logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como melhorar sua compreensão de leitura

Se suas habilidades de compreensão de leitura precisarem de um impulso, não tenha medo!

Compartilhar:

compreensão

Se suas habilidades de compreensão de leitura precisarem de um impulso, não tenha medo! Há muitas maneiras de melhorar suas habilidades.

Comece lendo regularmente e material variado. Misture ficção e não ficção e não tenha medo de ler coisas fora da sua zona de conforto.

Enquanto você lê, anote as palavras desconhecidas e procure-as. Isso não apenas ajudará a melhorar seu vocabulário, mas também ajudará você a entender melhor o contexto do que está lendo.

Outra maneira de melhorar sua compreensão de leitura é praticar a leitura ativa. Isso significa ler com a intenção de extrair o máximo de informações.

Enquanto você lê, certifique-se de parar e pensar sobre o que você  entendeu. Você também deveria fazer uma enumeração de questões sobre o assunto.

Isso ajuda você a avançar no texto e compreender melhor o que o autor quis dizer. Após ler, responda as perguntas abaixo:

  • Quais são os tópicos que compõem este texto?
  • Quais são as informações específicas sobre cada tópico?
  • Quais dúvidas ou preocupações você tem sobre cada tópico?

Exercícios para melhorar a compreensão de leitura

Quando terminar de ler um livro em uma linguagem de leitura, você provavelmente estará prestando atenção à idade do personagem e à situação em que ele se encontra.

No entanto, existem outros elementos importantes dentro da história que também precisam ser levados em consideração.

Por exemplo, as técnicas de personagem, estilo narrativo, tipos de linguagem e estrutura do texto podem afetar a compreensão do leitor.

Alguns autores usam estilo dinâmico para conduzir a história. Isso pode incluir diálogos curtos, expressões faciais e até mesmo um traço de personagem.

Você pode usar esse tópico para pensar sobre como o autor estabeleceu o tom e ajudou você a entender como os personagens se sentiam e o estilo de vida deles.

Outros autores têm estilo mais corporativo, em que eles estabelecem um tom e uma pontuação com base em listas de itens ou em frases abreviadas.

Embora muitos leitores tenham dificuldade com estruturas dessas, elas podem ser úteis para fazer uma divisão clara do texto, transmitir informações importantes e ajudá-lo a entender melhor as partes mais importantes da história, chegando ao epílogo quem sabe com grande expectativa.

Compreensão versus entendimento na experiência da leitura

Qual a diferença entre compreensão e entendimento?

A resposta mais óbvia é que a compreensão é uma qualidade qualitativa, enquanto o entendimento é uma capacidade quantitativa.

Esta resposta, no entanto, leva a um problema: como medir a compreensão? Como podemos dizer se alguém compreendeu ou não uma história?

Isso leva a outra resposta mais óbvia: a compreensão é um tipo de interpretação.

Qualquer pessoa tem um conjunto de hipóteses e expectativas sobre o que acontece em uma história e esse contexto pode impactar o que leem.

A partir destas  pré-crenças, elas interpretam o que leem. Uma vez que as interpretações dos leitores diferem umas das outras, isso pode ser usado como um termômetro para medir sua compreensão: quanto mais similar é sua interpretação à interpretação do autor, mais completa é sua compreensão.

A interpretação do autor é a soma dos elementos do texto. Estes elementos não são apresentados em ordem lineares, mas em uma estrutura graduada de hiper-meta-textos, os quais consistem em textos sobre textos. Por exemplo:

1. Texto inicial (ou introdução).

2. O tema da história (ou o que a história  trata) seguindo o texto respectivo.

3. Texto inicial expandido (ou se explicando).

4. Texto movendo a história para adiante.

Então, para medir sua compreensão, é preciso ver quantos desses elementos do texto os leitores perceberam e entenderam.

Para isso, é preciso que conheçam as estruturas do texto pelo qual estão lendo e seus próprios hiper-meta-textos.

Estes últimos são os mecanismos pelos quais a história faz sentido e, portanto, como os leitores devem interpretar a história.

Um bom leitor sempre vai buscar as questões que resolvem qualquer texto: Quais são os fatos? Quais são as interpretações? Quais são as alternativas plausíveis? O destino? A causa? O que isto significa pra mim? Para o mundo em que vivem? Para Deus? Para seu alvo? Quais as consequências para as ações tomadas?

Logo, existe um questionário básico de boa leitura e boa compreensão.

Estes são os mesmos questionários usados pelos autores para medir a qualidade de seus próprios textos.

Um bom leitor é alguém que consegue perceber qual estágio do texto está se relacionando com os seus próprios hiper-meta-textos e, portanto, interpretar o texto da maneira mais completa possível.

Mas isso só é possível quando o leitor compreende até mesmo as estruturas dos meta-textos do autor. Ou seja, a compreensão depende da habilidade de identificar e trabalhar com as estruturas básicas do texto:

1. Texto focalizado (tema).

2. Texto diversificado (delineamento da estrutura de texto).

3. Banda de transmissão (transmitir uma mensagem clara e objetiva).

4. Rádio (entrar em contato com o receptor).

5. Televisão (fazer com que o receptor se sinta parte integral desta história).

6. Hipertextos (estrutura do texto que faz com que a história faça sentido para o leitor).

Conclusão

Em conclusão, as habilidades de compreensão de leitura podem ser melhoradas lendo regularmente, praticando estratégias de leitura ativas e usando uma variedade de recursos para melhorar a compreensão.

Embora algumas pessoas possam achar que naturalmente têm melhores habilidades de compreensão de leitura do que outras, existem etapas que todos podem seguir para melhorar suas habilidades.

Com prática e esforço, qualquer um pode se tornar um leitor melhor.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
17 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado