logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

A diferença entre gaslighting e manipulação

Gaslighting é uma forma de abuso emocional em que o agressor deliberadamente tenta fazer a vítima questionar sua própria realidade e memória.

Compartilhar:

gaslighting

Diferença básica entre gaslighting e manipulador confirmador

Neste artigo, vamos explorar um pouco a diferença entre gaslighting e manipulação.

Gaslighting é uma forma de abuso emocional em que o agressor deliberadamente tenta fazer a vítima questionar sua própria realidade e memória.

A manipulação, por outro lado, é uma forma de persuasão onde o manipulador usa táticas dissimuladas para conseguir o que quer.

Embora esses dois comportamentos possam ser prejudiciais, o gaslighting é particularmente insidioso porque pode minar o próprio senso de identidade da vítima.

O gaslighter vai atrás de informações

Algumas pessoas são mais propensas do que outras a agredir física ou verbalmente para conseguir o que querem. Outras têm mais sucesso, digamos, no campo de negócios, com especial destaque para vendas.

Um tipo específico de pessoa que é bastante habilidosa em manipular as outras é o “confirmador”. Este indivíduo vai atrás de informações para poder manipular alguém.

Um gaslighter também irá fazer isso, mas vai chegar a um nível mais profundo e insidioso por causa das táticas que eles usam.

Basicamente, todas as táticas de manipulação podem ser consideradas uma variação da técnica do “pique”. O objetivo do pique é tirar alguém do seu estado de tranquilidade para que você possa manipulá-lo.

No gaslighting, o objetivo é tirar a vítima de seu estado de confiança e cuidados para que ela questione suas próprias percepções. Um bom gaslighter irá fazer perguntas que levam a vítima a pensar “Ah, eu devo ter entendido mal”. Um bom confirmador também irá fazer perguntas, mas com o objetivo de obter alguma  vontade, preferência ou informação de alguém.

Em vez de confundir a outra pessoa com informações erradas, eles especializam-se em fornecer informações certas, mas que levam a vítima a agir de maneira que os gaslighters pretendem.

Entendendo mais diferenças entre os manipuladores em foco

Confira estes 14 formas de identificar manipuladores:

1. Perguntas insistentes

Um gaslighter vai questionar informações das quais ele sabe muito bem que você não tem certeza, mas que ele questiona como se tivesse total certeza de que você está errado. Um manipulador confirmador fará isso com frequência. Um exemplo:  você diz que algo não vai dar certo e o gaslighter pergunta com uma expressão de ceticismo genuíno e uma educada surpresa “você realmente acha?”. Você responde “claro que acho! Eu sei muito bem de tudo isso”. O gaslighter, então, questiona sua falta de provas e você, pasmo, verá que realmente não tinha provas suficientes. Você tinha apenas sua intuição, por exemplo, feminina (ou um sistema de crenças) e tinha certeza de que estava certa, mas o gaslighter conseguiu fazer com que você questionasse se estava realmente certa.

2. Ameaças

Um gaslighter vai ameaçar se afastar se você não mudar algo sobre si mesmo. Um manipulador confirmador também irá ameaçar se afastar, mas com mais frequência ele irá prometer que vai ajudar, só que com algumas condições. Um exemplo: uma amiga te pergunta se você quer ir a um bar com ela e seu namorado. Você responde “não, porque não gosto de barzinhos agitados”. A amiga, então, ameaça se afastar se você não for com ela. Um manipulador confirmador faria algo parecido, mas em vez de empurrar você para sair com ele e os amigos, ele iria oferecer ir com você e ficar em silêncio se você concordasse. Em seguida, ele iria questionar sua razão de estar irritada com uma atitude tão bondosa.

3. Alternativas falsas

Um gaslighter oferece alternativas que são falsas e que levam você a agir de maneira que ele quer. Um manipulador confirmador também fará isso, mas não tão frequentemente. Um exemplo: dizer a você que pode escolher entre alternativas falsas, mas sabendo muito bem o que ele quer que você escolha. Você pode escolher um dos pratos da refeição ou beber um vinho ou água na refeição – todos eles agradáveis – mas ele vai inserir um tom de repreensão ou uma cara fechada se você escolher beber água. Um gaslighter faria isso muito mais vezes e você saberia que não deveria escolher a água, mas ele ainda está usando uma alternativa falsa para levá-la a fazer o que ele quer.

4. Bloqueio de identidade

Ainda no campo feminino, você não é você mesma quando está em presença de um gaslighter. Um manipulador confirmador também irá bloquear sua identidade, mas ele não irá bloquear tanto quanto um gaslighter. Um exemplo: você dar um comentário legal sobre algo e um gaslighter irá questionar muito bem o que você está dizendo. Ele irá bloquear sua identidade e questionar se você realmente está falando isso ou está sendo motivada por outra razão. Um manipulador confirmador faria isso menos vezes e com um tom de pergunta muito mais leve.

5. Consciência negativa

Ninguém gosta de ser questionado sobre fatos que mostram o quão ridículo, egoísta ou burro ele é, então um gaslighter terá uma consciência negativa muito mais do que um manipulador confirmador. Um manipulador confirmador terá uma consciência negativa menos frequente e ele a usa para justificar ilegalidades, como mentir, roubar, traição e até assassinato. Um gaslighter usa sua consciência negativa para justificar atitudes muito mais leves, como ignorar o seu telefone ou deixar de responder a ligações durante uma festa com um par romântico. Mas uma vez que eles responderem e descreverem seus fatos, eles voltam ao seu comportamento questionável.

6. Críticas repetidas sobre você

Mesquinha, burra, egoísta, falsa, traiçoeira – as críticas repetidas sobre você são usadas para insultar você e fazer você se sentir mal sobre si mesma. Um gaslighter usa estes insultos repetidamente, enquanto um manipulador confirmador usa estes insultos de uma forma mais leve e raramente repetida.

7. Afeto encorajado

Você é incitado a expressar seus sentimentos de ira, tristeza, alegria ou ansiedade. Um manipulador confirmador faria isso com menos frequência. Um gaslighter quer que você afete seus sentimentos, enquanto um manipulador confirmador quer que você afete suas ideias. Um manipulador confirmador não vai te ferir fisicamente, mas ele vai te ferir mentalmente com suas técnicas de manipulação.

8. Afeto negado

Você não é bem-vinda quando expressa seus próprios sentimentos, notadamente se estes se parecem contrários ao gaslighter. Um manipulador confirmador vai negar seu afeto com mais frequência e menos intensamente.

9. Autoestima baixa

Você se sente bem com alguém que pensa menos bem de si mesmo. Um manipulador confirmador tende a ter uma baixa autoestima igual ou pior que uma vítima de gaslighting.

10. Irritabilidade

Você fica irritada com muito pouca coisa e tem uma tendência a explosões irascíveis, especialmente quando questionada sobre seus próprios atos. Um gaslighter frequentemente mostra irritabilidade, mas ele age com irascibilidade mais frequentemente quando ele está sendo contestado.

11. Sentido de pouca sorte

Você acredita que não há compensação para seus esforços, mesmo quando os esforços são bem sucedidos. Um gaslighter acredita que as pessoas se beneficiam com sua manipulação.

12. Baixa autoestima

Você começa a duvidar até mesmo dos bons atos seus e a imagem que tem de si mesma. Um gaslighter começa com uma baixa autoestima e um manipulador confirmador começa com uma boa autoestima.

13. A verdade versus versões diferentes dos mesmos fatos

Você vê a verdade versus uma versão diferente dos mesmos fatos como algo que deve ser resolvido. Um gaslighter irá resolver isso através de uma tomada de decisão unilateral.

14. Nosso mundo ideal

Você tenta criar um mundo ideal para si mesmo através da leitura e estudos. Um manipulador confirmador irá criar seu mundo ideal através de uma técnica que utiliza as capacidades do cérebro humano, especialmente a Plasticidade Cerebral.

Aprenda a reconhecer um manipulador confirmador e defenda-se!

Um manipulador confirmador pode ser uma pessoa muito boa para conversar e trabalhar em grupos sociais. Eles parecem ser muito polidos, demonstram empatia e muitas vezes subjugam as pessoas que consideram seus adversários. Eles usam uma técnica chamada confirmação reforçada (CR), que consiste em obter afirmações, confirmações e adesões de outras pessoas a sua visão dos fatos. Você pode dizer que um manipulador confirmador usa CR para forjar a verdade.

Conclusão

Depois de ler este artigo, você deve ter tido uma melhor compreensão das características principais notadas nos usuários de gaslighting e manipulação confirmadora.

Você também deve ser capaz de identificar os sinais de gaslighting em um relacionamento e saber o que fazer se suspeitar que está sendo vítima de gaslighting.

Se você está em um relacionamento em que sente que está sendo manipulado, não hesite em procurar um terapeuta ou conselheiro que possa ajudá-lo a desenvolver mecanismos saudáveis de enfrentamento dessas estratégias nocivas de mentes insanas.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado