Entrevista como gênero textual:

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

entrevista
barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

O que é o Gênero Textual Entrevista?

O Gênero Textual Entrevista é um tipo de escrita que é usado para capturar as palavras e experiências de uma pessoa ou pessoas entrevistadas por um repórter ou jornalista. Nesse gênero, o objetivo do escritor é transmitir a essência dos pensamentos e emoções do entrevistado.
A entrevista é uma ferramenta importante para os profissionais de marketing de conteúdo, pois fornece informações valiosas sobre as mentes de seu público-alvo. Ao realizá-la com especialistas em seu campo, os profissionais de marketing de conteúdo obtêm acesso a perspectivas e ideias únicas que podem usar em sua estratégia de conteúdo.
Mas não é apenas sobre o entrevistado – o entrevistador também deve ter as habilidades para fazer perguntas perspicazes que provocarão respostas ponderadas. Portanto, os profissionais de marketing de conteúdo que desejam incorporar esse tipo de estratégia devem ser adeptos tanto do diálogo quanto da redação.
Este gênero inclui citações e paráfrases junto com as próprias observações e análises do repórter. Ao conduzir a conversa, é importante entender que as palavras do entrevistado são tão importantes quanto a interpretação dessas palavras pelo repórter.
Para garantir precisão e imparcialidade no relato, é necessário gravar e transcrever adequadamente a entrevista. Depois de transcrita, o repórter pode analisar e identificar as principais citações e temas contidas nela que sustentam a história geral.
No entanto, também é importante não confiar apenas nas citações e, em vez disso, fornecer contexto às palavras do entrevistado por meio de paráfrases e análises.
No geral, uma entrevista bem executada pode fornecer grande percepção e profundidade a uma história.
Além disso, ela permite que um jornalista desenvolva uma melhor compreensão do que a pessoa está passando. Ele fornece uma plataforma para que ambos os lados de qualquer história sejam ouvidos e considerados, tornando-se uma ferramenta importante no jornalismo.
Na realidade, ela fornece aos leitores um conhecimento ao qual eles normalmente não teriam acesso, além de fornecer informações sobre as opiniões e crenças das pessoas.
Em última análise, ela é uma parte fundamental do jornalismo, uma vez que nos permitem entender a vida de outras pessoas – algo de que todos podemos nos beneficiar.

Benefícios de conduzir uma entrevista de gênero textual

Esse gênero textual permite uma visão mais profunda sobre um determinado tópico, pois o entrevistador não se limita a respostas sim ou não. Em vez disso, eles podem fazer perguntas profissionais abertas que permitem que o entrevistado entre em detalhes.
O objetivo do diálogo é extrair insights valiosos do entrevistado sobre as questões em questão, e perguntas abertas podem ajudar a atingir esse objetivo.
Note que perguntas profissionais são uma parte padrão de qualquer entrevista de gênero textual. Elas ajudam a extrair informações do entrevistado de uma forma natural e confortável para ele.
Como um profissional de marketing de conteúdo, é importante realizar as conversas como parte de seu processo de pesquisa para criar um conteúdo atraente que ressoe com seu público. Ao entender como fazer perguntas profissionais, você pode extrair informações valiosas de seus entrevistados para criar um conteúdo que reflita com precisão a perspectiva deles sobre o assunto em questão. Também proporciona um ambiente mais confortável para aqueles, pois eles podem dar suas respostas por escrito, em vez de falar em voz alta.
Nos últimos anos, as entrevistas escritas tornaram-se cada vez mais populares entre os empregadores também. Isso se deve à comodidade e eficiência que esses tipos de abordagem oferecem.
Elas permitem que os empregadores avaliem rápida e facilmente as habilidades de comunicação escrita de um candidato. Isso é especialmente importante em áreas como redação ou relações públicas, onde uma boa comunicação escrita é essencial.
Além disso, os funcionários podem dedicar seu tempo para pensar sobre suas respostas e elaborá-las de maneira que reflitam seus pontos fortes e habilidades, o que pode ser difícil de fazer no local durante uma entrevista ao vivo tradicional.
Além disso, elas fornecem dados mais precisos do que aquelas do tipo cara a cara tradicionais, devido à capacidade do entrevistador de revisar e analisar as respostas em seu próprio ritmo. Além disso, esse formato permite a reflexão durante o processo de entrevista, o que leva a resultados de maior qualidade em comparação com outras formas de coleta de dados.
Em última análise, essas abordagens são uma ferramenta valiosa para fornecer uma compreensão completa e completa das perspectivas individuais.

Desafios associados a uma entrevista de gênero textual

Pode ser difícil estabelecer um forte relacionamento por meio de texto, dificultando a criação de uma atmosfera de confiança e compreensão durante uma entrevista. Isso pode ser especialmente desafiador quando quem responde está nervoso ou hesita em revelar muito sobre si mesmo.
Como profissional de marketing de conteúdo, é importante abordar o processo de entrevista com empatia e uma compreensão clara do resultado desejado. Criar uma lista de perguntas com antecedência pode ajudar a direcionar a conversa para uma direção que deixe o entrevistado à vontade e o encoraje a se abrir sobre suas experiências e perspectivas.
Outra tática útil é ouvir ativamente suas respostas e acompanhar com perguntas ponderadas que mostrem que você está realmente interessado no que eles têm a dizer. Ao construir uma conexão genuína com quem responde, você pode criar um ambiente onde eles se sintam à vontade para compartilhar suas percepções, pensamentos e ideias – levando a um conteúdo envolvente e bastante interessante.
As entrevistas de gênero textual são uma forma de comunicação que aproxima duas pessoas, ou seja, quem responde e quem pergunta. Durante esse diálogo, espera-se que o entrevistador faça perguntas abertas que permitam respostas abrangentes do entrevistado.
A capacidade de fazer essas perguntas exige que o entrevistador esteja bem preparado para esse momento. O entrevistador precisará ter feito alguma pesquisa sobre o tópico a ser discutido para garantir que esteja familiarizado com o assunto.
Embora seja essencial para o entrevistador fazer as perguntas certas, também é sua responsabilidade ouvir ativa e atentamente as respostas dadas pelo entrevistado.
Além disso, ser um entrevistador requer mais atenção aos detalhes ao avaliar, por exemplo, as qualificações de um candidato em conversas digitais.
É difícil identificar camadas mais profundas de personalidade e compatibilidade de equipe ao confiar apenas em mensagens de texto ou e-mails. Como tal, o entrevistador deve estar ciente de qualquer viés que possa estar implícito neste tipo de comunicação e tentar encontrar formas de compensar a falta de pistas não-verbais.

Mas e quando se trata de entrevista com artistas? Bem, aí podemos selecionar 10 perguntas-chave para se fazer quando se trata de uma abordagem ao vivo com o artista, que pode então mostrar certos aspectos de sua pessoa e de seu trabalho artístico.

As 10 perguntas fundamentais que não devem faltar numa entrevista com um artista

  • Qual inspiração influenciou sua carreira artística?

  • Qual foi o momento mais significativo da sua carreira?

  • Como você se prepara para criar uma obra de arte?

  • Quais são seus métodos de trabalho?

  • Como você define o sucesso na sua carreira?

  • Como você lida com o bloqueio criativo?

  • Como a tecnologia tem afetado a sua arte?

  • Qual é o seu objetivo ao criar sua obra?

  • Quais são seus planos futuros?

  • Como você acredita que a sua arte pode impactar a sociedade?

  • Qual inspiração influenciou sua carreira artística?

  • Qual foi o momento mais significativo da sua carreira?

  • Como você se prepara para criar uma obra de arte?

  • Quais são seus métodos de trabalho?

  • Como você define o sucesso na sua carreira?

  • Como você lida com o bloqueio criativo?

  • Como a tecnologia tem afetado a sua arte?

  • Qual é o seu objetivo ao criar sua obra?

  • Quais são seus planos futuros?

  • Como você acredita que a sua arte pode impactar a sociedade?

 

Pular para o conteúdo