Kitsch
No campo artístico, representa objeto de mau gosto ou artificial, que anseia por efeitos artísticos e culturais, mas que geralmente é considerado pretensioso, superficial e de mau gosto.
O termo Kitsch é uma palavra alemã que é frequentemente usada para descrever arte, design ou moda que é considerada de mau gosto, vulgar ou excessivamente decorativa. Aqui estão alguns exemplos práticos de como o termo Kitsch pode ser aplicado em diferentes contextos:
- Decoração de casa: Imagine entrando em uma casa que está usando tapeçarias de veludo com pinturas de unicornios ou florescendo estatuas de anjos dourados em um pedestral. Os itens de decoração são exuberantes, excessivamente decorativos e carecem de simplicidade e sofisticação. Isso é Kitsch em decoração de casa.
- Moda: Uma pessoa usando uma camiseta com uma imagem grande e colorida de um gato usando óculos, um chapéu com lantejoulas e calças com estampa de zebrinha. Isso é considerado Kitsch na moda – é vistoso e chama a atenção, mas é geralmente considerado de mau gosto pela moda convencional.
- Arte: Pense em pinturas baratas de paisagens com muitas cores, estátuas de porcelana de gatinhos ou cãezinhos, ou placas decorativas com ditados sentimentais. Estes são exemplos de arte Kitsch.
- Souvenirs de viagens: Muitas vezes, os souvenirs são designed para serem Kitsch para atrair turistas. Por exemplo, um ímã de geladeira de plástico representando a Torre Eiffel, uma miniatura de resina do Monte Rushmore ou uma caneca decorada com cangurus e o Opera House de Sydney.
- Festividades: Em celebrações como o Natal, o Kitsch pode estar presente em exageros de decoração, com luzes piscando, enfeites de plástico brilhante e renas de cerâmica no jardim.
- Música: Certas músicas podem ser consideradas Kitsch devido à sua abordagem sentimental ou clichê, como certas canções de amor dos anos 80 ou canções de karaokê muito populares.
Em geral, o Kitsch pode ser visto como uma forma de arte que apela para emoções populares ou sentimentos nostálgicos, muitas vezes de forma excessiva ou superficial.
FAQ
Explorando a arte da pintura em tela: uma entrevista perspicaz
O peso do talento: 14 perguntas que podemos fazer