Folclore

Load WordPress Sites in as fast as 37ms!

folclore
barns&noble

Na Barnes & Noble há ampla variedade de gêneros literários:

Ficção Científica/Fantasia
Literatura de língua inglesa
Livros infantis
Livros de não ficção
Livros acadêmicos

Folclore: um mundo de maravilhas na literatura

Introdução:

Todo mundo adora uma boa história, especialmente aquela que foi passada de geração em geração. Essas histórias que fazem parte do nosso patrimônio cultural são conhecidas como folclore. Eles são uma rica fonte de conhecimento, crenças, costumes e tradições de um determinado grupo de pessoas. Mas você sabia que o folclore também é um gênero literário? Nesta postagem do blog, exploraremos este tema.

A Definição de Folclore

Ele pode ser definido como as crenças, costumes e histórias tradicionais de uma comunidade, transmitidas oralmente através de gerações. Essas histórias geralmente são transmitidas de boca em boca e geralmente contêm elementos sobrenaturais, como criaturas míticas, magia ou seres espirituais.

As Origens do Folclore

Ele tem suas origens em um passado distante, muito antes da invenção da escrita. As pessoas usavam histórias para explicar o mundo ao seu redor, para ensinar lições de moral e para entreter uns aos outros. Eles se reuniam ao redor do fogo e ouviam as histórias contadas pelos anciãos de sua comunidade. Com o passar do tempo, essas histórias se tornaram mais refinadas e ganharam vida própria.

Folclore como gênero literário

Como gênero literário, ele refere-se às coleções escritas de histórias tradicionais, lendas, mitos e fábulas. Essas coleções são compiladas por folcloristas, ou pessoas que o estudam, e fornecem uma janela para as crenças e tradições de uma determinada cultura.

Os Elementos do Folclore

Como gênero literário ele tem certos elementos que são comuns a todas as obras do gênero. Ele costuma ter uma forte tradição oral, com histórias sendo passadas de geração em geração. Essas histórias geralmente contêm elementos sobrenaturais ou mágicos, como criaturas míticas ou deuses. Ele também costuma ensinar lições de moral, e as histórias geralmente são estruturadas em torno de um tema ou ideia específica.

Diferentes Tipos de Folclore

Existem muitos tipos diferentes de folclore, cada um com suas próprias características. Estes incluem mitos, lendas, fábulas e contos altos. Os mitos são histórias que explicam a origem do mundo ou de fenômenos específicos, como as estações do ano ou as estrelas. Lendas são histórias sobre pessoas famosas ou heroicas, muitas vezes com poderes sobrenaturais. As fábulas são histórias que ensinam lições de moral, tendo animais ou objetos inanimados como personagens principais. Contos altos são histórias exageradas que geralmente apresentam personagens maiores que a vida.

Obras Famosas do Folclore

Muitas obras famosas da literatura se enquadram nesse gênero. Uma das mais famosas coleções nessa linha são os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, que contém mais de 200 histórias de magia, aventura e moralidade. Outra coleção bastante conhecida são as Fábulas de Esopo, que contém contos com personagens de animais que ensinam lições de moral.

Autores famosos do folclore

Muitos autores famosos contribuíram para esse gênero. Um dos mais famosos é Hans Christian Andersen, que escreveu histórias clássicas como A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Imperador e O Patinho Feio. Outro autor famoso é Joseph Jacobs, que compilou coleções de folclore inglês e celta.

A importância do folclore

Ele é uma parte importante da nossa herança cultural. Essas histórias fornecem informações sobre as crenças, tradições e costumes de uma determinada cultura. Eles nos ensinam lições de moral e proporcionam entretenimento e diversão. Ele também ajuda a preservar a história de uma cultura, pois muitas dessas histórias são baseadas em eventos reais ou figuras históricas.

O futuro do folclore

Embora ele exista há séculos, ele continua a evoluir e se adaptar aos tempos modernos. Ele agora está sendo usado de maneiras novas e inovadoras, como em videogames, filmes e programas de televisão. Enquanto houver pessoas que queiram contar histórias e preservar sua herança cultural, as histórias folclóricas continuarão a prosperar.

Conclusão

O folclore é um gênero rico e diversificado de literatura que existe desde o início da civilização. É uma janela para as crenças, tradições e costumes de uma determinada cultura e oferece entretenimento e lições de moral.

Ele continuará evoluindo e se adaptando aos tempos modernos, mas sua importância como artefato cultural nunca diminuirá.

Explore o fascinante mundo do folclore como gênero literário. Descubra as suas origens, elementos e diferentes tipos, bem como obras e autores famosos do gênero. Aprenda sobre a sua importância na preservação do patrimônio cultural e no futuro da narrativa folclórica.

 

Pular para o conteúdo