publicam majoritariamente no país em que estão sediadas. Se você quer que seu livro seja publicado no Brasil, por exemplo, você deve procurar uma editora brasileira. Editoras brasileiras que prometem publicar novos livros e autores no idioma português incluem Editora Nua, Arcadia, entre outras.

A World Association of Small Presses (Associação Mundial de Pequenas Impressoras) é um site útil que mostra editoras pequenas e independentes em todo o mundo. Há uma seção especial sobre as brasileiras. Assim, uma vez que você tenha encontrado as de sua região, você precisa decidir quais delas publicam o tipo de livro que você quer publicar.

Como encontrar uma editora para seu livro

Editores têm muitos livros para editar e eles não podem ler todos os manuscritos que são enviados. Para se manter atualizado sobre os editores e suas preferências, insista em participar de fóruns on-line e eventos onde você pode falar com editores.

Eventos como Feiras de Livros são úteis porque você pode falar com editores no espaço deles e mostrar seu interesse em seu projeto, em vez de apenas enviar seu manuscrito. Isso ajuda a criar um contexto para o seu livro e mostrar que você já está fazendo algum trabalho para publicar.

Uma vez que você tenha enviado seu livro à editora, lembre-se de agir em tempo razoável. Um ponto importante é não esperar até a última hora para enviar seu manuscrito à ela. Editores  têm uma agenda para publicar e se você aparece com um manuscrito em último lugar, isso significa que eles vão estar mais preocupados em publicar outros livros. Assim um pouco de planeamento ajudaria muito.

Apoie-se em amigos e familiares

Se você não conhece ninguém que já publicou um livro, apoie-se em amigos e familiares. Envolva-os no processo de publicação do seu livro, especialmente depois que ele estiver pronto para ser editado ou impressa.

Se algum deles puder fazer uma leitura do material e lhe der um feedback pode ser ainda melhor!

Envolver as pessoas é uma forma legal de publicar um livro e dar-lhes um presente. Uma forma de agradecer as pessoas que ajudaram você é enviar-lhes cópias impressas ou em formato de ebook assim que seu livro estiver publicado.

Há autores que consideram escrever um livro sobre sua família e amigos, já antevendo que eles irão adorar!

Envie seu manuscrito por correspon­dência eletrônica (eBook)

Enviar seu manuscrito por correspondência eletrônica (eBook) é interessante, pois este se trata de um formato adequado para um livro digital, bem mais simples do que um manuscrito impresso. Para empresas de editoração digital, o formato aceitável padrão é o ePub, que pode ser lido no computador, em tablets e smartphones. Se você não tiver experiência com formatos de arquivos, há uma grande variedade de editoras digitais que irão fazer isso por você – desde que você tenha seu manuscrito pronto.

Conclusão

Em conclusão, embora possa parecer assustador no início, existem várias maneiras de encontrar uma editora para o seu livro. Comece fazendo sua pesquisa e, em seguida, entre em contato com os editores que você acha que seriam adequados para o seu trabalho. Certifique-se de acompanhar e manter contato com eles durante todo o processo. Com um pouco de persistência, você certamente encontrará uma editora para o seu livro em pouco tempo.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado