Linguagem corporal: o que é e como usar

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

linguagem corporal

Linguagem corporal é a forma de comunicação que utilizamos através do nosso corpo.

barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

Linguagem corporal é a forma de comunicação que utilizamos através do nosso corpo. Podemos utilizá-la de forma consciente para enviar mensagens claras e objetivas, ou de forma inconsciente, revelando assim nossos verdadeiros sentimentos. A linguagem corporal pode ser dividida em três principais categorias: o que dizemos, o que fazemos e o que sentimos.

A maneira como usamos nossos corpos pode dizer muito sobre como estamos nos sentindo.

Por exemplo, alguém que está se sentindo ansioso pode ter as mãos entrelaçadas ou pode estar inquieto.

Alguém que está com raiva pode estar com os punhos cerrados ou pode estar de pé com os pés separados.

Nossa linguagem corporal pode dar aos outros pistas sobre como estamos nos sentindo e também pode influenciar a maneira como estamos nos sentindo.

Por exemplo, se nos forçarmos a sorrir, podemos realmente começar a nos sentir mais felizes.

Note ainda que a maneira como nos comportamos e as expressões que usamos em nossos rostos podem dizer aos outros muito sobre como estamos nos sentindo. Nossa linguagem corporal e a maneira como usamos nossas palavras podem expressar confiança ou transmitir insegurança.

Quando nos sentimos bem com nós mesmos, isso se mostra na maneira como nos posicionamos, na maneira como fazemos contato visual e na maneira como falamos. Projetamos uma imagem de autoconfiança e as pessoas são atraídas por nós.

Por outro lado, quando nos sentimos deprimidos, isso se reflete em nossa postura, nossas expressões faciais e no tom de nossa voz. Parecemos fechados e as pessoas tendem a nos evitar.

Prestar atenção à nossa linguagem corporal e à maneira como usamos nossas palavras é uma boa maneira de avaliar nossas próprias  habilidades e potencial.

Alguns livros de linguagem corporal nos quais você poderá se aprofundar se quiser:

Fonte: cursodelinguagemcorporal.com

A linguagem corporal é importante porque é uma das formas mais básicas que os humanos se comunicam. É uma forma inata de comunicação que é usada em todas as culturas ao redor do mundo. Ela pode ser usada para comunicar uma ampla gama de emoções, desde felicidade e excitação até medo e raiva. Também pode ser usado para comunicar emoções mais sutis, como tristeza, tédio ou ansiedade.

Linguagem corporal no teatro e sua importância

O teatro é uma forma de arte que envolve a interpretação de textos e a expressão corporal. A linguagem corporal é muito importante no teatro, pois é através dela que os atores expressam as suas emoções e transmitem a mensagem da peça para o público.

Por meio dela, os atores conseguem criar uma atmosfera de suspense, humor ou emoção, que envolva os espectadores e os leve a enxergar a história de outra maneira.

Assim como no dia a dia, as posturas e gestos do corpo podem ser interpretados de várias maneiras. Por isso, é importante ter competência na linguagem corporal, para que você consiga transmitir com precisão as emoções de uma personagem.

Nessa hora, a visualização da imagem do personagem é fundamental. Para isso, é preciso estudar as características básicas do personagem – como idade, sexo, profissão e situação em que está envolvido – e construir uma postura específica para transmitir as emoções do  personagem. Após isso, é só praticar para ver resultados.

Como ler linguagem corporal feminina

Quando se trata de ler esse aspecto na mulher, há algumas coisas importantes a serem lembradas.

Primeiro, é importante lembrar que cada mulher é diferente e, portanto, se comunicará de maneira diferente.

Em segundo lugar, é importante estar ciente do contexto em que a linguagem corporal está sendo usada.

E, por último, é importante prestar atenção aos sinais não verbais que a acompanham. Com essas coisas em mente, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras mais comuns pelas quais as mulheres se comunicam através da linguagem do corpo.

Uma das maneiras mais comuns pelas quais as mulheres se comunicam através disso é por meio do contato visual. Se uma mulher estiver interessada em você, ela provavelmente manterá contato visual e poderá até flertar com você batendo os cílios ou  virando os olhos.

Quando uma mulher olha profundamente nos seus olhos, isso pode significar que ela está interessada — mas lembre-se de que isso pode significar também que ela só quer ser amiga, portanto é importante observar outros sinais não verbais. Um outro sinal comum de linguagem corporal feminina é a postura.

