logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como ser tolerante com os outros e criar um mundo mais pacífico

A tolerância é um sinal de maturidade. É a capacidade de ver as diferenças do passado e entender que todos têm uma perspectiva diferente.

Compartilhar:

tolerância

Ter tolerância para viver melhor

O mundo pode ser um lugar muito difícil de se viver. Há tanta diversidade, e com isso vem muitas opiniões diferentes. Pode ser fácil ficar preso em nossas próprias crenças e começar a ver outras pessoas que não as compartilham como erradas. No entanto, se pudermos aprender a ser mais tolerantes com os outros, podemos criar um mundo mais pacífico.

Uma maneira de ser mais tolerante é simplesmente ouvir os outros. Ouça-os, mesmo que você não concorde com eles. Tente entender de onde eles estão vindo. Também é importante respeitar as opiniões de outras pessoas, mesmo que você não concorde com elas. Só porque alguém tem uma opinião diferente da sua não significa que eles estejam errados.  Não julgue as pessoas com base em suas crenças se você não quer que elas o julguem.

Pode ser mais fácil ser tolerante com os outros se você fizer um esforço para entender de onde eles vêm. Você pode precisar fazer alguma pesquisa ou fazer perguntas para entender. Ser tolerante com os outros não significa que você tem que concordar com eles ou gostar deles. Significa apenas que você pode aceitá-los por quem eles são, apesar de não compartilhar suas crenças. Se você acha difícil ser tolerante com os outros, pense no porquê disso. Talvez haja algo em seu passado que esteja influenciando suas opiniões ou sentimentos.

Outra maneira de criar um mundo mais pacífico é ser generoso com as pessoas. Ajude os outros sem esperar nada em troca. Mostre às pessoas que você pode ser leal e confiável. Uma ótima maneira de ser generoso é doar seu tempo ou dinheiro para uma causa com a qual você se importa. Isso mostra às outras pessoas que você realmente se importa com os outros, não apenas consigo mesmo.

Tolerância é sinal de maturidade

A tolerância é um sinal de maturidade. É a capacidade de ver as diferenças do passado e entender que todos têm uma perspectiva diferente. É a capacidade de respeitar os outros, mesmo que você não concorde com eles. É um sinal de força, não de fraqueza. Quando somos tolerantes, somos capazes de ver o mundo pelos olhos dos outros e compreender suas experiências. Podemos aprender com eles e crescer como pessoas. A tolerância é essencial em nosso mundo hoje.

Há tantas diferenças entre as pessoas: raça, religião, nacionalidade, gênero, e a lista continua. É impossível para os humanos viverem juntos se focarmos em nossas diferenças e tentarmos eliminar uns aos outros. Para que a humanidade sobreviva, devemos aprender a tolerar aqueles que são diferentes de nós.

A tolerância é uma via de mão dupla; você também terá que tolerar aqueles que são tolerantes com você. Às vezes, as pessoas que são semelhantes a você em alguns aspectos (como raça ou religião) podem ser muito tolerantes com você, enquanto aquelas que são muito diferentes podem ser extremamente intolerantes. Isso não significa que eles são piores que você; significa apenas que a situação se transformou em rivalidade entre dois grupos e a tolerância é um sinal de que ambos os grupos decidiram desistir da luta.

As pessoas tendem a ser intolerantes com as diferenças quando se sentem ameaçadas. As diferenças religiosas desencadearam muitos conflitos violentos ao longo da história, mas essas disputas poderiam ter sido evitadas se ambos lados sentissem que sua religião compartilhada ainda fazia parte deles, independentemente do que o outro lado acreditava. Não podemos magicamente fazer com que todas as diferenças desapareçam, mas podemos trabalhar para promover a tolerância em nossas próprias comunidades e no mundo em geral.

A tolerância é uma qualidade que todos podem possuir, não importa quem sejam ou de onde venham. Se você se sentir intolerante com os outros, lembre-se de que você tem a capacidade de ser tolerante e aceitar. Você não precisa compartilhar nenhuma experiência ou crença para poder respeitar as experiências e crenças de outra pessoa. Tudo que você precisa fazer é abrir sua mente e aprender com os outros. Quem sabe? Você pode aprender algo que muda a maneira de como você vê o mundo!

Descubra o que você pode compartilhar com os outros. Talvez você tenha experimentado algumas das mesmas coisas em sua vida ou talvez possa simplesmente entender algo sobre elas por causa de certas semelhanças. Vale reafirmar: amplie sua perspectiva tentando ver o mundo da perspectiva de outra pessoa.

Tolerância é ter empatia

Note que tolerância é a capacidade de reconhecer e respeitar as crenças, práticas e hábitos dos outros sem julgamento ou interferência. É empatia; a capacidade de ver o mundo da perspectiva de outra pessoa e entender seus sentimentos. A tolerância é uma virtude importante no mundo de hoje, onde há tanta diversidade. Permite-nos viver em harmonia com os outros e apreciar a beleza de todas as culturas.

Sem tolerância, a interação degenera em preconceito, intolerância e conflito. As pessoas que são intolerantes geralmente têm um conjunto de crenças ou princípios e tentam forçar os outros a concordar com eles. Isso se transforma em comportamento supremacista, chauvinista ou racista, agressivo com aqueles que não pertencem ao mesmo grupo. A tolerância permite que você aprecie a diversidade e desenvolva apreço por outras culturas e modos de vida. Aqueles que são tolerantes entendem que as pessoas podem discordar deles legitimamente e ainda serem pessoas decentes. Eles não se sentem ameaçados ou irritados pelas diferenças entre eles e os outros.

A tolerância é uma característica importante não apenas nas relações individuais, mas também em comunidades e sociedades maiores, onde ajuda a mitigar conflitos e promover a cooperação. Sociedades que são intolerantes com outros grupos ou ideias tendem a ser mais instáveis e até mesmo violentas. Pesquisadores descobriram que crianças com altos níveis de intolerância são mais propensas a entrar em brigas na escola. Trabalhadores com atitudes intolerantes em relação aos colegas são mais propensos a ter problemas no trabalho e para suportar um nível mais baixo de satisfação no trabalho. As relações familiares também podem ser afetadas; crianças com pais intolerantes são mais propensas a se sentirem deprimidas e culpadas. Pesquisadores descobriram que pais tolerantes são mais propensos a promover um comportamento estável e saudável em seus filhos do que pais intolerantes.

Então, o oposto da tolerância é a intolerância, que pode causar conflito e divisão. É importante lutar pela tolerância em nosso mundo hoje, e é por isso que existe uma importante virtude à coleção de moedas de civilização do Banco da Inglaterra, juntamente com outras virtudes da humanidade: justiça, misericórdia, solidariedade, honra e civilidade. Essas moedas representam uma celebração do que significa o ser humano e destacam as qualidades que todos nós compartilhamos e que nos ajudam a viver de forma pacífica e positiva uns com os outros.

Portanto, reserve um momento para pensar sobre o que a tolerância significa para você. Que ações ou atitudes você exibe que mostram que você é tolerante? Talvez você respeite as diferenças das pessoas, seja a aparência delas, o que elas acreditam ou de onde vêm. Talvez você esteja disposto a perdoar alguém por um desentendimento passado. Todos esses são exemplos de tolerância na vida cotidiana. Tente pensar em situações em que você não se comportou de maneira tolerante e o que aprendeu com elas. Se você nunca se sentiu intolerante, isso é ótimo – mas mesmo que tenha, você pode aprender com suas experiências e ser mais tolerante no futuro.

Como ser mais tolerante

É sempre bom ter uma mente aberta, para que você possa se treinar para pensar positivamente sobre diferentes pessoas, lugares e coisas. Isso pode ajudá-lo a desenvolver a capacidade de ser mais tolerante. Por exemplo, tente visitar novos lugares e conhecer novas pessoas. Explore coisas que lhe interessam, como música ou arte. E desfrute de comidas diferentes! A experiência pode ajudá-lo a conhecer pessoas e coisas de maneira diferente do que conhecia antes e talvez mudar de ideia sobre elas.

Você também pode achar útil olhar para as coisas do ponto de vista dos outros através da imaginação ou empatia. Você pode fazer isso imaginando-se como outra pessoa. Por exemplo, se você está chateado com alguém que não está sendo muito legal com você, tente imaginar como é ser essa pessoa. Você pode entender melhor por que a pessoa está se comportando do jeito que está e talvez até sentir um pouco de simpatia por ela.

Você também pode praticar a tolerância e o respeito discordando das pessoas sem ser maldoso ou rude. Mesmo que você não concorde com alguém, você ainda pode ser amigo dele ou dela sendo respeitoso. Tente dizer o que você precisa dizer de forma calma e respeitosa. Dessa forma, a conversa levará a mais compreensão em vez de conflito. Se você for confrontado de maneira rude ou ofensiva, faça o possível para manter a calma e responder de maneira educada.

Outra maneira de ser tolerante com os outros é perdoar. Às vezes todos nós cometemos erros. Se você pode perdoar alguém por algo que eles fizeram a você, isso o ajudará a deixar de lado qualquer ressentimento ou raiva e seguir em frente. Finalmente, tenha orgulho de quem você é. Você trabalhou duro para chegar onde está hoje. Isso é algo para ser tolerante, também!

Concluindo…

De tudo isso, vale aprender a aceitar os outros como eles são e respeitar suas diferenças. Esta é a chave para ser mais tolerante. Coisas que podem parecer diferentes para você podem ser perfeitamente comuns para outra pessoa. As diferenças fazem parte da vida e o que a torna interessante. Tente olhar para coisas novas com curiosidade em vez de medo ou suspeita.

Tornar-se mais tolerante também envolve aceitar a si mesmo. Você é quem você é! Você tem defeitos e qualidades como todo mundo. E isso é perfeitamente normal. Ame-se por quem você é e os outros aprenderão a amá-lo também. Simples assim (embora possa nem parecer!).

 

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado