A que se deve a eloquência e quais os benefícios?

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

eloquência

A eloquência é uma característica de oratória que atrai a atenção do público e faz com que a mensagem seja melhor quando transmitida. É o resultado da combinação de vários fatores, como a voz, o tom, a postura, a linguagem e a capacidade de se expressar.

barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

A eloquência é uma característica de oratória que atrai a atenção do público e faz com que a mensagem seja melhor quando transmitida.

É o resultado da combinação de vários fatores, como a voz, o tom, a postura, a linguagem e a capacidade de se expressar.

Além disso, é uma habilidade que proporciona vários benefícios, como o aumento da autoconfiança, a melhoria da comunicação e o desenvolvimento de uma imagem profissional.

Um orador em sua fase de eloquência é alguém que transmite uma mensagem de forma clara, impactante e convincente.

Um orador eloquente consegue despertar a atenção do público desde o início da apresentação e manter esse interesse até o final.

As habilidades oratórias envolvem postura, comunicação verbal e não verbal, comando do palco e expressão facial. Com estas habilidades básicas, é possível manter o interesse do público e transmitir com precisão a mensagem que se deseja.

Oratória: por que é importante?

A oratória é uma característica de que muitas pessoas precisam para alcançar seus objetivos. Em uma reunião, por exemplo, é importante ter alguém para liderar e ajudar as decisões.

Um orador que consegue comandar o palco e transmitir uma mensagem de maneira clara e impactante pode ajudar muitas mentes a chegar a um consenso.

Pese ainda o fato de que a oratória é uma habilidade útil em várias áreas do comércio. Por exemplo, um vendedor eloquente será capaz de vender produtos com mais eficácia, já que será capaz de agradar os clientes e fidelizá-los.

Para que seus interlocutores se sintam à vontade para tomar as decisões, um orador eloquente é capaz de entrar em sintonia com o público. Isso é muito benéfico, já que as pessoas não sentirão vergonha nem remorso com a mensagem transmitida.

Outro fator interessante é que uma experiência positiva com uma palestra impactante pode levar as pessoas a se engajarem em projetos sociais, por exemplo.

Também há muitos profissionais que usam a oratória para escolher melhor o público de seus produtos ou serviços  e atrair o público-alvo certo.

A habilidade oratória também é importante para quem trabalha em áreas como marketing, vendedor, relações públicas, apresentação de projetos na empresa e em concursos públicos.

Lá fora foi feita uma pesquisa, realizada pelo Centro Nacional Britânico para Cursos à Distância (CDI), e que mostrou que pelo menos 20% das pessoas declararam que irão deixar de se qualificar para certos empregos porque sentem que não têm as habilidades necessárias para exercer essas funções.

Curioso que não pesem o fato de que, por exemplo, com um curso de oratória online, elas poderão ser capazes de superar estes obstáculos e alcançar seus objetivos de carreira.

Veja que com a habilidade oratória, aumentam as chances de você poder convencer seus clientes e interlocutores a aceitar sua proposta. Além disso, este talento será muito útil em entrevistas de emprego, pois mostrarão que você tem capacidades para exercer as funções propostas.

O que torna um discurso eloquente?

O que faz um discurso eloquente? Há muitos elementos que contribuem para o sucesso de um discurso. O tom, as palavras e a linguagem corporal do orador trabalham juntos para criar uma oração poderosa. Mas um dos fatores mais importantes é o conteúdo do discurso.

Um discurso eloquente deve ser bem elaborado e bem pesquisado. O orador deve ter uma compreensão clara do assunto e ser capaz de comunicá-lo de forma envolvente. O conteúdo deve ser relevante para o público e relevante para a ocasião. Deve ser pensativo, inteligente e persuasivo.

Um bom discurso não é apenas uma coleção de fatos e estatísticas. Deve ser pessoal, sincero e autêntico. O alto-falante deve conectar com o público presente através dos sentimentos, dos acontecimentos e das experiências do orador.

