logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Trazendo educação e entretenimento para a vida!

O contador de histórias é uma figura que existe há séculos, e sua importância só cresceu nesta era digital.  Mas seu valor educacional continua em alta.

Compartilhar:

o contador de histórias

O contador de histórias

O contador de histórias é uma figura que existe há séculos, e sua importância só cresceu nesta era digital.

Contar histórias é uma maneira de compartilhar conhecimento, transmitir tradições e entreter.

Em um mundo onde tanta informação está disponível ao nosso alcance, o contador de histórias é mais importante do que nunca.

Os contadores de histórias podem tecer pedaços de informação para criar uma imagem maior que seja informativa e intrigante.

Eles também podem compartilhar histórias que foram transmitidas por gerações, dando vida à história. E, claro, contar histórias é uma ótima maneira de entreter e envolver o público de todas as idades.

Seja por meio de um podcast, um livro ou uma apresentação ao vivo, o contador de histórias usa palavras para criar imagens, sons e emoções que movem a história.

Esses momentos altamente relacionáveis ​​aprimoram a compreensão do ouvinte sobre o tópico e os ajudam a se relacionar com a história.

Aumentando a imaginação ao ouvir histórias

Passar histórias adiante nos ajuda a nos relacionar com o passado, aprendendo como recentemente temos pensado em um conceito. Isso nos ajuda a entender como as ideias anteriores funcionaram, o que é particularmente útil durante esses tempos.

Histórias também contribuem para o desenvolvimento da imaginação, mostra uma pesquisa. Em um estudo, as crianças viram desenhos de vários desenhos e tiveram que adivinhar o que eram. Os desenhos incluíam imagens de crianças fazendo várias atividades infantis, como brincar com uma bola, construir um boneco de neve ou pegar flocos de neve.

Depois de ler as histórias, as crianças aumentaram sua capacidade de criar histórias em 50%. Além disso, o ato de contar uma história ajuda a ensinar uma pessoa a ouvir. Quando ouvimos uma história, aprendemos três coisas: Do que se trata a história. Para onde a história está indo e como a história está sendo contada.

Contação de histórias para crianças

Os pais tendem a ter muitas ideias sobre como seus filhos deveriam viver e aprender. Como resultado, muitas vezes eles se sentem empreendedores quando se trata de educar seus filhos.

Eles podem ter certas expectativas sobre como seus filhos devem crescer e se apresentar na escola. Então as histórias podem ser o meio de transmissão educacional, fazendo os filhos ouvirem de verdade o que os pais dizem.

Como dica útil, ao falar com seus filhos, encare-os diretamente e mantenha a voz baixa o suficiente para que apenas eles possam ouvir você. Concentre-se em seus olhos. Ao contar uma história, olhe para os seus olhos, e, se eles estiverem desviando o olhar, mude o olhar para o que você está dizendo. Faça fotos. As crianças adoram fotos e adoram aprender ouvindo ainda mais. Funciona muito bem usar imagens e explicações em conjunto.

Conhecer bem a história faz a diferença

Outra valiosa dica aqui é conhecer bem a história que se vai contar.

Muitos pais lutam para criar uma história clara para seus filhos, principalmente porque estão tentando reunir todas as suas ideias. Isso é conhecido como coerência. Quanto mais ideias você tiver, mais complexa e longa a história pode se tornar.

Tenha o cuidado de criar uma história clara e concisa, para que seus filhos possam entendê-la facilmente. Cuidado com os “furos de roteiro“. Muitas vezes, as coisas se complicam quando os pais querem ter o enredo perfeito para seus filhos. Em vez de ajudá-los a entender, você está simplesmente complicando aquilo que deve ser claro e objetivo.

A verdade é que quanto mais seus filhos entenderem, mais eles serão capazes de integrar o que você quer que eles aprendam. Outros pontos importantes quando se conta uma história:

  • Estabeleça limites.
  • Dê sugestões.
  • Seja claro.
  • Seja breve.

Contar histórias é uma arte performática. Você quer que seus filhos possam criar suas próprias histórias e não quer encher a cabeça deles com tantos detalhes que eles fiquem confusos e não se lembrem das informações.

Seja memorável. Quanto mais sua história for repetida, mais ela será acreditada e mais impacto terá. Às vezes, as histórias precisam ser contadas de novo e de novo antes de se tornarem verdade. Mas nunca conte a uma criança a mesma história duas vezes. Se você fizer isso, você está ensinando-os a serem enganadores e a não confiar em ninguém.

A energia viva da interação

Não há substituto para a interação humana ao vivo. Contar histórias permite que os pais se envolvam na conversa de forma rápida e fácil. Também permite que as crianças façam conexões entre o que ouvem e o que experimentam.

Então, se você estiver usando histórias para ensinar, precisará garantir que essa história seja consistente com outras histórias no mundo da criança.

A consistência é muito importante na educação das crianças. Quanto mais seu filho depender de você para contar uma história consistente, mais ele poderá relaxar e aproveitar a experiência de aprendizado.

Os pais no papel de o contador de histórias é um membro criticamente importante da sociedade, cujo papel é preservar e transmitir a história oral da cultura, da moral, da verdade, da religião, etc.

Ao contar histórias, o contador de histórias ajuda a criar e reforçar a identidade e os valores compartilhados da comunidade e fazendo isso com seus filhos pereniza a transmissão cultural de um povo e de uma nação.

É inegável que a maneira mais comum de os contadores de histórias manterem vivas as tradições é passando seu conhecimento para a próxima geração. Isso pode ser feito de várias maneiras, inclusive o velho conhecido modo de compartilhar histórias em redor de uma fogueira.

Afinal, contar histórias é manter viva a história oral que por sua vez ajuda a manter as tradições vivas. Nunca é demais lembrar que contar histórias é uma ferramenta poderosa que tem sido usada há séculos para entreter, educar e inspirar.

Os contadores de histórias desempenham portanto um papel criticamente importante na sociedade, preservando e transmitindo a história oral da cultura, e isso pode ser feito de inúmeras maneiras como já destacado neste artigo.

Seja pai ou não, contar histórias é um meio envolvente de dizer o que vai na intenção subjetiva.

Quer dizer alguma coisa para levantar uma questão ou pensamento? Então conte histórias para as suas crianças e aprenda com elas a simplicidade por trás de todas as coisas verdadeiras. É tão simples!

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
13 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado