logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

“Brasil, ame-o ou deixe-o”: o que esse ditado popular significa para os brasileiros

Ame-o ou deixe-o é um ditado popular usado pelos brasileiros quando se deparam com opiniões negativas de estrangeiros sobre seu país.

Compartilhar:

ditado popular
This entry is part 17 of 19 in the series Linguagens

O ditado popular “Ame-o ou deixe-o” tem sido usado pelos brasileiros quando se deparam com opiniões negativas de estrangeiros sobre seu país. O sentimento por trás dessa frase é que os brasileiros sabem que seu país é único, diverso e notável e que quaisquer opiniões negativas de forasteiros são simplesmente inúteis.

O Brasil é um país que se orgulha de sua rica cultura e história. Os visitantes do Brasil podem esperar ser recebidos de braços abertos e tratados com uma experiência memorável.

Como o sexto maior país do mundo, seu território abrange a maior parte do litoral da América do Sul e com mais de uma dezena de diferentes e grandes ecossistemas, é fácil ver como o povo brasileiro pode se sentir extremamente orgulhoso de sua terra natal.

As belas praias e a arquitetura impressionante também são um grande motivo de orgulho para o povo brasileiro. Eles estão constantemente atualizando e melhorando sua infraestrutura para torná-lo de classe mundial, como nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Apesar de seus recentes desafios econômicos, o povo continua perseverante e orgulhoso. Amam seu país e querem que os estrangeiros também o amem! À medida que o Brasil recebe mais visitantes, este bordão continuará a brilhar como uma personificação da alta lisonja do povo brasileiro.

Como surgiu o ditado popular “ame-o ou deixe-o” no Brasil

A frase “ame ou deixe” foi usada pela primeira vez pelo jornalista e deputado federal José Carlos Capel Assis em um artigo intitulado “A Revolta da Chibata”, que ele escreveu em 1931.

A frase rapidamente se tornou popular e começou a ser usada com frequência durante protestos e marchas políticas. Com o passar dos anos, a frase continuou a ganhar popularidade e se tornou um ditado bastante conhecido no Brasil.

Então, esse ditado descreve a cultura e o modo de vida do país pelo qual muitas pessoas se orgulham e desfrutam e também reflete um pouco o povo brasileiro, apaixonado e amigável e que ama seu país e modo de vida.

Esse ditado popular ainda tem um duplo significado: pode significar que você está satisfeito com sua situação atual ou que está infeliz e deseja fazer uma mudança.

Como o ditado popular aparece

Não há dúvida de que os ditos populares se tornam populares por uma razão.

Eles às vezes resumem um sentimento comum de forma inteligente ou memorável.

Mas como esses ditos se originam?

Em alguns casos, é fácil rastrear o ditado de volta à sua fonte.

Por exemplo, muitos provérbios podem ser rastreados até obras específicas da literatura ou figuras culturais.

Outros ditos, no entanto, são mais difíceis de identificar as origens.

Mas isso não os torna menos valiosos – apenas pedaços curiosos de nossa linguagem e história compartilhadas.

Horácio, um poeta romano, dizia: “O tempo cura todas as feridas”.

No entanto, nem sempre temos casos assim.

Há vezes em que as origens do ditado são menos claras, pois é possível que eles se originem de várias fontes e se tornem populares porque muitas pessoas se identificam com eles.

Mas independentemente de suas origens, os ditos populares provavelmente durarão enquanto permanecerem em uso na boca do povo.

Mas é importante ressaltar que não há como determinar ou precisar quantos ditos populares existem no Brasil.

Isso ocorre porque os ditos populares não são formalizados ou padronizados de forma alguma, e muitas vezes são criados espontaneamente por pessoas diferentes em situações diferentes.

“Ame-o ou deixe-o” na política

“Brasil: ame-o ou deixe-o” é um ditado válido politicamente para os dias de 2022 tendo em vista a eleição para presidente no país neste ano?

É uma pergunta à qual muitos brasileiros de várias gerações buscam resposta, porque amam o país em que vivem ou nasceram.

Apesar de o Brasil ser um país de imensa diversidade, cultura e belezas naturais, ele é também um país com uma longa história de turbulência política e corrupção.

Nos últimos anos, o Brasil passou por momentos difíceis econômica e politicamente. Isso levou muitas pessoas a dizerem que é hora de uma mudança no país.

A eleição presidencial deste ano será muito importante para o Brasil.

O presidente recém-eleito terá muito trabalho para melhorar a economia do país e combater a corrupção.

No entanto, com perseverança e determinação, certamente é possível que ele faça uma diferença positiva.

Resta saber como serão as eleições e o que o futuro reserva para o Brasil.

Será que haverá quem se perguntará em algum momento algo assim: “Amaremos incondicionalmente o nosso país independentemente de quem vença as eleições ou deixaremos o “gigante pela própria natureza” porque ele se tornou insuportável para se viver?”

As respostas devem aparecer como resultado das urnas? Então “Brasil: Ame-o ou deixe-o” vai continuar sempre na boca povo!

Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Series Navigation<< Preconceito linguístico: como evitá-lo e por que é prejudicialFala: A maneira mais eficiente de se expressar >>

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado