logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

A Era do Gelo – o que o filme ensina sobre o clima

O filme A Era do Gelo é de 2002, com direção de Chris Wedge e Carlos Saldanha e produzido pela Blue Sky Studios, com distribuição da 20th Century Fox.

Compartilhar:

a era do gelo

O filme A Era do Gelo

O filme destaca como o clima pode afetar a vida das pessoas e como as pessoas podem impactar o clima.

O filme também ensina que é importante tomar medidas para proteger o planeta.

O filme começa com o personagem principal, Manny, acordando e descobrindo que sua família se mudou para uma nova casa durante a noite.

Manny é um mamute lanoso (Mammuthus primigenius) que se contenta em viver sozinho na tundra até conhecer Diego, um fedorento tigre dente-de-sabre.

Diego está em uma missão para devolver um bebê humano ao pai antes que a tribo do bebê parta em uma migração para o sul.

Manny e Diego se unem a uma preguiça pré-histórica chamada Sid para ajudar a devolver o bebê.

Os três amigos encontram muitos obstáculos pelo caminho, incluindo avalanches, águas geladas e vazamentos de gás.

No final do filme, eles chegam a uma conclusão: o que está acontecendo no planeta? O clima está mudando! Nós somos responsáveis por esse fenômeno? E se sim, o que podemos fazer para impedir que isso aconteça?

O filme A Era do Gelo é de 2002, com direção de Chris Wedge e Carlos Saldanha e produzida pela Blue Sky Studios, com distribuição da 20th Century Fox.

A obra recebeu uma indicação ao Oscar® pelo melhor animação e ganhou um Globo de Ouro® como melhor animação.

Para os especialistas em clima, a história traz imagens incríveis sobre como era o clima na Terra há muitos milhares de anos atrás. Na época, a Terra estava em uma região mais distante do sol, o que provocava uma variação mais ampla da latitude nas condições ambientais.

Na realidade, o filme A Era do Gelo é um reflexo do clima de outrora e do clima de hoje. Mostra como a Terra mudou ao longo do tempo e como os animais tiveram que se adaptar a essas mudanças. O filme é um lembrete de que a Terra está sempre mudando e que devemos ter cuidado com a forma como a tratamos.

A importância das geleiras no clima do planeta

As geleiras geotérmicas desempenham um papel importante na regulação do clima da Terra, liberando grandes quantidades de água doce nos oceanos. Isso ajuda a estabilizar as temperaturas globais e cria um ambiente mais habitável para todos nós.

No filme de animação A Era do Gelo, há episódio emblemático em que Manny e seus amigos resolveram ir até uma geleira para extrair gelo fresco para suas terríveis geleiras domésticas. Foi uma boa ideia?

Na verdade, sim! A água doce das geleiras vem dos nevões (nevascas) da calota polar de Helland. Quando esses nevões se transformam em gelo, as partículas menores do ar frio que rodeia a calota polar congela junto com o grande bloco de gelo, formando icebergs.

As geleiras soltam os icebergs a intervalos regulares, para que possam refrear o mar e manter os icebergs em segurança. Sem as geleiras, os icebergs se desmancham muito rápido e um volume muito maior de água doce fria é solta nos oceanos. Isso mantém mais gelo nos oceanos e um grande esforço para quebrar os blocos de gelo, pois há muito pouca água doce na qual se congelar.

Vida nos trópicos e no ártico

Embora o clima dos dois extremos do planeta esteja em um estado de gelado, há aspectos diferentes a considerar:

No Ártico, por exemplo, há falta de calor. No verão, o Ártico se torna menos nevado devido às emissões de gases com efeito de estufa, e isso significa menos radiação solar a ser resfriada. Quando a temperatura cai, a neve derrete e a água desce para o solo, formando geleiras. Assim, no Ártico há menos queda de neve e mais formação de gelo marinho a partir das emissões de gases de efeito estufa.

No trópico úmido, as emissões estão causando uma onda de calor. A temperatura média do planeta está aumentando devido à mudança do clima; isso é chamado de mudança climática.

Como o clima afeta a vida

Uma combinação perigosa de temperaturas muito baixas e uma quantidade extrema de neve causa mortes por congelamento, água gelada e avalanches.

Cachorros, por exemplo, precisam usar casaquinho quando saem para alimentar-se porque o frio extremo pode matar até mesmo esta espécie resistente ao clima.

Em alguns casos, os animais hibernarão até que a temporada de verão reapareça. Outros, como os tigres-dentes-de-sabre, podem se adaptar ao clima por meio de hábitos diários, como caçar pela manhã e tomar um banho frio de rio à tarde, e isso tende a retardar a morte por congelamento.

Em certas regiões do planeta, uma quantidade excessiva de neve pode causar muitos problemas.

Na Índia, por exemplo, uma estrutura chamada banglo inflado pelo calor da superfície do solo abriga milhões de pessoas.

Quando o tempo muda e nevascas ocorrem, tais banglos ficam presos e as pessoas que vivem neles ficam presas também devido à grande quantidade de neve.

Um outro problema causado por neve é ter que enfrentar cortes de água e eletricidade devido às condições de segurança das linhas elétricas e tubos de água que ficam presos na neve.

Conclusão

Assim, resumindo, a Era do Gelo é um divertido filme de animação que, no entanto, também ensina uma lição importante sobre o clima. O filme mostra como as mudanças climáticas podem afetar a vida de todos, desde os animais até as pessoas. É importante estar ciente das mudanças climáticas e tomar medidas para proteger o planeta como podemos deduzir de todo o problema do clima em nosso planeta Terra.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
13 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado