O texto persuasivo utiliza métodos para convencer
Compartilhar
O escritor usa técnicas como fatos declarados, estatísticas e um apelo emocional para apresentar o argumento de um texto persuasivo.
Textos persuasivos servem como forma de comunicação para convencer o leitor a adotar ou rejeitar um determinado ponto de vista.
A intenção do escritor é fazer o leitor adotar o seu argumento de uma forma que se convença do que está sendo colocado.
O objetivo da comunicação persuasiva é apresentar um ponto de vista e persuadir o leitor a realizar uma determinada ação.
A comunicação persuasiva é frequentemente usada em propaganda e marketing como uma questão de manipulação.
A comunicação persuasiva pode ser usada para persuadir as pessoas a fazer uma compra entre outras coisas.
Para reforçar o seu ponto de vista, o autor do texto pode usar dados estatísticos, contexto, ou apelar para o sentimento do leitor.
Pode usar fatos para apresentar seu ponto de vista ou para refletir sobre os pontos contrários.
Tipos Textuais
Existem muitas maneiras diferentes pelas quais os escritores podem persuadir os leitores a concordar com eles sobre as questões.
Um fator importante que afeta o sucesso da escrita persuasiva é o tipo de texto que está sendo escrito.
Sempre há um certo nível de argumento, persuasão ou simplesmente ser informativo na maioria dos textos.
Os textos orais são os mais persuasivos porque o orador olha diretamente para o seu público.
Textos escritos são menos persuasivos porque o público não tem a oportunidade de responder ao escritor.
Quando uma pessoa não tem a oportunidade de responder ao escritor, é mais provável que o texto cause um sentimento de indiferença em vez de persuadir para um comportamento.
Neste caso, escrever sobre um tema é menos convincente do que conversar, pois o interlocutor tem a oportunidade de responder.
Mas o tipo textual de texto persuasivo tem o benefício de ser direto e conciso. Porque fala diretamente para o que está sendo pedido e explica por que deve ser feito.
O texto persuasivo é uma forma de guia para os leitores. Esta classe de texto é rápida, direta e desperta a atenção dos leitores.
Texto Emotivo
Para ser persuasivo, o texto utiliza métodos, como o uso de estereótipos ou de outros tipos de clichês, uso da linguagem figurada, uso de palavras que possam causar sentimentos ou emoções como raiva ou tristeza, e, por fim, uso do que os estudiosos chamam de “ecologia” ou “ecologia mental” para causar tensões no leitor.
A ecologia mental é um assunto que recentemente se tornou mais popular no mundo. Mas também não é difícil ver por quê.
A capacidade de entender como lidar com os sentimentos e preocupações do dia-a-dia pode tirar um peso enorme dos ombros de alguém.
Entender que existem outras opções que demoram menos do que os fármacos, pode levar as pessoas a tomarem o caminho alternativo, diminuindo a dependência dos comprimidos.
Não há nada de errado em querer cuidar de si mesmo, mas pode ser que a pessoa nunca tenha aprendido. É o que a ecologia mental tenta resolver.
Lembre-se que um texto emotivo busca o apelo emocional para envolver e convencer o leitor.
Texto Lógico
O texto persuasivo utiliza várias técnicas para convencer. Seu objetivo é o de provar que uma ideia é verdadeira.
Para isso usa técnicas, entre elas:
1) a argumentação: uma forma de justificar o argumento a partir de um raciocínio lógico;
2) a analogia, que é a comparação entre duas situações diferentes para ilustrar que dois eventos possuem semelhanças e assim chegar a uma conclusão;
3) a retórica, que é utilizada para criar comunicação com caráter persuasivo. A palavra vem do grego e significa manifestar a força e a excelência intelectual. Portanto Retórica é a arte ou a ciência de manifestar um intelecto brilhante.
Texto persuasivo é para valer
Como dica final, se você quiser escrever persuasivamente comece por criar um título forte e/ou intrigante.
Depois disso comece a pensar nos métodos explicados nesse artigo e implante-os no seu texto. Tentativa e erro como é na maioria das coisas. Até que alguém possa ler seu texto e ficar convencido de seu argumento.