logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Os benefícios cognitivos da metacognição

A metacognição é a capacidade de pensar sobre o pensamento, e demonstrou ter benefícios cognitivos.

Compartilhar:

metacognição

A metacognição é a capacidade de pensar sobre o pensamento, e demonstrou ter benefícios cognitivos. Alguns desses benefícios incluem memória aprimorada, melhores habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico aprimorado. Além disso, a metacognição pode ajudar os alunos a entender melhor seu próprio processo de aprendizagem e como otimizá-lo.

Na realidade, a metacognição é simplesmente estar ciente de seus próprios processos de pensamento enquanto você aprende. Essa autoconsciência permite que você reflita sobre seus pontos fortes e fracos e faça ajustes de acordo. Como resultado, você pode aprender de forma mais eficaz e eficiente.

Pensar sobre pensar: duas faces da mesma moeda da metacognição

Então pensar sobre pensar é o que chamamos de metacognição. Trata-se, pois, da habilidade de pensar sobre o nosso próprio pensamento.

A metacognição é uma dupla face da moeda. Pode nos ajudar a organizar e compreender nossos pensamentos, mas também pode nos levar ao caminho da obsessão e da ansiedade.

A chave é saber como usar a metacognição de forma eficaz. Quando usamos a metacognição para analisar e  questionar o que estamos fazendo em um momento específico, estamos nos metacognizando de uma forma eficaz. Quando usamos para imaginar o que deveríamos estar fazendo, estamos nos metacognizando de uma forma ineficaz.

Sendo então a metacognição a capacidade de pensar sobre os próprios pensamentos e processos, as pessoas têm como refletir sobre sua própria cognição, de forma que podem monitorar e controlar seus próprios pensamentos.

Em outras palavras, a metacognição é um processo cognitivo de ordem superior que permite que as pessoas estejam cientes de seus próprios processos cognitivos e os regulem.

No fim, a metacognição passa a ser um elemento chave na autorregulação porque ela tem se mostrado importante para o aprendizado, resolução de problemas e tomada de decisões.

Estratégias metacognitivas

Existem algumas estratégias metacognitivas que podem ser usadas de forma eficaz e que vão ajudar você a ser mais competente naquilo que se propõe a fazer:

1. Acompanhe seu próprio processo de aprendizado e progresso. Isso inclui acompanhar quais tópicos você estudou, o que achou fácil ou difícil e quais conceitos você ainda precisa trabalhar.

2. Planeje seu aprendizado com antecedência. Isso significa decidir em quais tópicos você precisa se concentrar e fazer um plano de estudo de acordo.

3. Faça uso de auxílios e recursos de estudo. Isso pode incluir o uso de flashcards, ouvir gravações de áudio ou assistir a vídeos instrutivos. Verificar se existem algum tipo de estímulo auditivo, como música, pode ser útil para um estudante com uma capacidade auditiva normal.

4. Faça testes e testes práticos. Isso ajudará você a avaliar sua compreensão do material e identificar as áreas que precisam ser melhoradas.

5. Obtenha bastante  estímulo ambiental. Queime células neurais velhas e estique as novas ao estudar em um ambiente novo, diferente.

6. Defina objetivos específicos para o seu estudo em cada sessão. Isso ajuda você a focar apenas em informações importantes e evitar distrações.

7. Tome pequenos intervalos de estudo. Um estudo de intervalos pequenos foi mostrado ter uma melhor aprendizagem comparada com estudar por longos períodos.

Habilidades metacognitivas

É importante lembrar que algumas pessoas podem dizer que habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões são algumas das habilidades metacognitivas mais importantes, enquanto outras podem dar maior importância a habilidades como autoconsciência, autorregulação e flexibilidade.

Mas em última análise cabe ao indivíduo decidir quais habilidades metacognitivas ele acredita serem mais importantes e buscar aprimoramento nelas.

Metacognição e aprendizagem são duas ferramentas para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Sendo a metacognição o processo de pensar sobre o seu próprio pensamento, o papel da aprendizagem é ser um processo de adquirir e incorporar novos conhecimentos.

Ambas as ferramentas podem ajudar os indivíduos a se tornarem mais conscientes de si mesmos, dos outros e do mundo ao seu redor. Quando usadas em conjunção  uma com a outra, elas têm um impacto muito maior nas habilidades cognitivo-metacríticas das pessoas.

Na vida diária

Para muitas pessoas, a habilidade de pensar sobre o seu próprio pensamento é extremamente útil na vida diária. Quando é possível entender os motivos por trás de sua conduta e estilo de vida, é mais fácil mudar comportamentos que estão trazendo consequências desfavoráveis.

Para quem estuda e está sempre aprendendo, a aprendizagem é uma ferramenta essencial. Ela pode ser usada para aprender sobre qualquer coisa, desde  definição de palavras até sistemas completos.

De uma forma geral, a metacognição ajuda as pessoas a pensar sobre o próprio pensamento. Com esta habilidade, elas estão aptas a refletir sobre sua aprendizagem, pequenos experimentos, interpretação de textos e até mesmo sobre suas vidas diárias.

Elas podem refletir sobre como fatores externos e sobre as emoções que influenciam sua vida e pensamentos. Além disso, é possível refletir sobre qual padrão de pensamento está levando a resultados desejados e como melhorar esse padrão de pensamento.

Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado