O que é foco narrativo e para que serve
Compartilhar
O que é foco narrativo
O foco narrativo é a linha a partir da qual a história é contada. É uma escolha narrativa, porém influi significativamente na experiência do leitor. O foco narrativo mais comum é o narrador interno, que narra a história a partir dos sentimentos dos personagens.
Ao escrever uma história, você deve saber o que sua personagem está pensando, o que ela quer, o que ela sente. No entanto, o foco narrativo difere em diferentes histórias. Por exemplo, na novela as tramas são sempre centradas em um personagem ou problema central. Na história de suspense, o foco narrativo é estabelecido na tensão: se o protagonista cairá nas redes do vilão.
O foco narrativo tem uma função interna que está no desenvolvimento da história, ou uma abordagem disso é a execução dos eventos que ocorrem. Os eventos da história estão concentrados em determinados personagens, em suas ações. Assim, o desenvolvimento dos eventos, para que seja possível desenvolver o foco narrativo, é determinado pela estrutura da abordagem.
O foco narrativo é definido por uma limitação na perspectiva e na visão de personagens. Por exemplo, você tem um foco narrativo no qual o personagem principal é um policial. Ele só pode ver o que está acontecendo dentro do quarto de onde está. Nesse momento, você está limitando o foco narrativo para um único personagem.
Para que serve o foco narrativo
Basicamente o foco narrativo serve para forçar um ponto de vista. Porém há funções bem específicas e que dizem respeito à escolha e tomada de decisão do autor.
As principais funções do foco narrativo são:
- Preparar o público para o que virá
- Capturar a atenção do público
- Aumentar a vontade do público de ler mais
- Minimizar a vontade do público de parar de ler
- Fazer com que o público sinta que o texto é relevante para ele
Como selecionar o foco narrativo
A definição de foco narrativo é um dos fundamentos de escrita de um livro, seriado de TV ou de um filme. Este termo é usado por escritores, produtores ou diretores para determinar qual é a linha do tempo da história que será contada.
Neste caso, o foco narrativo está determinado para definir qual é a linha do tempo da história de forma clara e objetiva. Por exemplo, se o foco narrativo for um grupo da sociedade como os gays, o foco narrativo determina qual é a linha do tempo da história sobre este grupo, focando no que eles vivem durante um assalto, por exemplo.
Vale ressaltar que o foco narrativo é o ponto de vista do narrador da narração para o qual se acrescentam outras características, como estilo e recortes. É um dos três elementos da estrutura da narrativa. Os outros são o tempo e o espaço. O foco narrativo é uma ferramenta importante para o escritor, e tem várias finalidades. Pode ser usado para criar sensação de imersão na história, fornecer detalhes à medida que eles são revelados, ou trazer significados para cenas particulares.
Exemplos com foco narrativo
Mas se o foco narrativo é o ponto em que a história se concentra, geralmente o foco está em um personagem. Os outros personagens podem ter papéis secundários, mas a história não está focada neles. Mas também é utilizado para mostrar dois pontos de vista diferentes de uma mesma história. Ou seja, são dois ou mais diálogos com diferentes personagens na mesma cena.
Tendo o foco em um personagem específico, o foco narrativo tende a revelar características de personagens como por exemplo:
- A garota tímida
- O tigre malvado
- O cavalo mais veloz
- O castelo no campo
- A menina doce
- etc.
Os principais modos de foco narrativo
Esses são os mais consagrados modos de utilização de foco narrativo:
- narrador onisciente
- narrador focalizado
- narrador focalizado interno
- narrador focalizado externo
- narrador focalizado interno em primeira pessoa
- narrador focalizado externo em primeira pessoa
- narrador focalizado em terceira pessoa
Conclusão
O assunto do foco narrativo em literatura, audiovisual, assim como outros meios de contagem de histórias, revela técnicas específicas para atrair a atenção do público leitor para o que está sendo contado, a narrativa.
Como já sabemos, há diferentes tipos de foco que variam em um livro, filme, publicidade, etc. Fica então aqui um outro exemplo prático de foco narrativo:
Em um romance policial, a noite pode ser o fulcro narrativo. Em outras palavras, a noite é a hora do crime. Durante a noite acontece um crime e capturar esta noite com grande precisão vai exigir do autor. Esta noite é um tempo em que a escuridão molda o desconhecido e onde o desconhecido molda a escuridão. Portanto, o foco narrativo aqui que nesta ideia seria a noite.
Há toda uma estética voltada ao assunto do foco narrativo em literatura e roteiro. Os autores estão sempre tendo que escolher qual será a forma para embalar seu conteúdo, ou seja, a história em si mesma.