Por que recitar poesia é a melhor maneira de aprendê-la
Recitação de poemas: um aprendizado profundo
Há muitas razões pelas quais recitar poesia é a melhor maneira de aprendê-la.
Primeiro, quando você recita um poema, está internalizando o poema de uma maneira diferente de simplesmente lê-lo.
Em segundo lugar, recitar um poema força você a desacelerar e realmente prestar atenção às palavras e seus significados.
Terceiro, recitar poesia permite que você se conecte com o poema em um nível mais emocional. E, finalmente, recitar poesia é simplesmente divertido!
Veja, por exemplo, nessa confissão de uma pessoa que descobriu na recitação de poemas uma maneira de resgatar a profundidade contida nas palavras:
“Eu sempre fiquei um pouco envergonhado pelo quanto eu amava poesia. Eu mesmo nunca fui bom em escrevê-lo, e os poucos poemas que consegui escrever sempre me pareceram forçados e banais. Eu estava muito mais contente em simplesmente ler e apreciar as obras dos outros, deixando suas palavras fluir sobre mim e me transportar para novos lugares. Foi só no meu primeiro ano de faculdade, quando fui forçado a fazer um curso obrigatório sobre o assunto, que percebi quanta profundidade poderia ser encontrada em um poema se alguém dedicasse tempo para realmente dissecá-lo.
“Essa aula acabou sendo uma das minhas favoritas. Passamos horas lendo estrofes, separando-as linha por linha para encontrar significados e símbolos ocultos. Discutimos por horas a fio exatamente o que esses poemas estavam tentando nos dizer e como eles se aplicavam à vida das pessoas que os escreveram. Mais importante ainda, aprendemos a apreciar a complexidade e a beleza contidas até mesmo no mais simples dos poemas, e como esses elementos podem existir em qualquer peça de literatura se alguém se der ao trabalho de olhar. É isso que lembro hoje passados quarenta anos depois disso.”
Recite poesia com seus filhos
Uma das melhores maneiras de se tornar mais sensível ao mundo ao seu redor é recitar poesia com seus filhos.
Esta atividade pode ajudar as crianças a entender suas próprias emoções e as emoções dos outros.
Também pode ajudá-los a ver o mundo de uma maneira nova e mais poética.
Ao recitar poesia juntos, você e seus filhos ficarão mais sintonizados com a beleza e a fragilidade da vida.
A vida é uma coisa frágil. Ela pode ser apagada em um instante por qualquer meio. E, no entanto, apesar de sua fragilidade, a vida é uma coisa milagrosa. Estar vivo é um dom de Deus. Ser capaz de experimentar todas as alegrias e tristezas, os altos e baixos que a vida tem a oferecer é uma verdadeira bênção.
Claro, há momentos em que a vida pode ser difícil. Mas mesmo nesses momentos sombrios, devemos lembrar que a vida é um presente precioso. Um bem que deve ser altamente valorizado. E a poesia explora os dois lados com a sutileza das palavras e de sua sonoridade. Ser poeta é louvar a vida em sua plenitude.
Mais razões do porquê da recitação ser a melhor maneira de aprender poesia
Como dito no início, há muitas razões pelas quais recitar poesia é a melhor maneira de aprendê-la.
Por um lado, recitar poesia ajuda você a memorizar o poema com mais facilidade.
Quando você recita um poema, está dizendo as palavras em voz alta, o que ajuda a lembrar melhor as palavras e a ordem em que aparecem no poema.
Além disso, recitar poesia permite que você ouça o poema como deveria ser ouvido.
Quando você lê um poema silenciosamente para si mesmo, pode interpretar mal palavras ou frases, mas quando recita um poema em voz alta, é mais provável que o leia corretamente.
Além disso, recitar poesia em voz alta ajuda você a apreciar melhor o som e o ritmo do poema.
Então, resumidamente eis os passos recomendáveis na recitação de um poema:
- Memorização do poema;
- Entendimento do significado das palavras e frases;
- Análise da estrutura do poema;
- Estudo da pronúncia das palavras;
- Recitação com expressividade.
A estrutura do verso é muito importante para a memorização de poemas em português. Afinal, o verso é composto por metade rimada e, portanto, possui ritmo e rima que podem auxiliar na memorização de poemas.
Outra característica dos versos é a quantidade de sílabas que eles possuem. Os versos podem ter até 13 sílabas e, geralmente, são divididos em quartetos (quatro versos) e estrofes (cinco versos).
Assim, com base nessa informação, quem sabe você já pode elaborar um plano de estudos que o ajudará a memorizar qualquer poema em pouco tempo.
Então, pronto para encarar a recitação de seu poema favorito?