logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

A tecnologia da informação não é apenas para os especialistas

A tecnologia da informação é um conjunto de sistemas, processamentos informatizados e capacidade, que possibilita aos usuários acesso a informações por meio de plataformas diversas para a realização de uma série de tarefas cotidianas.

Compartilhar:

tecnologia da informação

A tecnologia da informação é um conjunto de sistemas, processamentos informatizados e capacidade, que possibilita aos usuários acesso a informações por meio de plataformas diversas para a realização de uma série de tarefas cotidianas.

A tecnologia da informação é uma das três principais tecnologias tecnológicas. As outras duas são tecnologia da energia e tecnologia biomédica.
A tecnologia da informação, na verdade, é uma parte integral da nossa vida. Com mais avanços tecnológicos, as pessoas continuarão a aprender mais sobre a tecnologia da informação e, assim, ela ficará mais incorporada em uma variedade de atividades cotidianas.

Comunicação interagente e digital

Tecnologia da informação é definida como qualquer dispositivo ou software, ou qualquer técnica que permite ou facilita a obtenção, armazenamento, utilização ou entrega de informação.
Tecnologia da Informação é usada na comunicação digital, onde as mensagens e informações são enviadas e recebidas, armazenadas e processadas por meio de computadores e seus respectivos aparelhos, equipados com tecnologia da informação, como televisores, celulares, comodidades domésticas, entre outros.
Vale considerar que a ciência da informação é uma disciplina da ciência da computação que investiga questões que envolvem informação, sua produção, gestão, uso, treinamento, disseminação e execução.
Uma boa estrutura de informação é a área da arquitetura da informação, que permite o acesso organizado, mais dinâmico e de maneira objetiva para o objetivo que a informação foi criada.

Sistema de informação

Com o avanço da tecnologia e com as informações disponíveis ao alcance de todos, as empresas modernas procuram ter um sistema eficiente de gestão de informação, pois essa é uma forma inteligente de poder proporcionar aos seus clientes de forma conveniente os produtos e serviços.
Muitas empresas estão investindo nos sistemas de informação pois isso é uma das prioridades hoje em dia.
Alguns sistemas de informação atendem por siglas, por muitos já conhecidas, por exemplo:
  • ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado)
  • CRM (Customer Relationship Managementou Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente)
  • BI (Business Intelligence, ou Estratégia de Negócios Inteligentes)
  • CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
  • SCM (Supply Chain Management, ou Gestão de Cadeia de Suprimentos)
  • MDM (Mobile Device Management, ou Gestão de Dispositivos Móveis)
  • PDV (Point of Sale [POS], ou Ponto de Venda)
  • LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizado)
Empresas já usam sistemas de informação para registrar, organizar e disseminar informações para funcionários, ou seja, manter o controle de estoques, de tempo de produção para os trabalhadores, mão de obra, produto, problemas e também levantamento das vendas, lançamentos de estoques, finanças, marketing, contabilidade, e muitas outras informações.

Importância dos sistemas de informação

Sistemas de informação têm um papel crucial na vida das pessoas, pois eles são utilizados para gerir, coordenar e fornecer informações aos clientes.
Utilizando este tipo de sistema, as pessoas podem escolher qualquer coisa que desejam, desde cinemas de entretenimento a produtos de consumo, de restaurantes a bombeiros, escolas, hospitais ou correios.
Para os governos, sistemas de informação significam melhorias significativas na eficiência e na qualidade dos serviços prestados à população em geral.
Leve em conta que a tecnologia da informação é usada para ajudar as pessoas a fazerem escolhas inteligentes.
Graças aos sistemas de informação, as pessoas podem pesquisar produtos, comparar preços, ler opiniões de consumidores e obter informações sobre como utilizar os produtos.
Os mesmos sistemas também ajudam os funcionários a tomarem decisões melhores sobre o que fazer em seus empregos.
Por exemplo, um gerente de uma loja pode usar um sistema de informação para descobrir quais os produtos que estão vendendo bem, onde estão as falhas no processo de venda e qual a melhor maneira de atender aos clientes.
A importância dos sistemas de informação é cada vez maior, especialmente em um mundo cada vez mais conectado.
Como a tecnologia da informação está se tornando cada vez mais sofisticada, os sistemas estão se tornando capazes de lidar com uma quantidade cada vez maior de informações.
Isso significa que os governos e as empresas estão começando a usar sistemas de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados e tomar decisões melhores.

Segurança da informação

Não é difícil encontrar manchetes sobre segurança da informação quando você procura em sites de notícias.
Os hackers conseguem invadir servidores de empresas, governos, e até mesmo departamentos de forças policiais.
É um mundo perigoso onde todos estão correndo riscos ao atualizar seus telefones, mensagens, e serviços bancários.
Muitos sites não estão seguros. Embora muitos não tenham verdadeiro problema com alguma ameaça específica, a maioria dos sites tem que lidar com os riscos de ataques de negação de serviço, invasão de hardware e software, e roubo de dados.
Felizmente, há soluções disponíveis para a segurança da informação. É possível proteger suas informações com criptografia de ponta a ponta, firewalls, e Antivírus. É importante usar essas ferramentas para proteger sua empresa, seus clientes, e sua reputação.
Todas essas tarefas estão de acordo com a segurança da informação:
  • Confidencialidade de dados;
  • Integridade de dados;
  • Autenticação de usuário;
  • Autenticação de dispositivo;
  • Comunicação segura;
  • Atividade de monitoramento.
Mas segurança da informação é um conceito muito amplo e pode ser visto de várias formas diferentes, de acordo com o contexto.
Por exemplo, no contexto da segurança do computador, isso pode ser entendido em relação ao nível de retirada de determinado recurso cuja função seria proteger um esforço de combinação de dados e programas que permite o acesso a ele.
Nesse caso, as ameaças para o computador incluem o hardware, o software e o atacante.
A segurança do computador pode ser construída a partir de uma análise de segurança do trabalho, cuidados com ambientes, recursos do computador, segurança de acesso e de compartilhamento de informações.
De fato, os maiores riscos de infra estrutura das empresas são causados por ataques perpetrados por hackers, uma ameaça cada vez mais presente e com impacto cada vez maior em empresas de todos os portes e segmentos do mercado.
A cada minuto um computador é invadido por hackers e utilizado para ataques cibernéticos, todos os dias são publicados milhares de vírus e programas maliciosos, os dados e a computação são utilizados para crimes cibernéticos, portanto, a comunicação segura está se tornando essencial na economia e na sociedade.

Conclusão

Em conclusão, é fácil ver que o campo da segurança na Internet continua crescendo ano a ano e com o aumento da tecnologia e aplicativos de IA, novas formas de proteção de dados serão necessárias.
No entanto, também está claro que, embora as ferramentas de terceiros tenham feito grandes avanços no tratamento de algumas vulnerabilidades, há ainda outras áreas a serem abordadas.
Sabemos, enfim, que os processos e os desafios são contínuos dentro da TI. E talvez aqui valha a máxima de Leonardo da Vinci:
“Sabemos mais do que podemos expressar em palavras, mas menos do que podemos entender com nossas mentes”.
Evolução é isso.
[dt_divider style=”thick” /]
Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Como melhorar a visibilidade do meu blog ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado