logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

O que você pode aprender aprendendo sobre escrever

Escrever sobre escrever é querer ensinar, é estar aberto à experiência de aprendizado constante.

Compartilhar:

escrever sobre escrever
This entry is part 5 of 19 in the series Linguagens

Averdade é que escrever sobre escrever é uma parte importante de várias áreas do meu trabalho, assim como de outros profissionais.

Muitas vezes, para escrever um texto, é necessário aprender sobre publicação de blogs, SEO (Search Engine Optimization), CMS (Content Management System) entre manuais e tutoriais os mais diversos.

Mas chega a um ponto em que vamos colocando no automático e escrever sem esforço também se torna rotina, numa proporção equivalente a pesquisar assuntos e palavras-chave para o blog ou mesmo para uma nova história de ficção entre outros.

A verdade é que ninguém é perfeito. Há sempre espaço para melhoria em qualquer coisa na vida e isso inclui a escrita.

Se você quer crescer na área e aumentar suas habilidades, a melhor coisa que você pode fazer é escrever. E, se passar a escrever sobre escrever, vai transmitir uma experiência única.

Ler e corrigir seus erros também irá ajudá-lo a melhorar em suas habilidades. E esse processo pode ser transmitido, vivenciado, compartilhado se você quiser. É uma das formas de se manter atento ao trabalho e construir seus talentos.

Os benefícios de escrever

Escrever é muito importante e podemos ver os benefícios de escrever de muitas maneiras. Alguns benefícios mais evidentes são:

  • Escrever melhora a função cognitiva.
  • Pessoas que escrevem pensam melhor.
  • Escrever pode ajudar a melhorar o humor.
  • Escrever ajuda a melhorar as habilidades de resolução de problemas.

Na realidade, o mundo está cheio de palavras escritas. É impossível passar um dia sem ler ou ouvir algum tipo de texto. As pessoas optam por escrever por diversos motivos. Não é necessário ser um escritor profissional para escrever mais do que apenas sua lista de compras.

Os benefícios da escrita podem incluir benefícios pessoais e profissionais. Os escritores profissionais encontram gratificação no próprio processo de escrita. Mais importante, eles são pagos por seu trabalho.

Profissionais escrevem coisas como romances, artigos de notícias ou postagens de blog. Algumas pessoas escrevem para si mesmas, sem a intenção de expor seu trabalho ao público. Seja para si ou para outros, escrever pode trazer muitos benefícios.

Escritores de carreira tendem a ser bons em expressar seus pensamentos e sentimentos. Você provavelmente consegue perceber o sentimento de um escritor em um dos seus contos.

Essa compreensão de sentimento para comunicar os seus próprios sentimentos é um das principais utilidades da escrita. É um aprendizado constante. Sentir e expressar o que se sente. E pensar sobre o que se sente e se escreve. Uma troca de funções cognitivas com funções afetivas com funções intelectivas.

Escrever faz girar a terra em torno de um sol que é a própria luz do autor.

O que você quer dizer com seu texto

É um fato que os blogueiros são um grupo atento de pessoas para o que rola por aí.  Quando as pessoas estão procurando por informações, opiniões, experiências, soluções ou qualquer coisa que é notícia por aí, as pessoas se voltam comumente para os blogs. E aí os blogueiros lá fazem a sua parte para responder aos chamados.

A maioria dos blogueiros é composta por educadores, mas tem blogueiros de diversas categorias de profissionais. E isso é positivo para quem se aventura a escrever, porque a pessoa se abre ao “como vou escrever isso” – o que é meio caminho andado para engatar o ato de escrever sobre escrever o que se sabe.

A mágica de saber o que dizer em um texto está basicamente na organização de prioridades. Por exemplo, saber o que dizer com seu texto é saber escrever sobre o que se sabe de uma maneira compreensível à maioria das pessoas. Isso exige ser simples, direto e objetivo na maior parte das vezes. É quando você descobre que é tão simples escrever sobre escrever!

Escrever um texto simplifica o que você quer dizer. Escrever com propósito permite que os leitores entendam o que você quer dizer sem ter que ler todas as palavras que você escreveu. Se você não tiver claramente identificado o seu propósito, os leitores não saberão o que está acontecendo.

Escrever para o leitor ficar entretido

Escrever para o leitor ficar entretido é um desafio bacana. Porque as pessoas não apenas querem que as palavras expliquem as ideias, mas também querem que as palavras sejam criativas, engraçadas, saborosas e até mesmo surpreendentes.

Os escritores mais famosos sabiam sobre isso e escreviam para o público em geral, sempre criando o melhor para sua audiência.

Uma maneira divertida e informativa de aprender mais sobre como escrever para o seu leitor é encontrar recursos sobre o que torna uma postagem de blog excelente. Quer você seja um blogueiro ou um futuro blogueiro, há muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de redação.

Muitos acreditam que ter um título atraente é a chave para uma boa postagem em um blog. Como que se o título prendesse a atenção do leitor para o que ele poderá encontrar ali.

Por exemplo, as pessoas podem querer usar um título que inclua uma palavra que comece com “como” ou uma pergunta que o leitor possa ter. Desta forma, as pessoas podem usar seu título como uma forma de responder a algumas questões inter-relacionadas.

O que o leitor faz com o texto

Uma boa maneira de começar é descobrir o que os leitores fazem com o texto, para que você possa escolher uma linguagem adequada para seus objetivos. Você pode até tentar ler o texto como se ele fosse escrito para você, e não para um grupo de leitores.

Um insight interessante é perceber que quanto mais se lê, mais se aprende. Uma postagem pode ensinar alguma coisa que se busca aprender e daí o que o texto fez foi transformar em ato uma coisa aprendida.

Olhar através de um texto pode exigir que muitas pessoas, de diferentes tipos ou meios, o façam. Ler um texto exige que a pessoa tenha uma certa dose de paciência e foco. É preciso ser capaz de ler as palavras e compreender a ideia por trás delas.

Eles podem usar um dicionário ou ter uma pessoa para ajudá-los, ou apenas ler lenta e cuidadosamente. Pode demorar muito, dependendo da complexidade do texto. Quando terminar de ser lido, o leitor pode fechá-lo e seguir em frente, armazená-lo para uma data futura ou entregá-lo para outra pessoa ler. Existem várias outras maneiras de lidar com isso.

Os motivos e o raciocínio do leitor enquanto lê são únicos e ele pode ver mais significados do que outra pessoa, por exemplo. Na poesia isso acontece bastante porque cabe ao leitor decidir se deseja encontrar nela outro significado. Às vezes outras pessoas têm suas próprias ideias e fazem com que o texto lido seja algo a ser discutido internamente, lá no fundo de seu modo de pensar.

Os benefícios de escrever para leitores

Devo admitir que quando eu comecei a escrever, eu nunca tinha pensado sobre o que isso poderia significar. Meu foco sempre foi apenas expressar o que estava pulsando dentro de mim fosse o que fosse que estivesse acontecendo na minha vida naquele momento. Mas, com o tempo, eu percebi que isto se tornou uma grande ferramenta para me converter em leitor de mim mesmo antes de tudo.

Ao pensar nos leitores, o que acontece é que você reconhece as necessidades dos outros enquanto as suas necessidades são satisfeitas. Ao escrever para os outros, você descobre sempre coisas novas, além de se divertir. É uma maneira de se concentrar no que sabemos e aprender novas coisas com o ato de escrever sobre escrever se esta for a intenção em algum momento. Por esta razão, os benefícios de escrever para os leitores é que nos tornamos melhores escritores.

Quando você escreve para seus leitores, você está criando um momento para compartilhar sua opinião com outras pessoas. Você está compartilhando sua sabedoria, experiência e opinião. Você está ajudando a fazer um mundo melhor. Partilhar sua opinião é um dos principais benefícios de escrever para leitores e, no meu caso como já disse, é uma maneira muito pessoal de escrever sobre escrever o que no momento é tão vital escrever. Freud explica com certeza!

 

Series Navigation<< Qual a relação entre pensamento e linguagem?Como pensar fora da caixa? >>

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado