logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

A importância da bondade e de ser gentil

O verdadeiro significado de bondade é muitas vezes mal compreendido. Não é simplesmente um ato de dar ou receber, mas sim um modo de viver.

Compartilhar:

bondade
This entry is part [part not set] of 5 in the series Sentimentos de amor e bondade

O verdadeiro significado de bondade é muitas vezes mal compreendido. Não é simplesmente um ato de dar ou receber, mas sim um modo de viver.

A verdadeira bondade é sempre ser atencioso e gentil, não importa a circunstância. É uma maneira de mostrar compaixão e amor, mesmo para estranhos.

Todos nós podemos ser mais bondoso e gentil em nossas vidas estando sempre atentos às necessidades dos outros e nos esforçando para ajudar quando pudermos. Um pequeno ato de gentileza pode ajudar muito a tornar o dia de alguém um pouco melhor.

Benefício de ser bondoso

Os benefícios de praticar a bondade são inumeráveis e imensuráveis. Quando somos gentis com os outros, não apenas os fazemos se sentir bem, mas também nos fazemos sentir bem.

Ser bondoso cria um ciclo de feedback positivo de felicidade e bem-estar que pode beneficiar tanto o doador quanto o receptor. Leve em consideração ainda que a bondade é contagiosa; quando vemos alguém sendo gentil, isso nos inspira a ser gentil por sua vez.

Uma pesquisa mostrou que a bondade tem vários benefícios para a saúde física e mental, incluindo redução do estresse, aumento da expectativa de vida e melhora da qualidade do sono. Praticá-la portanto é uma das maneiras mais simples e eficazes de melhorar nossas vidas e o mundo ao nosso redor.

Um ato de bondade pode fazer a diferença no dia de alguém, mas ser gentil regularmente pode fazer a diferença em sua vida. É importante ser atencioso com os outros e fazer o que puder para ajudar, seja algo tão simples como abrir a porta para alguém ou sair do seu caminho para fazer algo de bom.

Não é preciso muito para mostrar a alguém que você se importa, e muitas vezes apenas um pequeno ato pode ter um grande impacto. Portanto, não hesite em ser gentil sempre que puder – isso pode tornar o dia de alguém (ou mesmo a vida) um pouco melhor.

Algumas características das pessoas verdadeiramente bondosas são:

  • Eles são pacientes
  • Eles são sinceros
  • Eles são gentis
  • Eles têm um bom senso de humor
  • Eles são inteligentes
  • Eles são confiáveis
  • Eles são atenciosos
  • Eles são compassivos

Por que verdadeira bondade: existe falsa bondade?

Existem dois tipos de bondade: genuína e falsa. A genuína é quando você faz algo de bom sem esperar nada em troca. A falsa , contudo, é quando você faz algo de bom com a expectativa de algo em troca.

Esse ato de falsa bondade geralmente é apenas uma maneira de fazer alguém se sentir culpado para que faça algo por você. Na contramão disso, ser verdadeiramente bondoso é ser mais altruísta. Trata-se de fazer outra pessoa feliz sem se preocupar com o que você vai ganhar com isso.

Ser gentil ou não ser gentil, então é essa a questão. E a resposta é, claro, ser gentil. Ser bondoso importa. Isso torna o mundo um lugar melhor e as pessoas nele mais felizes. Mas o que significa bondade? De onde isso vem? E por que é tão poderoso?

Em uma discussão sobre o assunto, faz sentido começar com definições. Uma definição de bondade bastante significativa é a de Sarah Hirschhorn, professora na Crown Family Center, em Israel:

“Bondade significa sacrificar cuidadosa e deliberadamente minha própria conveniência para que você seja mais feliz”.

Cuidadosa e deliberadamente – essa é a chave. Ser bondoso não é apenas um acidente ou descuido. É intencional. É uma ação deliberada tomada com o objetivo de fazer outra pessoa feliz.

Dito isto, nem todo ato de bondade precisa ser enorme. Um pequeno ato nessa direção, como dito acima, já fará toda a diferença no mundo, pois o ato de fazer o bem é totalmente construtivo.

Fazer o bem sem esperar recompensa é um teste

Mas fazer o bem sem esperar nada em troca é um teste. É um teste de quanto você está disposto a dar sem esperar nada em troca. É um teste de seu caráter e seu altruísmo. E é um teste que nem todos são capazes de passar. Mas se você pode fazer o bem sem esperar nada em troca, então você é uma pessoa melhor do que a maioria.

A recompensa pelo teste não vem na forma de nota ou elogios. A recompensa vem de dentro, de uma sensação de bem-estar e felicidade que só vem quando fazemos o bem, independentemente do que recebemos em troca.

