logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

5 benefícios de fazer uma especialização na faculdade

Para muitos estudantes com graduação, especialização e pós-graduação são a chave para encontrar uma vaga que valorize seus talentos e experiência.

Compartilhar:

especialização

A especialização encontra o bom emprego

Muitos estudantes acreditam que terminar a graduação já os deixa aptos para o mercado de trabalho. Mas, cada vez mais, é preciso fazer uma especialização para conquistar um bom emprego.

Quem opta por se especializar se destaca em meio aos concorrentes e, consequentemente, conquista um bom emprego.

Se você ainda não sabe se vale a pena fazer uma especialização, listamos 5 benefícios que convencerão você.

1. Esperar melhores oportunidades de trabalho

Muitos graduandos ainda enfrentam dificuldades para encontrar um emprego, e isso vale para o Brasil como também para outros países incluindo os mais avançados.

Mas, para muitos estudantes com graduação, especialização e pós-graduação são a chave para encontrar uma vaga que valorize seus talentos e experiência.

Mesmo num cenário de excesso de profissionais, quem se especializa tende a conseguir empregos melhores e ganhar salários mais altos.

Um estudo da Accenture mostra que profissionais com especialização ganham, em média, US$ 22.500 a mais por ano do que graduandos.

Mesmo com um cenário de escassez de candidatos, empresas estão se mostrando mais abertas a contratar pessoas com especializações. Em algum momento da carreira, para quase todos os profissionais, especialização é essencial para continuar na carreira e atingir o sucesso profissional.

2. Melhor preparação para o futuro

Quando você especializa-se e encara desafios no novo campo de estudo, está preparado para enfrentar ameaças e oportunidades que podem afetar o seu em  negócio.

Especialização pode equipar o graduando para enfrentar ameaças ao seu emprego, como tecnologia profissional, e oferecer uma estratégia para aproveitar oportunidades.

Além de vender mais produtos e serviços à sua empresa, um profissional especializado costuma fazer melhor o seu trabalho, melhorando a satisfação dos clientes e reduzindo o turnover (troca, renovação).

Quando você especializar-se, você corre o risco de ficar para trás e causará prejuízo ao seu empregador e a si próprio, se não se especializar.

Tem muitas oportunidades especiais e programas de especialização que estão disponíveis para profissionais de todas as áreas. Utilize a sua empresa para identificar esses programas e se candidatar se for o caso.

3. Melhores habilidades interpessoais

Há estudos que apontam que profissionais com especialização muitas vezes levam menos tempo para concluir tarefas do que graduandos.

Esse resultado surpreendente mostra que, além de terem melhores habilidades técnicos/profissionais, especialistas também são melhores no trabalho em equipe  e melhores em aprender com os clientes e empregadores.

Em contraste, graduandos geralmente são muito bons em solucionar problemas, porque acabaram de chegar e precisam demonstrar o seu conhecimento.

Estabelecer relações pessoais é um desafio para ambos, mas especialistas se saem melhor nesse campo.

Profissionais especializados também costumam ser mais bem avaliados pelos clientes, resultando em menor

turnover.

4. Melhor aceitação pela comunidade de trabalho

Especialização é um dos temas mais abordados nas reuniões de equipe e nas conversas informais entre colegas de trabalho.

Quando você especializa-se, fica mais fácil para que os colegas considerem você como um deles.

Especialização diminui as barreiras entre você e seus colegas, que costumam ser profissionais de outras áreas.

Com especialização, você será considerado um bom profissional e até um guia para seus colegas, que precisam aprender sobre o campo em que você está trabalhando.

5. Melhor vida pessoal

Quando você especializa-se, terá mais tempo para  aproveitar as atividades com a família e amigos, porque não precisará ler tanto sobre o campo em que está trabalhando.

Depois de especializar-se, você irá encontrar muito mais satisfação no trabalho. Primeiro, porque estará fazendo algo que ama. Segundo, porque terá aprendido tanto sobre seu tema que pode esperar ser surpreendido todos os dias no trabalho — e esperar verdadeira admiração dos clientes e colegas de trabalho.

Finalmente, será um grande estimulante para você ver suas atividades beneficiando as pessoas de formas que você nunca imaginou.

E então, especialização vale a pena ou não?

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
20 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado