Web Design se reinventando para parecer ótimo e funcional?

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

web design

À medida que a tecnologia avança, o mesmo acontece com as tendências de web design. Cada novo ano traz mudanças na tecnologia, nas experiências do usuário e na maneira como interagimos com os sites.

barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

Algumas dicas de web design podem ajudar você a criar um site que pareça ótimo e funcional:

1º) Conheça os objetivos do seu site. O que você está tentando realizar? O que você pode alcançar? O que os usuários do seu site estão procurando? Conhecer suas metas ajudará você a pensar sobre que tipo de informação deve ser incluída no seu site. Não há metas certas e erradas para um site. Você pode ter muito de uma coisa boa. Portanto, saiba o que você quer realizar – e tente alcançá-lo.

2º) Escolha um estilo que você goste. Isso é importante porque o estilo do seu site pode fazer uma grande diferença na forma como um visitante se sente em relação à sua empresa. Se você quiser definir o tom de maneira positiva, escolha um estilo que você goste. Escolha um estilo que seja apropriado para o seu setor. Se você está em um setor sério e profissional – como arquitetura, construção ou direito – um estilo moderno pode ser adequado para você.

Alguns dados interessantes: a partir de 2019, a indústria global de web design chegou avaliada em US$ 411 bilhões. Prevê-se que a indústria cresça 7,5% até 2025, atingindo um valor de US$ 584 bilhões em 2025.

Então, se você está em uma indústria divertida e criativa – como fotografia, eventos, mídia ou serviços criativos (ou seja, uma empresa de design de sites) – você pode considerar um estilo lúdico que se destaque. Mas lembre-se de que muito estilo de destaque pode afastar alguns visitantes que procuram um ambiente sério e profissional.

3º) Esteja consciente do seu esquema de cores. As pessoas fazem julgamentos sobre seu site (e sua empresa) com base nas cores que você usa. Portanto, escolha cores que apoiem os objetivos e o estilo que você escolheu. Por exemplo, tons quentes evocam uma sensação de conforto, segurança e união. tons frios podem criar uma sensação de empolgação, inovação e modernidade.

A importância das cores no web design

Sabe-se que as cores dominantes promovem a sensação. Portanto, escolher a(s) cor(es) dominante(s) de acordo com o tom que você quer definir no seu site é o primeiro passo.

Já uma cor secundária é usada para destaques (como links e tags). Você pode usar uma ou duas cores secundárias para dar profundidade ao seu site.

As cores de destaque são menos intensas do que as cores dominantes e secundárias e podem ser usadas para aprimorar certos elementos, como botões de navegação.

Você pode escolher até cinco ou seis cores se quiser um visual variado e vibrante. Mas lembre-se: quanto mais cores você usar, mais complexo (e potencialmente confuso) seu web design será.

A melhor coisa que você pode fazer é testar diferentes combinações de cores em seu modelo de site simulado para ver o que parece mais eficaz e profissional.

Tendências de design de sites 2020 até 2022

À medida que a tecnologia avança, o mesmo acontece com as tendências de web design. Cada novo ano traz mudanças na tecnologia, nas experiências do usuário e na maneira como interagimos com os sites.

Mas uma tendência de web design que veio para ficar é o web design responsivo.

Pense no visitante de seu site e veja se você já visitou sites em que teve de aumentar ou mesmo diminuir o zoom enquanto navegava. Ou precisou redimensionar a janela do seu navegador para visualizar o conteúdo.

Isso que você provavelmente já tenha experimentado são os desafios de criar um site que responda dinamicamente a diferentes tamanhos de tela, dispositivos e resoluções de tela.

Assim, web design responsivo resolve esse problema, permitindo que seu site se adapte a qualquer ambiente. Ele não apenas melhora a experiência dos visitantes, mas também melhora as classificações do mecanismo de pesquisa, pois seu site poderá ser acessado de qualquer dispositivo.

Outra tendência de web design que você verá no futuro é a fusão de realidade virtual e web design. Com os avanços na tecnologia de RV, podemos ver mais sites incorporando essa tecnologia para fornecer uma experiência verdadeiramente imersiva aos visitantes.

Você também pode esperar ver mais designs de sites incorporando avanços em IA, blockchain, segurança de dados, e designs de navegação exclusivos.

Quais são os diferentes estilos de web design?

Aprenda sobre os diferentes estilos de web design usados ​​para criar sites. Do simples e polido ao nerd e sujo, há um estilo para cada site.

1 – Alta fidelidade visual (ou apenas “design visual”) 

Importa saber que o design visual não é apenas sobre a aparência de um site, mas também sobre como um site soa.

Um site pode ter gráficos de alta fidelidade, usar o mínimo de texto e com uma finalidade ao serem criados para apelar aos sentidos.

Estilisticamente, esse tipo de site é bem estruturado e organizado, e possui elementos de design consistentes, com conteúdo de qualidade escrito especificamente para o site. Esses sites também são responsivos e se adaptam a qualquer dispositivo ou tela.

2 – Simples e mínimo

Acredite ou não, você pode ter um site bonito e funcional sem usar gifs brilhantes ou toneladas de gráficos. Veja o Facebook, por exemplo. Seu site é simples, eficaz e incorpora um design visual mínimo. Quer você ame ou odeie o Facebook, você tem que admitir que o site deles oferece funcionalidade e o faz com um design relativamente bom. Outros sites simples e mínimos incluem Twitter, Dropbox e Nintendo.

3 – Animação Flash

Com softwares como Adobe Flash, Ninetendo DS e W3C Bogus, foi possível criar personagens animados e gráficos em movimento para o seu site. Embora essa tecnologia não esteja mais sendo atualizada (exceto para GIFs animados), ainda é possível incorporar gráficos animados e personagens em movimento ao seu site.

Agora passando para o design de sites como um todo, aqui estão alguns tópicos que abrangem os principais componentes da criação de sites:

– HTML (or Hypertext Markup Language)

Embora vários visitantes mais antigos possam não reconhecê-lo, o código-fonte por trás de cada site é escrito em HTML (ou ECMAScript). É isso que cria o conteúdo, as fontes, as cores e o layout de cada site.

– CSS (or Cascading Style Sheets) 

Embora o HTML crie o conteúdo e a estrutura de cada site, o CSS adiciona cor, estilo e textura a esse site. Isso é o que torna os sites bonitos. Embora você possa criar um site estático usando apenas HTML, é muito mais fácil usar CSS para criar um site dinâmico e elegante.

– JavaScript

Embora isso possa assustar os visitantes menos experientes em tecnologia, o JavaScript melhora a funcionalidade de cada site. Este software ajuda HTML e CSS a fazer seu trabalho melhor. Por exemplo, um pop-up de intenção de saída em flash com JavaScript pode melhorar em muitas vezes o desempenho da funcionalidade mesmo que possa ser feito de outro jeito.

– Boa hospedagem 

Isso é importante para a funcionalidade principal de qualquer site. A hospedagem de sites é onde uma empresa fornece o espaço e os meios para fazer o upload dos arquivos do seu site para a internet. Embora possa parecer mágico, tudo o que você vê em todos os sites é armazenado em grandes servidores localizados em todo o mundo.

A hospedagem de sites também fornece o endereço IP que identifica seu site na internet. Sem hospedagem, seu site simplesmente não existiria. Embora a hospedagem custe dinheiro, é um componente essencial para ter um site.

Web design pode afetar a classificação do mecanismo de pesquisa de um site

O design da Web pode afetar a classificação de um site em um mecanismo de pesquisa de várias maneiras.

O fator mais importante é a relevância do conteúdo do site para as palavras-chave que o usuário está procurando.

O design e o layout do site também podem ajudar ou prejudicar o ranking, assim como o número e a qualidade dos links de entrada para o site.

Por isso é muito importante ter um bom web design porque ele poderá ser encontrado pelos usuários que procuram o que você oferece.

O conteúdo do site é considerado de extrema importância no conjunto do web design.

Isso porque quando você está tentando causar uma primeira impressão em alguém, quando está tentando causar uma boa impressão em um ambiente profissional ou quando está tentando vender um produto ou serviço, alinhar visual e conteúdo é vital para passar o que você deseja passar com sua marca ou empresa aos usuários e clientes.

Conclusão

Em conclusão, o design do site é um processo complexo e multifacetado que incorpora muitas habilidades e técnicas diferentes.

Um bom web design deve ser visualmente atraente, fácil de usar e acessível a uma ampla gama de públicos. Também deve ser bem organizado e eficiente, para que os usuários possam encontrar facilmente as informações que procuram.

Um site bem projetado pode ajudar a promover uma empresa ou organização e pode ser um ativo valioso para campanhas de marketing online.

Sabemos então que as melhores práticas de web design variam dependendo do tipo de site. Finalizamos este artigo com um resumo de dicas gerais que se aplicam à maioria dos sites:

  1. Use um layout claro e conciso;
  2. Use fontes fáceis de ler;
  3. Use imagens com moderação;
  4. Use botões e links com moderação;
  5. Use cores que sejam agradáveis ​​aos olhos;
  6. Verifique se o seu site é responsivo;
  7. Teste seu site em vários navegadores e dispositivos;
  8. Finalize o design do seu site;
  9. Inicie seu processo de SEO e desenvolvimento de conteúdo;
  10. Peça ajuda de um especialista se for preciso;
  11. Cuide de ter seu site listado nos mecanismos de busca;
  12. Verifique se seus vídeos estão adicionados corretamente ao site;
  13. Poste seus artigos nas redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, etc.);
  14. Mantenha seu site atualizado.

Como dica final, evite erros comuns de web design que são usar muito texto, usar muitas cores e usar muitas imagens na página. É preciso ter sempre em mente que mais é menos em web design assim como em outras ciências.

 

Pular para o conteúdo