Um dia, quando você vir essa recompensa de fazer o bem, você começará a ficar curioso sobre ativos que dão retorno à sua boa ação.

Um destes ativos é uma pessoa gentil. Uma pessoa gentil não é um suporte, ela é alguém vivo e prestativo. As histórias das pessoas são incríveis e, em média, as pessoas agressivas são muito menos receptivas do que as pessoas gentis.

Uma vez que você começa a conversar com as pessoas gentis, você vai se surpreender com a variedade de oportunidades que surgirão.

Ninguém é perfeito e todos nós falhamos, mas, independentemente do que você fez, você pode se arrepender e começar de novo.

Desde que você comece a fazer o bem em todo o mundo, o impacto das suas boas ações irá surpreendê-lo. Você não será menos importante do que qualquer outra pessoa no mundo.

Como saber se alguém está sendo verdadeiramente bondoso ou tem intenções ocultas

Não há uma maneira segura de saber se alguém está sendo realmente gentil ou tem segundas intenções. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que alguém tem segundas intenções.

Esses sinais incluem ser excessivamente gentil ou generoso, ser insincero ou falso e ter uma agenda oculta. Se você suspeitar dos motivos de alguém, é melhor falar diretamente com eles para obter esclarecimentos.

Boas intenções são muitas vezes difíceis de ver. Todo mundo tem suas próprias motivações para fazer as coisas e nem sempre é aparente quais são as verdadeiras intenções de alguém.

Para entender melhor o caráter de alguém, é importante prestar atenção em suas ações e em como tratam os outros. Com o tempo, deve ficar claro quais são as intenções de alguém e se elas são boas ou não.

Compensa fazer bondade com pessoas que não mostram bondade?

Não há nenhuma evidência de que faça sentido fazer bondade com pessoas que não mostram bondade.

De acordo com a teoria da justiça social, ser bondoso é um sentimento ou ação que beneficia alguém porque é a coisa certa a se fazer, não porque esperamos nada em troca.

Portanto, não há nenhuma razão para pensar que ser bondoso deve estar limitado apenas a pessoas que também sejam bondosas.

Fazer boas ações para pessoas que não mostram bondade em troca pode parecer uma tarefa ingrata, mas na verdade pode ser muito gratificante.

Pode não mudar a pessoa para quem você está fazendo a ação, mas pode mudar como você se sente em relação a si mesmo. Em vez de se sentir ressentido com aqueles que não demonstram bondade, você pode se sentir orgulhoso de si mesmo por ser uma pessoa de nível maior. Você não apenas tornará o mundo um pouco melhor, mas também mostrará a si mesmo que é uma pessoa gentil e compassiva.

Como melhorar o mundo fazendo bondade se o mal está em todo lugar

O mundo está cheio de maldade, mas também há muita bondade. Esta pode ser um forte antidote para o mal. Quando fazemos bondade, mostramos ao mundo que há algo melhor do que a maldade. A bondade também pode inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. Se todos fizessem um esforço para serem bondados, o mundo seria um lugar melhor.

Fazer bondade pode ser muito fácil. Para começar, você pode deixar uma nota de dinheiro para alguém que tenha feito algo bom por você. Também pode dar itens que tenham sido desapontamentos, como um lanchinho instantâneo que você não gostou ou um celular que durou apenas um mês.

Outra coisa que você pode fazer é ajudar alguém que está precisando. Em vez de assistir à notícia sobre algum crime, acesse uma organização e assista a notícias sobre alguém que está fazendo boas ações por esse mundo. Você também pode ajudar alguém que está ao seu redor.

Conclusão

Por trás da bondade está a compaixão, o poder de entender as pessoas verdadeiramente.

Com compaixão, você pode entender porque alguém agiu de forma má e isso pode lhe dar uma melhor ideia dos seus comportamentos, empatia e respeito.

Da mesma forma, você também pode entender porque algo é engraçado, empatizar com alguém e rir com eles. A sua postura aqui é que definirá seu comportamento.

  • Qual a diferença entre amor próprio e egoísmo
  • 10 maneiras de declarar seu amor por alguém especial
  • Mensagens de texto de amor: como escrever a nota de amor perfeita
  • A importância da bondade e de ser gentil
  • Confiar em seu coração: escreva com alma em 5 etapas
  • Cover for Letras Criativas ponto com
    24
    Letras Criativas ponto com

    Letras Criativas ponto com

    Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

    Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
    Carregar mais
    Series Navigation

    Fique Conectado

    Conteúdo sempre atualizado