logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Não faça nenhuma aposta sem saber o potencial do terceiro setor

Há no Terceiro Setor oportunidades para descobrir boas maneiras de ajudar a comunidade. Leia Mais!

Compartilhar:

terceiro setor oportunidades

Terceiro Setor Oportunidades

Há no Terceiro Setor oportunidades para descobrir boas maneiras de ajudar a comunidade. O terceiro setor é aquele que é entre o público e o setor privado. No entanto, é importante se lembrar que pode ser difícil trabalhar no terceiro setor, uma vez que você não receberá nenhum pagamento. Outra coisa a se levar em conta é que você pode desejar ter apenas uma parte do seu tempo dedicado a este trabalho.

Algumas pessoas dizem que são pessoas boas, outras dizem que são pessoas más, outras dizem que são pessoas que não lutam por nada. Mas não importa o que a pessoa diga, ou o que o governo diga, ou o que a sociedade diz. Você escolhe! Você pode ajudar algumas pessoas, ou nenhuma. Você não pode fazer nada, ou fazer o melhor que puder. Você pode querer fazer tudo, mas não pode. Se você ainda está em duvida, vale conhece o terceiro setor.

Mas é preciso sublinhar que, no mundo atual, as atividades do terceiro setor ainda são pouco conhecidas e, talvez, esse seja um dos motivos de ainda muitas pessoas não terem contato com essas formas incríveis de trabalho. Trabalhando com o terceiro setor, você poderá fazer o bem, desenvolver habilidades, conhecer novas pessoas e ainda (por que não?) ganhar um bom dinheiro (apesar da “promessa” de não ganhar nenhum).

Criando um futuro mais humano

O negócio social é a única forma de criar um futuro mais humano e sustentável. Com o advento da Internet, os negócios sociais foram capazes de remodelar as relações entre pessoas e organizações. Essa evolução ainda está em seus estágios iniciais, e é importante que vários atores, que desempenham um papel fundamental no sistema capitalista, desenvolvam uma compreensão mais profunda do novo paradigma. Essa mudança de mentalidade é essencial para a transformação da sociedade.

De forma geral, o terceiro setor é uma forma de organização da sociedade civil segundo a qual determinadas atividades, normalmente consideradas de serviço público, podem ser exercidas por bens privados, sem fins lucrativos.

Oficialmente, o terceiro setor está no Brasil desde 1996, e deriva diretamente do terceiro setor dos Estados Unidos, e seu objetivo é promover a organização, a acolhida e a integração das pessoas que tem entre 16 a 24 anos, criando políticas públicas para esse público. Foram os municípios de São Paulo e de Santa Catarina que tiveram as primeiras experiências do Terceiro Setor no Brasil.

Banco de Oportunidades (BO) no Terceiro Setor

Conhecendo o termo genérico “banco de oportunidades”, vamos encontrar alguns tipos:

  • banco de oportunidades educativas;
  • banco de oportunidades econômicas;
  • banco de oportunidades comunitárias;
  • banco de oportunidades empresariais;
  • banco de oportunidades ambientais;
  • banco de oportunidades criativas;

Por exemplo, o Banco de Oportunidades pode ser uma instituição financeira comunitária, que funciona no terceiro setor. Neste caso, o Banco atua na aquisição, captação e redução de riscos de financiamentos de bens e serviços necessários às pequenas, médias e microempresas, por meio da concessão de financiamentos e linhas de financiamento, estabelecimento de preços, emissão de garantias, emissão de cartas de crédito ou pagamentos e outros tipos de operações financeiras. O BO atua em uma economia de mercado, com total transparência e rigor.

Novas oportunidades no terceiro setor

Oportunidades de negócio para o terceiro setor são um conjunto de opções que podem ajudar a criar uma nova onda de negócios para as organizações sem fins lucrativos. Elas também podem ser usadas para expandir o trabalho que as organizações já têm ou para criar uma situação de empregabilidade em áreas em que não existe nenhuma.

Interessante notar que alguns programas são criados por empresas que têm o objetivo de recuperar ou apoiar o terceiro setor como o Bolsa Família, o Quero um Novo emprego e o Minha Casa Minha Vida.

Em pleno século XXI, as oportunidades no terceiro setor, cada vez mais, se fazem presentes dentro da velha economia, na qual os negócios ganham e vão ganhando cada vez mais relevância.

