A importância do silêncio na comunicação

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

silêncio
barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

Silêncio é saber ouvir

Embora muitas vezes se diga que a comunicação é fundamental, às vezes a coisa mais importante que você pode fazer é ouvir. Para realmente entender alguém, você deve estar disposto a ficar em silêncio e deixá-lo falar. É somente ouvindo que você pode ganhar empatia e ver as coisas da perspectiva de outra pessoa.

Em um mundo que está em constante movimento e cheio de barulho, pode ser difícil encontrar silêncio. Mas é importante fazer um esforço para isso, porque é nesses  momentos que podemos realmente nos conectar com os outros.

“A palavra é de prata, o silêncio é de ouro” é um aforismo hebraico que significa que o silêncio vale mais do que o falar.

Este ditado é frequentemente usado para encorajar as pessoas a pensar antes de falar, pois as palavras podem ser poderosas e, uma vez ditas, não podem ser retiradas.

O ditado também destaca o valor do silêncio, que pode ser de ouro em muitas situações. Em um mundo onde somos constantemente bombardeados com barulho, esse ditado é um lembrete para dar um passo atrás e apreciar o poder do silêncio.

O silêncio é a melhor resposta para pessoas que falam muito

Há certas pessoas em nossas vidas que adoram se ouvir falar. Eles estão sempre falando, independentemente de alguém estar ou não realmente interessado no que eles têm a dizer. Em muitos casos, a melhor resposta a essas pessoas é o silêncio.

Por quê? Porque muitas vezes, quando nos envolvemos com essas pessoas, estamos apenas dando a elas o que elas querem: atenção. E, ao nos envolvermos com eles, estamos, na verdade, incentivando-os a continuar falando.

Então, da próxima vez que você se deparar com alguém que simplesmente não para de falar, tente dar-lhe o tratamento do silêncio. Pode ser a melhor resposta para a situação.

Simpatizantes do silêncio

Algumas pessoas gostam de ficar quietas. Acham que estão no ambiente perfeito para elas, um ambiente pacífico e calmante. Isso permite que elas pensem com clareza e se concentrem no que precisam fazer. Outros acham chato e desconfortável. Eles precisam de barulho e atividade ao seu redor para se sentirem vivos.

Seja qual for o campo em que você se enquadre, não há como negar que o silêncio pode ser uma coisa poderosa. Quando tudo está parado e quieto, você consegue ouvir seus pensamentos com mais clareza. Você pode refletir sobre sua vida e o que é importante para você. Você também pode apreciar a beleza ao seu redor que você pode perder na agitação da vida cotidiana.

Se você está se sentindo estressado ou sobrecarregado, tirar alguns minutos para sentar em quietude pode ajudá-lo a redefinir e reorientar. Então da próxima vez que você encontrar você mesmo estressado, você vai lembrar das coisas boas e positivas da vida.

Na verdade aqui são as palavras no silêncio que você espera ouvir. Não de modo passivo como sugere o verbo “esperar”, mas de maneira evocativa por assim dizer. Você quer que aconteça algo na quietude da sua escuta. Você quer ouvir palavras de afirmação, amor e encorajamento. Palavras que vão preencher o silêncio e fazer você se sentir inteiro. Quando você está se sentindo perdido ou sozinho, essas são as palavras que você precisa ouvir. Elas vão trazê-lo de volta para si mesmo e lembrá-lo de seu valor.

A importância do silêncio resulta em lei

Nas grandes metrópoles, existe uma lei do silêncio mostrando sua importância para o bem-estar de todos. Esta lei baseia-se no fato de que a poluição sonora é uma das principais causas de estresse e pode ter efeitos negativos na saúde física e mental. Ao aderir a esta lei, as pessoas podem ajudar a reduzir a poluição sonora e promover um ambiente mais pacífico e saudável para todos.

Em muitos condomínios, há um período de tempo em que o ruído deve ser reduzido ao mínimo. Isso geralmente é das 22h às 8h e visa respeitar os direitos de todos no prédio a uma boa noite de sono. Se você mora em um condomínio, é importante estar atento a isso e manter o ruído ao mínimo durante essas horas. Se você tiver convidados, certifique-se de que eles também estejam cientes das restrições de ruído. Ao respeitar as horas de silêncio, você pode ajudar a tornar seu condomínio um lugar tranquilo e agradável para se viver.

O silêncio absoluto não existe

Existem algumas razões pelas quais o silêncio absoluto não existe. Uma razão é que, mesmo que todos os ruídos externos sejam removidos, sempre existem fontes internas de ruído, como os sons de nossa própria respiração e batimentos cardíacos. Além disso, mesmo em uma câmara completamente anecoica (sem eco), onde todas as reflexões externas do som são eliminadas, ainda haveria moléculas de ar residuais que absorveriam e refletiriam as ondas sonoras, resultando em um ruído muito fraco. Finalmente, nossos próprios ouvidos não são perfeitamente sensíveis, então não seríamos capazes de ouvir o silêncio absoluto, mesmo que ele existisse.

Na área da escrita, por exemplo, há os que preferem o ambiente silencioso e aqueles que preferem o barulho para escrever. É aquela velha história que pessoas diferentes têm preferências diferentes. Algumas pessoas acham que podem escrever com mais eficiência quando não há barulho, enquanto outras acham que preferem escrever com ruído de fundo. Em última análise, cabe ao indivíduo decidir o que funciona melhor para ele.

Manter-se em quietude pode ser benéfico para aqueles que precisam se concentrar e organizar seus pensamentos. Isso pode ajudar a manter a mente focada e permitir que as ideias fluam de forma mais clara. Mas para aqueles que gostam de um pouco de barulho, pode ser frustrante tentar trabalhar em completo silêncio. Os adeptos dos que gostam de menos barulho possível argumentam que eles podem sentir que são capazes de pensar com mais clareza sem distrações. Outros, no entanto, preferem escrever com algum ruído de fundo. Isso pode ajudá-los a se sentirem mais relaxados e a deixar seus pensamentos fluírem mais livremente.

A verdade é que não há resposta certa ou errada quando se trata desta questão. É simplesmente uma questão de preferência.

Por que o silêncio é a melhor resposta

Há muitas razões pelas quais isso é verdadeiro. Em alguns casos, é simplesmente mais educado do que falar. Já em outros, ficar quieto pode ser mais eficaz do que pronunciar palavra.

Se alguém pedir sua opinião sobre um assunto delicado, geralmente é melhor ficar quieto. Suas palavras podem ser facilmente mal interpretadas, e talvez seja melhor evitar dizer qualquer coisa que possa ser interpretada como ofensiva. Em alguns casos, o silêncio também é a resposta mais diplomática. Se você não concorda com alguém, muitas vezes é melhor não dizer nada do que arriscar começar uma discussão.

Há também momentos em que ficar quieto é mais poderoso do que falar. Se você está tentando fazer um ponto, às vezes é mais eficaz deixar suas ações falarem por você do que falar. Se alguém está sendo agressivo ou provocativo com você, às vezes é melhor não responder do que tentar manter a calma e acabar entrando numa discussão. Em alguns casos, ser silenciosamente firme pode ser mais convincente do que dizer o que está pensando.

Conclusão

Como mensagem final ao tema deste artigo, eu diria que o silêncio é necessário e benéfico para a comunicação, mas também para o diálogo interior. Sem um diálogo interno bem estabelecido, a comunicação com os outros será prejudicada – basta pensar nas vezes que você fala e não tem ideia do que dizer, naquela sensação de vazio e de que os outros perceberam sua falta de argumentos. O silêncio é importante para que possamos reaprender a falar e aprender a ouvir também.

E é no ouvir que as pessoas realmente se tornam melhores em comunicar seus argumentos, porque aprendem a estabelecer diálogos interiores e uma base para argumentação. E, claro, é no ouvir também que as pessoas se tornam mais receptivas e menos intransigentes.

Pular para o conteúdo