Quando uma mulher está confiante e em um estado de espírito positivo, ela tende a ter uma postura aberta e descontraída. Se ela estiver fechada em si mesma e com uma postura defensiva, isso também é um bom sinal.

Outro sinal comum é  o balanço do corpo. Se uma mulher estiver interessada em você, ela provavelmente irá balançar o corpo levemente em sua direção. Um último sinal comum pode ser a caneta.

Uma mulher poderia usar a caneta para balançar o cabelo em sua direção ou para fazer cachos no cabelo — este último sinal é um forte sinal de atração. Você também pode reparar nessas coisas quando está na cafeteria da faculdade, na sala de espera do dentista ou no metrô: veja quais mulheres estão sentadas perto de você e verá que é muito fácil perceber quais estão interessadas e felizes em estar perto de você e quais estão aborrecidas e querem ficar longe.

Além disso, há muitos outros sinais não verbais de linguagem corporal feminina que mostram que uma mulher está interessada em você, incluindo um peito aberto, um sorriso genuíno, um pé sobre o chão (ou os dois pés, se estiver relaxadamente sentada) e uma postura aberta. Lembre-se de que não existe uma única e específica para atração — todas as mulheres se comunicam de formas únicas e específicas.

Como ler linguagem corporal masculina

Alguns sinais não verbais no homem incluem os ombros para trás, um andar determinado, um olhar penetrante e uma risada alta e aberta. Um sinal não verbal de linguagem corporal masculina é uma postura ereta.

Quando um homem está com postura ereta, isso pode significar que ele se sente confiante sobre si mesmo e com boa aparência, o que é um bom sinal. Outro sinal não verbal masculino é um andar mais rápido que as mulheres que estão ao seu redor. Uma característica comum de linguagem do corpo no homem é a abertura dos braços.

Abrir os braços e andar com eles abertos indica que ele está feliz, seguro de si e receptivo. Um homem também pode utilizar um elogio físico como um toque rápido ou uma palmada em uma mulher. Estes toques padrões são geralmente dados para mostrar apoio ou confiança. Por exemplo, quando um homem dá um tapinhas nas costas de uma mulher, isso pode significar que ele está tentando impressionar ou mostrar apoio.

Uma criança também pode fazer este tipo de toque espontâneo para mostrar amor e carinho. Mais um sinal não verbal é o olhar fixo. Quando um homem olha diretamente nos olhos de uma mulher, isso pode ser um sinal de interesse amoroso.

Um olhar completo e fixo é um sinal não verbal confiante. Outro sinal notável no homem é que ele ir direto ao ponto. Quando um homem faz isso, isso significa que ele tem bons sentimentos sobre você e está feliz em encarar as situações com resolução.

Uma característica comum dos homens solitários é que eles abrangem mais espaço do que as mulheres quando estão juntos. Esta postura indica uma atitude de conquista.

Mais um sinal não verbal de linguagem corporal masculina é olhar para baixo. Quando um homem faz isso, isso significa que ele está tentando resolver alguma coisa ou está tentando ser inteligente.

Um homem também pode apontar com o dedo, que pode ser usado para dar uma ordem ou mostrar onde algo está. Obviamente há outros sinais de acordo também com a personalidade de cada indivíduo.

Linguagem corporal quando a pessoa esta mentindo

Quando alguém está mentindo, sua linguagem corporal geralmente o trai. Eles podem evitar contato visual, inquietação ou falar com uma voz mais aguda do que o habitual. Eles também podem tocar o rosto ou cobrir a boca quando falam. Se você suspeitar que alguém está mentindo, preste muita atenção ao que diz seu comportamento e veja se ele combina com o que a pessoa está dizendo.

Linguagem corporal quando uma pessoa gosta de você

Quando alguém gosta de você, sua linguagem corporal é muito diferente de quando alguém não gosta de você. Um sinal clássico é quando alguém se aproxima de você. Outro sinal é quando alguém encosta-se em você. Uma terceira indicação é quando alguém fica na mesma extensão que você. Todos estes sinais mostram uma atitude próxima e um certo grau de confiança. Quando alguém repita seus gestos ou posturas, isso pode ser um sinal de que eles gostam realmente de você.

Conclusão

A linguagem corporal é a forma como nos expressamos, através do corpo, sem usar palavras. Podemos usá-la para dar ou receber mensagens, para demonstrar emoções, para criar relações interpessoais e até mesmo para influenciar as outras pessoas. Se soubermos como usá-la de forma consciente, certamente ela pode ser uma ferramenta muito poderosa.

 

Pular para o conteúdo