Novas oportunidades no terceiro setor surgem a cada dia em razão da demanda social que traz um manto de necessidades.

É importante ressaltar que o terceiro setor foi introduzido por meio de uma Lei com o objetivo de promover e apoiar o conceito de voluntariado como parte da sociedade civil.

Prevê o serviço voluntário dos cidadãos em várias atividades. Este serviço inclui; iniciativas industriais locais, atendimento a idosos, crianças e deficientes, trabalho de emergência, trabalho de conservação, movimento por justiça social e promoção da prevenção ao uso de drogas.

Anteriormente, era comumente conhecido como Serviço Comunitário. As funções desempenhadas pelo terceiro setor incluem a promoção da igualdade por meio do empoderamento, capacitação e conscientização. Também está integrado com o setor principal o primeiro e segundo setores. Os objetivos são o desenvolvimento econômico, a reforma social e a educação para a cidadania. As ONGs são predominantes no terceiro setor.

Novas oportunidades de atuação podem ser encontradas em projetos de:

  • Inovação para o bem;
  • Web 2.0;
  • Mídia social;
  • Voluntariado;
  • Crowdsourcing;
  • Empresa Social;
  • Investimento social;
  • Negócio social;
  • Empreendedorismo Social.

Aproveite as oportunidades no Terceiro Setor

O terceiro setor não é apenas a infraestrutura para instituições de caridade e o estado de bem-estar social. Ele está crescendo a um ritmo sem precedentes. Na verdade, mais empregadores hoje estão contratando pessoas de organizações do terceiro setor do que nunca. A Assistência Social é um bom exemplo disso.

Então se você está procurando uma carreira gratificante, em um trabalho onde você faça a diferença para o mundo ao seu redor, no terceiro setor você vai encontrar empresas, organizações ou outras entidades que operam fora dos setores privado e público.

Assim, vale ter em mente que o terceiro setor é um ótimo lugar para buscar uma carreira gratificante com oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Há carreiras e setores no terceiro setor que talvez você poderá se interessar como:

  • Gerente de eventos beneficentes;
  • Arrecadação de fundos para caridade;
  • Organizador de eventos beneficentes;
  • Consultor de caridade;
  • Contador de caridade;
  • Auditor de caridade;
  • Diretor de caridade;
  • Leiloeiro de caridade;
  • Etc.

4 pontos para que você aproveite as oportunidades no terceiro setor

Seja você proprietário de uma empresa ou alguém interessado em fazer a diferença no mundo, essas dicas ajudarão você a aproveitar ao máximo sua situação:

  1. º) É importante compreender que o terceiro setor não é apenas constituído por organizações sem fins lucrativos. Esse termo inclui todas as instituições civis que não são governamentais nem  comerciais. Portanto, é importante que você saiba qual é o seu objetivo antes de investir tempo e esforço nesse tipo de organização.
  2. º) É fundamental que você conheça as possibilidades de investimento no  terceiro setor. Existem diversas formas de ajudar uma instituição sem fins lucrativos, e cada uma apresenta vantagens e desvantagens específicas. Por exemplo, você pode doar dinheiro, bens ou serviços. Ou ainda, se possuir expertise em determinada área, pode oferecer seus serviços voluntariamente.
  3. º) É importante que você esteja preparado para os desafios do terceiro setor. Essas instituições enfrentam muitas dificuldades, como a falta de recursos financeiros e humanos. Por isso, é essencial que você esteja disposto a colaborar e contribuir para o seu sucesso.
  4. º) Lembre-se de que o terceiro setor é muito importante para a sociedade. Esse segmento contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, com todas as tecnologias envolvidas. Por isso, é crucial apoiá-lo e contribuir para seu crescimento.

Conclusão

As organizações do terceiro setor são conhecidas por fornecer uma gama de serviços ao público em geral. Estes podem variar de grupos de apoio a jovens e comunidades a instituições de caridade e fundações. A comunidade local deve ter como objetivo apoiar os grupos do terceiro setor, pois tendem a agregar valor nas áreas de saúde e bem-estar, desenvolvimento e educação, projetos sociais e iniciativas culturais e recreativas.

Se você possui as habilidades transferíveis certas e está procurando uma mudança, mantenha suas opções em aberto e experimente diferentes ambientes de trabalho quando tiver a chance. Pode não haver melhor momento na história para trabalhar no setor voluntário do que agora.

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado