logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

O que são hábitos e por que eles são importantes?

Hábitos são os padrões regulares de comportamento que as pessoas seguem. Eles podem ser bons ou maus, e muitas vezes, os hábitos que seguimos são aprendidos durante a infância.

Compartilhar:

hábitos

Hábitos que se enraízam

Hábitos são os padrões regulares de comportamento que as pessoas seguem. Eles podem ser bons ou maus, e muitas vezes, os que seguimos são aprendidos durante a infância.

Por exemplo, se alguém foi criado em uma família que segue o hábito de ler juntos todas as noites, provavelmente eles vão querer continuar esse hábito na vida adulta. Há os do tipo emocionais como ouvir músicas ou assistir a filmes.

Hábitos são muitas vezes falados de forma negativa, como coisas que devemos quebrar. No entanto, eles também podem ser uma força positiva em nossas vidas.

Eles nos permitem automatizar certas ações para que não tenhamos que pensar sobre elas. Isso pode liberar nosso poder cerebral para se concentrar em outras coisas.

Bons hábitos também nos fazem sentir bem, proporcionando uma sensação de realização ou um momento de prazer. Criar hábitos positivos pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos e melhorar nosso bem-estar.

Alguns hábitos comuns a todas as pessoas que vivem em sociedades organizadas são:

  • despertar cedo.
  • fazer exercícios.
  • ter uma alimentação saudável.
  • ter um bom sono.

Mas há hábitos estranhos de pessoas também, e que estão dentro das mesmas sociedades organizadas, dentre os quais citamos:

  • pessoas que colecionam coisas estranhas, como lâmpadas queimadas ou lixo.
  • pessoas que têm a mania de lavar as mãos o tempo todo.
  • pessoas que não conseguem ficar sem comer doce.
  • pessoas que ficam engolfadas no celular.
  • pessoas que assistem a filmes e séries interminavelmente (viciados em Netflix, por exemplo).
  • pessoas que passam muito tempo na internet (Facebook, Youtube, etc.) e mesmo viciados em TV.

Mudança de hábito – como isso é possível

De acordo com estudos, leva aproximadamente 21 dias para quebrar ou criar um hábito. Portanto, se você deseja mudar um hábito, a chave é a consistência.

Faça um plano para si mesmo e comprometa-se a cumpri-lo por pelo menos 21 dias. Depois disso, deve ficar mais fácil e natural manter o novo hábito.

Claro, esse processo será diferente para todos e alguns hábitos podem ser mais difíceis de mudar do que outros. Mas se você estiver motivado e determinado, tudo é possível!

Mas por que eles são tão importantes? A resposta é muito simples: nós criamos hábitos para tornar nossa vida mais fácil.

Na verdade, existe uma força poderosa no ser humano que vem nos levando a criar hábitos desde o início da civilização.

Esse poderoso instinto é conhecido como recompensa antecipada. Funciona assim: toda vez que você faz algo, seja comer um doce, beber um café ou assistir televisão, há uma recompensa imediata presente. O cafezinho dá um energético bom agora. O doce faz você sentir uma explosão de doçura agora. A atração de assistir televisão dá um fugaz alívio da tensão agora.

Podemos dizer que essas atividades têm um prazer imediato associado a elas. E o que acontece quando você pratica uma atividade por causa dos pontos positivos imediatos e esperados, mas não acontecem? As pessoas tendem a desistir.

Mas e se você esperar alguns dias, algumas semanas, umas poucas semanas ou um ano e depois obter uma recompensa em forma de prazer imediato associada à sua atividade, você vai continuar fazendo aquela atividade. Assim,  você cria um hábito.

Isso acontece porque, na nossa mente, associamos as atividades com recompensas positivas mais tarde. Assim, quando executamos alguma coisa, seja desembalar o seu guarda-roupa todas as manhãs ou ler um livro todas as noites antes de dormir, você está esperando mais do que apenas o conforto ou as informações do livro. Você está esperando uma recompensa positiva mais tarde, provocada pela atividade em si. Isso é o que vai manter a atividade funcionando como um hábito para você.

Hábitos saudáveis valem a pena manter

Há muitos benefícios em manter hábitos saudáveis na vida. Alguns dos benefícios incluem: sentir-se melhor física e mentalmente, ter mais energia, dormir melhor, reduzir o estresse e melhorar a saúde geral.

Além disso, manter hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame e diabetes.

Na verdade, hábitos saudáveis podem ser difíceis de definir, uma vez que podem ser diferentes para cada pessoa.

Do ponto de vista biológico, um hábito é uma ação que você costuma fazer periodicamente e que se torna muito frequente.

Por exemplo, tomar uma bebida quente todas as noites antes de ir para a cama é um hábito. Um hábito regular é chamado um hábito frequente.

Há os ocasionais que podem ser ainda mais breves do que isso.

Por exemplo, alguém pode ter um hábito de cantar uma canção de ninar para seu bebê toda noite, mas isso ocorre apenas uma parte da noite. Hábitos frequentes podem ocorrer repetidamente, durante várias horas  todas as noites. Por exemplo, ler um livro para seu bebê todas as noites.

As pessoas podem ter muitos hábitos e pouca da nossa atividade diária é baseada em reflexos animais. A maioria das pessoas tem muito mais hábitos que animais, como por exemplo, a comida que comem, como cortar frutos com uma lasca ou mordiscar fatias de pernil.

Assim, humanos têm muito mais hábitos alimentares do que animais. Além disso, os humanos tem muitos hábitos que não têm absolutamente nada a ver com os animais, tais como ler, fotografar, pintar, dançar, tocar piano, dirigir, viajar etc.

A razão pela qual as pessoas têm tantos hábitos é porque o cérebro humano é muito bom em aprender padrões de regularidade. Isso significa que você pode evoluir muito com eles ainda mais que outras espécies e ainda ter tempo suficiente para dormir (porque hábitos de sono também podem ser um hábito!).

Apenas para se ter uma ideia, existem milhares deles que as pessoas podem ter e que podem resultar em melhor saúde.

Quando pensamos em hábitos saudáveis, costumamos pensar em atividades físicas e alimentação, mas há muito mais no repertório que pode levar a uma vida saudável.

No entanto, para aprendê-los e mantê-los é necessário repetir um padrão de atividade repetitiva.

Repetir um padrão reativo exige esforço consciente, por isso hábitos costumam ser mantidos por causa do desgaste negativo em não fazê-los. Por exemplo, evitar biscoitos é fisicamente difícil, mas por conta da “falta” deles ocasionalmente, vamos tratar de não deixá-los faltar em nossas casas, não é assim?

Formas de transformar hábitos negativos em positivos

Hábitos podem ser difíceis de quebrar, especialmente os negativos. No entanto, há algumas maneiras de transformar os negativos em positivos.

Primeiro, identifique o seu hábito negativo. Em seguida, determine o porquê do seu hábito e o que o está alimentando. Uma vez que você identificou o seu hábito e o porquê dele, você pode começar a trabalhar para modificá-lo em algo mais positivo.

Mesmo sendo difícil de quebrá-los, o esforço vale a pena. Hábitos moldam nossa vida e podem nos levar a lugares incríveis. Apesar disso, muitas pessoas têm dificuldades em adotar os mais saudáveis e permanecer neles.

Você pode precisar de ajuda para adotar hábitos saudáveis e maneiras de viver mais ativamente. Por isso vale procurar profissionais se sentir que não está conseguindo os melhores resultados.

Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado