Jogos que estimulam a leitura e escrita

Compartilhar

O que é que as crianças fazem para se manter entretidas?

A resposta pode ser jogos que estimulam a leitura e escrita.

Aprender a ler e escrever passa necessariamente por jogos, não importa a idade.

Com os jogos para crianças, as outras habilidades cognitivas também estão sendo estimuladas.

Por exemplo, quando se toca num texto ou objeto em um jogo, é preciso seguir as instruções. Isso ajuda no senso do que se está fazendo enquanto se memoriza os passos.

Segundo estudos, o bom desempenho nos jogos é um antecedente para o bom rendimento acadêmico no futuro.

Isso significa que as crianças que foram boas nos jogos podem tornar-se futuros grandes acadêmicos. Mas ainda é apenas um dado dos estudos.

Jogos para incentivar a leitura

A leitura é fundamental para uma vida bem sucedida. E um dos mecanismos para incentivar a leitura é através de jogos.

Os jogos podem estimular ainda o interesse de membros de uma família para ler. Isso servirá de incentivo aos menores.

Os pais devem estar cientes de que seus filhos não se educam sozinhos.

Assim, os pais devem conversar regularmente com eles e os incentivar à leitura.

Na infância é que a leitura deve ser estimulada. Por isso, a literatura infantil é uma ferramenta legal para estimular a leitura na infância.

Deve-se mostrar a beleza da escrita e dos livros para crianças. Isso é uma estratégia importante para estimular a curiosidade e o interesse por histórias.

Os pais têm que mostrar a importância dos livros em todos os lugares da casa – na mesa das refeições, no banheiro, no quarto, na mesa de cabeceira. Eles também podem ler para os filhos antes de dormir. Podem incentivar o filho a escrever uma história bem fantasiosa, se quiser ir mais a fundo a fim de extrair o potencial imaginativo da criança.

Alguns jogos para apreender a atenção e desenvolver a vontade de ler e aprender:

  • jogos de palavras: são jogos que têm como objetivo principal trabalhar a leitura e escrita das crianças. Podem incluir atividades como formação de palavras, soletrar, identificação de letras, entre outros.
  • jogos de memória: são jogos que exigem que as crianças memorizem informações, como imagens, palavras ou números. O objetivo é encontrar pares correspondentes, virando as cartas ou peças do jogo, uma de cada vez, até encontrar todas as correspondências.
  • jogos de reflexão: são jogos que estimulam o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Podem envolver quebra-cabeças, labirintos, enigmas, entre outros.
  • jogos de adivinhar: são jogos que requerem que as crianças adivinhem uma palavra, um objeto, um personagem, entre outras coisas, baseando-se em dicas ou pistas. Esses jogos podem ser de adivinhação oral ou escrita.
  • jogos de matemática: são jogos que têm como objetivo principal trabalhar conceitos matemáticos, como operações básicas, geometria, numeração, entre outros. Podem ser jogos de tabuleiro, jogos digitais, quebra-cabeças, entre outros formatos.
  • jogos de conhecimento geral: são jogos que visam ampliar o conhecimento das crianças sobre uma variedade de assuntos, como história, ciências, geografia, entre outros. Podem incluir perguntas e respostas, jogos de cartas, jogos de tabuleiro, entre outros.

Jogos para incentivar a escrita

Os jogos estão sempre presentes na vida dos crianças, seja para brincar ou para aprender coisas novas.

Os jogos estimulam a exploração e integração do aprendizado e da atividade, além de utilizar recursos sonoros e visuais, cativando os jogadores.

Estimular os jogos para incentivar a leitura e escrita é fácil! Você pode usar um tabuleiro, pequenos pedaços de papel, diagramas, uma folha de papel com lacres, uma folha de cartolina com lacres ou um cartão com lacres para que os alunos possam jogar como se estivessem escrevendo.

Outros jogos que estimulam a escrita:

  • escrever o nome das letras na tela como tarefa;
  • fazer jogos de palavras;
  • desenhar personagens de livros infantis escrevendo seus nomes;
  • ler em voz alta e escrever soletrando as sílabas;
  • fazer jogos de adivinhar o que está escrito;
  • desenhar os autores favoritos;
  • jogar jogos de nomes de livros;
  • contar uma história e recontá-la.

Jogos que estimulam a linguagem são muito bem vindos nessa tarefa de desenvolvimento cognitivo da criança.

Jogos de tabuleiros para aprender a ler e escrever

Para aprender a ler e escrever é preciso estudar e praticar bastante.

Veja que quando aprendemos uma nova palavra, por exemplo, precisamos nos lembrar o que significa aquela palavra. Sendo assim, um dos meios que podemos utilizar para que nos lembremos é escrevendo a palavra que estamos estudando.

Pensando nisso, um dos jogos que podem trazer ainda mais significado às palavras é o Tabuleiro do Acervo.

“Tabuleiro” porque é um “jogo de tabuleiro” e “acervo” significa “uma coleção de objetos que formam um museu ou biblioteca, ou qualquer coisa que seja curada”.

Este jogo foi projetado para ajudar as crianças a aprender a ler e escrever.

O jogo consiste em jogador avançar no tabuleiro de jogo tirando cartas e resolvendo as questões; em cada turno, o jogador tem que encontrar uma de suas três cartas dadas entre o número de cartas no tabuleiro, e ele ou ela perde se não encontrar; encontrando,  no entanto, ele ou ela continua o seu movimento.

O certo é que, para aumentar as taxas de alfabetização, é importante manter as crianças envolvidas em brincadeiras criativas.

Os jogos de tabuleiro em uma sala de aula podem ser uma maneira de complementar o plano de aula do professor e ajudar a criança a atingir a meta desejada de alfabetização.

Nessa linha outros jogos que promovem habilidades de alfabetização são Bingo e Banco Imobiliário.

Além disso, muitos jogos de tabuleiro exigem que os jogadores escrevam para continuar jogando, como Scrabble e Trivial Pursuit.

Em última análise, quando as crianças são estimuladas a brincar em uma sala de aula, elas aprendem ativamente, se divertindo e recebendo um aprendizado de alto efeito.

Então…

É indiscutível a unanimidade da importância da leitura e da escrita na vida do indivíduo. Ler e escrever é tão importante quanto qualquer disciplina no mundo, pois é a base para muitos outros cursos, como matemática, história e ciências.

Existem muitos programas educacionais implementados para incentivar as pessoas a ler e escrever com mais frequência. Ler e escrever é uma experiência muito pessoal e todos temos nosso próprio estilo e voz. Todos nós temos nossas próprias histórias e todos nós merecemos a chance de contá-las.

É importante ler e escrever o máximo que pudermos, porque isso não apenas melhora nossas habilidades no idioma, mas também é uma forma de aprender com os outros. Uma das coisas mais importantes a aprender ao ler e escrever é ter uma voz.

O final da história, ou melhor, o meio dela, é ver que investindo em educação básica de qualidade as crianças podem sonhar certamente com um futuro melhor e com muito maior propósito de vida.

 

Clássicos da literatura infantil
Alice nos País das Maravilhas
Leia o Livro Digital
Capa de livro

A obra apresenta uma série de jogos de palavras e enigmas que estimulam a leitura e a interpretação do texto.

Leia este livro em formato digital (ePub) aqui.

O Mágico de Oz
Leia o Livro Digital
Capa de livro

A história de Dorothy e seus amigos apresenta diversos desafios e jogos de palavras ao longo da narrativa, incentivando a criatividade e a habilidade de escrita.

Leia este livro em formato digital (ePub) aqui.

Start typing and press Enter to search