Os ouvintes devem lembrar das imagens e experiências pessoais quando escutam os discursos. Um orador eloquente é capaz de comunicar seus pontos de vista com uma estrutura clara e uma linguagem única. Quanto mais você preparar seu conteúdo e tiver conhecimento profundo do tema, mais você será capaz de expressar seus pontos de vista de uma forma original.

A eloquência nos “discursos americanos”

É um fato bem conhecido que Martin Luther King Jr. teve um sonho.

Em 28 de agosto de 1963, ele fez um discurso que ficaria na história como um dos discursos mais memoráveis e inspiradores de todos os tempos.

O discurso, conhecido como I Have a Dream, foi proferido no Lincoln Memorial durante a Marcha em Washington por Emprego e Liberdade.

Nele, King falou sobre a necessidade de igualdade racial e sua esperança de um futuro em que as pessoas sejam julgadas não pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.

O discurso foi recebido com aplausos estrondosos e é considerado um dos discursos mais influentes já feitos, com alto grau de eloquência.

Ainda nos EUA, temos um exemplo de eloquência na Constituição dos Estados Unidos, que é um documento que foi escrito há mais de duzentos anos.

Ele é parte importante da sociedade americana desde sempre. A Constituição é eloquente porque estabelece os direitos e liberdades básicos a que todos os americanos têm direito. Também estabelece a estrutura do governo. A Constituição foi alterada muitas vezes, mas os princípios fundamentais permanecem os mesmos.

O Juramento de Fidelidade

O juramento de fidelidade é um ato solene com grande importância para a sociedade. Por meio dele, o indivíduo se compromete a prestar lealdade à pessoa ou a instituição a qual jurou fidelidade.

Esse compromisso pode ser exemplificado na vida militar, onde os soldados prestam juramento de lealdade ao seu país.

O juramento de fidelidade é carregado de uma eloquência ímpar, pois representa o compromisso mais importante que um indivíduo pode tomar.

Ele é digno de reverência e respeito. O juramento também cria um laço especial entre o indivíduo e a pessoa ou instituição a qual ele está ligado.

Alguns elementos de eloquência que emanam do juramento de fidelidade são:

  • Honra
  • Justiça
  • Lealdade
  • Honestidade
  • Direito
  • Liberdade
  • Igualdade
  • Fraternidade

Como você pode tornar seus discursos mais eloquentes

Os discursos podem ser bastante eloquentes, se forem bem estruturados e planejados.

Aqui estão três dicas para ajudá-lo a tornar seus discursos mais eloquentes:

  1. Comece com uma frase forte. Isso chama a atenção do seu público e estabelece o tom para o restante do discurso.
  2. Faça um resumo conciso do que você quer dizer. Isso ajudará a manter a atenção do público. Ao fazer um resumo, você deve apresentar os fatos como querem ser mostrados. A forma de fazer isso varia de um assunto para outro. Para exemplificar: se você quiser contar uma história, comece com a frase: “Há um tempo atrás, havia um rei muito poderoso…”. Depois, aponte para os objetivos do seu discurso. Você pode fazer isso em uma frase ou em vários parágrafos. A finalidade do resumo é chamar a atenção do público e provocar curiosidade sobre o que vem a seguir.
  3. Conclua com uma frase forte ou uma ideia. Além de deixar uma marca na memória do público, esta frase ou ideia deve refletir o tema do seu discurso.

Conclusão

Embora a eloquência seja fundamental para se comunicar bem, nem todos os benefícios dela estão relacionados à comunicação.

A eloquência influencia positivamente na vida de uma pessoa de diversas formas, como na capacidade de liderança, na autoestima e na capacidade de lidar com situações estressantes.

Fazer um discurso não é uma tarefa fácil para todos. Mas há como desenvolver estratégias de melhorar a eloquência daqueles que falam em público ou mesmo  para quem cria textos com objetivos claros de tocar as pessoas.

Vale ressaltar que a boa escrita é a base de tudo. Sem ela, você corre o risco de não ser levado a sério em qualquer âmbito da vida.

 

Pular para o conteúdo