Os Atores

Aqui o eneatipo 1, o “Perfeccionista”, está na ribalta. E está encarnado, por assim dizer, em Eliseo Goycochea, um jovem ator chileno que desembarca no Brasil para protagonizar um filme no papel de “Lusco Fusco”, um matador profissional para cujo caráter o diretor Rogério Vilanova queria emprestar a típica e aparente frieza dos matadores profissionais. Porém, Eliseo deseja “humanizar” o personagem, posto que não acredita que uma pessoa, qualquer que seja possuidora de consciência de seus atos, possa ser imune de culpa. De forma que o que se mostra é o conflito entre a parte moral versus a parte amoral do ser humano, e isto fermenta uma massa bastante propícia para se fazer um bolo onde a principal cereja é o mundo do certo e do errado que vive no Perfeccionista, o tipo 1 do Eneagrama.
Essa história tem um final surpreendente, tornando ainda mais dúbio as incertezas que pairam sobre os atos morais dos seres humanos.
“Os Atores” faz parte da série de literatura digital “PSICOR, os tipos de caráter em ação”, do autor brasileiro Felipe Moreno, série esta inspirada livremente nos eneatipos de personalidade.