7 tipos de estilos de liderança e quando usá-los

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

liderança

A liderança é um tema muito discutido nas organizações pois se trata de um capital humano dos mais valiosos.

barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

Liderança é um tema muito discutido nas organizações, seja para eleger o melhor candidato para uma vaga de gerência ou para analisar o perfil do profissional que está à frente de um determinado projeto. O que muita gente não sabe é que existem diversos tipos de liderança e que, dependendo da situação, um tipo pode ser mais adequado que outro. Neste post, vamos conhecer 7 tipos e entender em quais situações eles podem ser aplicados.

1. Liderança autocrática
O estilo é um dos estilos mais controversos, pois depende muito do poder e da autoridade pessoal do líder. Este pode ser um estilo eficaz em situações em que é necessária uma ação rápida e decisiva, mas também pode ser visto como autocrático e ditatorial. Ao usar esse estilo, é importante usá-lo com moderação e apenas em situações em que realmente se justifique.

2. Liderança democrática
Este estilo é um dos mais populares, pois permite a entrada e a tomada de decisões de todos os membros da equipe. Isso pode levar a uma maior adesão dos membros da equipe, pois eles sentem que têm uma palavra a dizer sobre o que está acontecendo. No entanto, esse estilo também pode levar a mais conflito e debate, pois todos estão tentando fazer com que sua voz seja ouvida. É importante usar este estilo quando você tem uma equipe que é criativa e quer se envolver no processo de tomada de decisão.

3. Liderança liberal
Este estilo é bem usado quando o objetivo é capacitar os outros e promover a criatividade, já que ele incentiva os outros a correr riscos e experimentar, e valoriza a contribuição de todos os membros da equipe. A desvantagem desse estilo é que ele pode levar ao caos se não for gerenciado adequadamente, e pode ser difícil tomar decisões quando todos têm voz. No entanto, quando usada corretamente, a liderança liberal pode ser altamente eficaz na promoção da inovação e da criatividade.

4. Liderança conservadora
Esse estilo se concentra em manter o status quo e evitar mudanças sempre que possível. É frequentemente usado em setores onde há pouco espaço para erros, como saúde ou finanças.

Embora esse estilo possa ser eficaz em determinadas situações, nem sempre é a melhor opção. Em indústrias que estão em constante mudança e evolução, muitas vezes é necessária uma abordagem mais flexível e adaptável. Além disso, a liderança conservadora pode sufocar a criatividade e a inovação, o que pode levar a um declínio na produtividade.

5. Liderança carismática
Esse tipo tem tudo a ver com inspirar e motivar os outros a alcançar um objetivo comum. Se você é um líder capaz de capturar a atenção das pessoas e deixá-las empolgadas com o que estão fazendo, então liderança carismática é o estilo para você.

No entanto, é importante notar que tal estilo não é eficaz em todas as situações. Se você está enfrentando um problema que exige uma abordagem mais analítica, então liderança carismática pode não ser a melhor forma de dirigir as coisas.

6. Liderança orientada para resultados
Trata-se de um estilo bem comum e que se baseia em um modelo de gestão baseado em metas — o líder define metas, planos e estratégias e então espera que as pessoas alcancem esses objetivos. Apesar de muito bem-sucedido em gerir ambientes complexos, esse estilo pode levar a um sobrecarregamento e frustração entre os funcionários.

7. Liderança laissez-faire
Esse estilo é caracterizado por uma abordagem hands-off, na qual o líder permite que os subordinados assumam a liderança. Isso pode ser eficaz em certas situações, como quando os subordinados são altamente qualificados e motivados. No entanto, também pode levar a problemas, como quando os subordinados não são responsabilizados por suas ações. Em última análise, a liderança laissez-faire é mais bem usada em situações em que há um alto grau de confiança entre o líder e os subordinados.

Como descobrir o estilo de liderança próprio

Encontrar seu próprio estilo de liderança pode ser feito observando como você lidera e interage com os outros e tomando nota do feedback que recebe dos outros. Você também pode pedir às pessoas próximas a você um feedback honesto sobre seu estilo de liderança. Depois de ter uma boa compreensão de seu próprio estilo, você pode trabalhar para desenvolvê-lo ainda mais.

É importante notar que não há especificamente um melhor tipo de liderança, pois isto varia de acordo com a situação específica e a dinâmica da equipe. No entanto, algumas características comuns de líderes de sucesso incluem ser competente, inspirador e capaz de tomar decisões difíceis.

Conclusão

Aprender os diferentes estilos de liderança e quando usá-los pode ajudá-lo a ser um líder mais bem-sucedido. É importante entender que nenhum estilo é melhor que os outros; todos dependem das circunstâncias e das pessoas envolvidas. A chave é saber quando usar cada um para o maior impacto.

 

Pular para o conteúdo