logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Qual é o fenômeno e por que é tão popular?

O fenômeno é o fato de que as pessoas estão cada vez mais usando a internet para comprar produtos e serviços.

Compartilhar:

fenômeno

O fenômeno é o fato de que as pessoas estão cada vez mais usando a internet para comprar produtos e serviços. Isso é tão popular porque é muito conveniente e às vezes mais barato do que ir à loja.

Por outro lado, essa utilização da internet para os fins comerciais é extremamente conveniente e permite classificar os clientes.

A grande quantidade de informações constantemente vinda da internet faz com que as empresas cheguem muito perto dos clientes. Elas podem saber tudo sobre você: na verdade, até onde andou na internet!

Com isso em mente, não é surpreendente que o comércio eletrônico está crescendo rapidamente. Já em 2020, o comércio eletrônico representava 20% do comércio mundial.

As empresas que não estão se preparando para esse crescimento ficaram para trás. Os dados já em 2020 apontaram que o comércio eletrônico representou 14% do faturamento das empresas consultoras de negócios – um valor muito maior do que os 2% de 2010.

Agora em 2022, as empresas que já têm loja online têm visto o índice de vendas online crescer exponencialmente e isso compensa a perda das vendas tradicionais devido à pandemia sanitária mundial da COVID-19 entre outros fatores de mudança na economia mundial.

Comércio eletrônico: mais que um fenômeno é um negócio familiar?

Muitos negócios do comércio eletrônico são familiares.

Na verdade, você provavelmente já comprava itens da Amazon, Apple ou eBay há anos.

Hoje, muitas empresas estão adaptando-se a revisitar os seus negócios e vender novas mercadorias nas plataformas de comércio eletrônico, tais como Google Shopping e Mercado Livre, bem como cresce o sistema de vendas dropshipping sobretudo com a força do Alie Express como fonte de garimpagem de produtos para revender.

Mas embora as vantagens de vender nessas plataformas são claras – uma grande visibilidade, baixo custo de inscrição e um volume colossal de clientes potenciais – elas não são totalmente comércio familiar.

Um fenômeno global

O comércio eletrônico está prestes a se transformar em uma das principais indústrias do mundo.

De acordo com a profunda análise Finance Money da Statista, o comércio eletrônico manteve um crescimento anualizado de 15% entre 2012 e  2018 , empregando mais de 600 milhões de pessoas e uma receita anual de 26 trilhões de dólares – um volume maior do que o comércio exterior anual do Reino Unido, da Alemanha e dos EUA juntos.

E é também um mercado crescente para a publicidade. De acordo com as últimas estatísticas da Publicis, o mercado publicitário para o comércio eletrônico chegará a 135 bilhões de dólares até 2024, um crescimento anualizado de 10% até 2024.

Comércio eletrônico: um fenômeno já esperado ou não?

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tornou-se uma indústria em expansão.

Com o advento da internet, as compras online tornaram-se cada vez mais convenientes e populares.

Embora as lojas físicas ainda sejam predominantes, muitos compradores preferem a facilidade e a conveniência de fazer compras online.

O comércio eletrônico oferece aos clientes uma seleção mais ampla de bens e serviços, bem como a oportunidade de comparar preços e encontrar as melhores ofertas.

Além disso, as compras online geralmente são mais rápidas e convenientes do que os métodos tradicionais de compras.

Por essas razões, espera-se que o comércio eletrônico continue a crescer em popularidade nos próximos anos.

O e-commerce, como é mais conhecido o comércio eletrônico, está trazendo atualmente novas funcionalidades que podem ser classificadas como fenômeno global.

Alguns desses novos recursos e funções incluem:

  • Funções de pesquisa melhores e mais eficientes que permitem aos usuários encontrar o que procuram com mais facilidade e rapidez.
  • Recomendações e resultados mais personalizados com base nas preferências de usuários individuais e no comportamento anterior.
  • Aumento dos recursos de segurança e privacidade, como autenticação biométrica e criptografia de ponta a ponta.
  • Melhorias na logística e nas opções de entrega, como entrega no mesmo dia e entrega por drone.

O fenômeno está nas integrações entre sistemas diferentes e complexos que são desenvolvidos por diferentes pessoas e que conversam entre si, oferecendo aos usuários finais experiências fantásticas!

O futuro do e-commerce: é possível prever como será daqui a 50 anos

O e-commerce percorreu um longo caminho nos últimos 50 anos e não há razão para acreditar que não continuará a crescer e evoluir nos próximos 50. Aqui estão algumas previsões de como o comércio eletrônico mudará nos próximos 50 anos:

  1. O comércio eletrônico se tornará mais personalizado. Graças aos dados coletados por empresas como Amazon e Google, as empresas poderão direcionar melhor seus produtos e serviços para consumidores individuais.
  2. O comércio eletrônico se tornará mais globalizado. Com mais pessoas em todo o mundo tendo acesso à internet, as empresas poderão alcançar um público mais amplo do que nunca.
  3. O comércio eletrônico se tornará mais complexo. À medida que a tecnologia avança, as empresas serão capazes de oferecer experiências de compra mais sofisticadas aos consumidores.
  4. Novas tecnologias surgirão para melhorar a experiência do usuário no comércio eletrônico móvel, que está em rápido crescimento, já superando o comércio eletrônico online tradicional. É que as pessoas estão constantemente usando seus smartphones para uma série de coisas incluindo aqui a realização de compras online, assim como consultar a loja física mais próxima com o aplicativo da loja desejada.

E-commerce: o fenômeno real dos comerciantes dos novos tempos

Nos últimos anos, com o crescimento do comércio eletrônico, devido ao aumento da velocidade das aplicações e da disponibilidade da internet, bem como à melhoria dos meios de pagamento online, os comerciantes desse novos tempos estão cada vez mais utilizando este canal para alcançar um público novo e oferecer produtos diferenciados.

Vale lembrar que no passado as lojas físicas eram o principal tipo de negócio e o comércio eletrônico era um novo conceito.

Hoje, o comércio eletrônico é uma indústria em expansão e as lojas físicas estão lutando para acompanhar.

Para competir com as empresas de comércio eletrônico, as lojas físicas devem encontrar maneiras de se diferenciar.

Uma maneira de fazer isso é oferecendo experiências únicas que não podem ser encontradas online, como eventos na loja ou atendimento personalizado.

Eles também estão trabalhando para tornar a experiência de compra mais conveniente, como oferecer serviços de clique e retire.

Ao oferecer uma experiência de compra única e conveniente, as lojas físicas buscam competir com as empresas de comércio eletrônico.

Conclusão

A globalização trouxe para o comércio eletrônico uma nova dinâmica, com o surgimento de novos mercados e o aumento da concorrência.

Com a popularização da internet, o comércio eletrônico ganhou um novo impulso, permitindo que empresas do mundo todo ofereçam seus produtos e serviços para um público global.

No entanto, para ter sucesso nesse novo cenário, é preciso estar atento às tendências e inovações do comércio eletrônico.

O certo mesmo é que a abrangência geográfica do comércio eletrônico está sendo escalada com sucesso em muitos casos, e, com isso, os consumidores estão encontrando novos motivos para fazer compras online e experimentar o mundo através de suas compras!

E você, já tem seu negócio de e-commerce? Isso não parece um modismo, mas um fenômeno real no mundo globalizado.

Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Como melhorar a visibilidade do meu blog ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado