logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar

WordPress o que é e por que é importante escolher seus recursos

Wordpress o que é? É um sistema otimizado para blogs e sites, com foco na experiência de Mídia social, permitindo que você crie seu site com facilidade para ser sempre atualizado.

Compartilhar:

wordpress o que é

WordPress o que é?

É um sistema otimizado para blogs e sites, com foco na experiência de Mídia social, permitindo que você crie seu site com facilidade para ser sempre atualizado.

Este sistema foi anunciado por criadores como sendo o mais utilizado do mundo, escolhido por grandes empresas e portais.

WordPress tem vários recursos positivos, otimização para busca e ferramentas diversas, permitindo acesso aos seus dados a qualquer hora e a qualquer lugar, podendo-se ter acesso ao sistema de qualquer computador ou dispositivo móvel.

O software permite que o usuário construa seu site com facilidade, e dependendo do que for sem grande necessidade de conhecimento técnico.

O WordPress oferece uma grande variedade de temas como estilos, layouts, temas e plugins que ajudam a construir o site e a personalizá-lo do jeito que a pessoa desejar.

Sistema pronto para ser otimizado

Para otimizar o seu blog ou site, o WordPress oferece diversas ferramentas que possibilitam à otimização para os mecanismos de busca e resultados. A verdade é que não basta ter um site; é preciso aparecer nos resultados dos buscadores para que ele seja achado pelos usuários de internet.

Quando você está trabalhando com a otimização do WordPress, é importante compreender o que você estará utilizando.

Algumas versões do WordPress utilizam extensões para otimizar o desempenho do site. É sempre importante identificar os plugins que você precisa para otimizar o seu site, pois assim como eles ajudam bastante nesta tarefa, pode acontecer de provocarem conflitos entre um e outro, causando instabilidade ou mau funcionamento do site.

Para tornar seu site WordPress mais eficiente, vale anotar duas dicas rápidas para otimizar seu WordPress:

  1. Use um plugin de cache: Adicione um plugin como WP Super Cache ou W3 Total Cache ou outro que pode ser disponibilizado por sua hospedagem (Siteground, por exemplo, tem o seu plugin próprio) que irá armazenar as suas páginas em cache e atualizar automaticamente as páginas inativas do seu site quando o site for visualizado novamente. Esta otimização de cache garante que seu site carregue muito mais rápido e seja muito mais eficiente.
  2. Execute um teste de velocidade do seu WordPress: Use um site como o Pingdom para ver quanto tempo leva para carregar o seu site. Você também pode adicionar um plug-in como o PageSpeed Insights do Google para uma análise mais aprofundada da velocidade do seu site.

Escolher um tema para um site WordPress

Muitos falam que as três coisas mais importantes de um site WordPress são o tema, os plugins e a hospedagem. Então começando pelo tema é importante saber que a primeira coisa que muitas pessoas pensam quando estão tentando iniciar um site WordPress é o sobre qual tema utilizar.

Os temas são o que dirão a aparência do seu site e podem até mesmo afetar a forma como ele interage com os visitantes. Os temas podem ser complementados por outras configurações, plugins e conteúdo para ajudar a criar um site que seja exatamente o que você precisa.

Na realidade, não há uma só maneira de se escolher um tema para WordPress que funcione melhor do que outro. Nós recomendamos que você olhe para as centenas de temas no WordPress.org e escolha alguns a fim de testá-los e descobrir como um ou outro se sai para o que você deseja.

WordPress é um software que permite a você criar um blog, um site, um site para promover um negócio, um site para vender um produto, um site para arrecadar dinheiro para uma causa, um site para compartilhar uma mensagem, um site para promover um produto, um site para vender um serviço ou um site para gerenciar sua empresa. E o tema aqui é ponto central, pois será ele o cartão de visita pré-pronto que poderá ser customizado ao gosto do freguês.

Você poderá começar a pesquisar o tema para o seu WordPress com essa lista de marcas de empresas que desenvolvem e/ou vendem temas específicos e populares para diversos tipos de sites e nichos:

Escolhendo os melhores plugins para o seu site WordPress

Como saber escolher os melhores plugins para o seu site é uma pergunta de blogueiros e criadores de sites. Mas com tantos plugins, por onde começar?

Importante levar em consideração, antes de decidir quais plugins usar, algumas questões como:

  • Quantos plugins você pode ter em execução no seu site? Não existe um limite, tudo depende das necessidades e capacidades do sistema e hospedagem que você esteja utilizando.
  • Quanto mais plugins seu site tiver, mais recursos ele precisará? Sim, isso é fato. Quanto mais robusta em termos de recursos a sua hospedagem for no seu plano, maiores serão as possibilidades de uso de plugins diferentes.
  • Devo escolher plugins que atendam a um propósito específico? Sim, exatamente. Plugins são feitos para aumentar a funcionalidade do sistema WordPress de acordo com o site ou blog. Nessa linha é possível encontrar dezenas de milhares de plugins para WordPress disponíveis, gratuitos e pagos.

Além dos plugins de cache já citados neste artigo, alguns outros que poderão ser úteis no seu site:

Como escolher uma hospedagem para WordPress

Não cometa o erro de escolher uma hospedagem apenas porque ela é barata ou tem um design atraente. A qualidade da hospedagem pode determinar se seu site WordPress será bem sucedido ou não.

A hospedagem é a forma como você armazena e hospeda seus dados. Este é um ponto crucial para qualquer site, mas se você está escolhendo hospedagem para um site WordPress, a escolha pode ser ainda mais específica.

É preciso escolher bem a hospedagem WordPress para o seu site, tanto para atender especificamente às suas necessidades quanto para dar tranquilidade à gestão das mídias sociais, organizando posts, fotos, vídeos, redes sociais e tudo o que você desejar.

A segurança é um tema que sempre vem à tona quando vamos manter algum conteúdo no WordPress. Como sabemos, além da privacidade do usuário, também está em jogo a segurança dos sites que criamos para nós mesmos ou para os clientes. Assim, a escolha da hospedagem certa é essencial para esta área da segurança.

Algumas das melhores hospedagens para sites WordPress são:

Conclusão

Na realidade não é difícil construir um site WordPress com tantos recursos e empresas que fornecem tecnologias de ponta para proprietários de sites, blogs e e-commerce. Contudo é preciso balancear os principais componentes para que o sistema WordPress execute com eficiência e atenda às necessidades e expectativas de usuários.

Por experiência, entretanto, podemos dizer que é possível manter um site WordPress bonito, funcional, otimizado e atualizado fazendo as melhores escolhas como acima mencionado. E, depois de tudo funcionando bem, você poderá correr para o abraço e iniciar as campanhas de SEO para alavancar de vez a audiência de seu site.

 

Series Navigation

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado

Translate »