logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Qual é o assunto desse texto?

A vida é uma jornada, e todos nós somos viajantes. Somos construídos por experiências, arruinados por eventos, e criados por decisões tomadas. Reescrever nosso texto não é uma escolha. É necessário. Somos vítimas do nosso próprio passado, ou escrevemos um futuro de que nossa vida emocionalmente está viva?

Compartilhar:

reescrever texto

F oi com muita surpresa que me deparei com números na pesquisa por palavra-chave dos termos “texto” e seus derivativos como reescrever texto, corretor de texto e assim em diante.

Para que você tenha uma ideia, o volume atualizado para a palavra “texto” nas buscas é de 169K (aferido há dois dias atrás) e seguindo a semântica “reescrever texto” teve 158K (atualizado há um dia) e “corretor de texto” tem 155K (de algumas horas atrás).

Não imaginei que pudesse ter esse volume para o termo principal, “texto” (porque os outros dois são variantes do termo). Sempre imaginei que o termo sozinho fosse muito vago e amplo, mas, enfim, estava enganado.

Mas é claro que temos que pesar nessa conta o fato de o termo “texto” estar em voga na internet. Texto é que não falta, não é verdade? Mas veja que não só o termo em si, mas também as palavras que o acompanham – “texto redigido”, “texto argumentativo”, “texto bem escrito” são todas palavras-chave de cauda curta (short tail) que são bastante populares e caras quando se pensa em SEO pago.

Mas qual é o assunto desse texto?

Já vou responder mas antes acho que você deve ter percebido que eu repeti várias vezes que sou especialista em introduções de posts/artigos (sic). Então o assunto desse artigo é introduções!

Brincadeira à parte, o assunto desse texto é “texto”. Assunto no texto. Eu me valho daquela velha e boa máxima “moral” de que não espere por nada do mundo, faça você mesmo, porque é muito bom projetar o mundo que você quer e não o mundo que você vê.

Com o texto isso é possível, verdadeiro milagre diário acontecendo com todos que produzem texto de alguma forma. Pesquisas feitas por diferentes neurocientistas indicam que escrever uma história por dia pode ser bom para a nossa saúde mental. Então vale mesmo a pena.

O texto pode se fazer e dar origem a várias formas e formatos informativos. Do texto é possível:

  • Produzir um livro;
  • Fazer um ebook;
  • Produzir um artigo;
  • Fazer uma newsletter semanal;
  • Fazer um blog;
  • Fazer um site;
  • Fazer uma landing page;
  • Fazer um email marketing;
  • etc.

Sendo sincero, o assunto desse texto é falar do texto.  Mas, diferente da maioria dos textos, essa introdução não é uma introdução. Esse texto é muito longo e sobre o texto. Só que quando eu venho para falar do texto esta introdução é sobre o texto. E por isso que é muito diferente do texto que eu venho falar que o texto é sobre o texto. Entendeu?

Tom do texto muda contexto?

O que diz uma frase depende de seu contexto. No entanto, sempre há mudanças que poderiam ser feitas para tornar uma frase mais agradável. E é aí que entra o tom do texto que muda de acordo com o estado de espírito do sujeito ou frente ele às situações. Veja  exemplos:

  • Ele usa palavras mais fortes, quando ele está bravo;
  • Ele usa palavras mais gentis, quando ele está triste;
  • Ele fala de maneira mais formal, quando ele está com os clientes;
  • Ele fala mais informal, quando ele está com os amigos.

Na realidade, quem escreve textos pode ter se deparado com um texto que no final mudou todo o contexto inicial. Na primeira versão, era um comercial, mas no final desviou completamente do assunto. Nós não sabemos por quê, mas aconteceu. Talvez o texto tenha ganhado vida própria e seguiu os seus caminhos e não os do autor, isso é outro milagre.

Reescrever texto muda a essência do texto inicial?

Texto, ou melhor, palavra, sabemos que é uma das mais importantes formas quando queremos nos comunicar.

Nós podemos enfatizá-lo escrevendo-o de uma forma verbal ou escrevendo-o como um momento que acontece no passado, no presente ou no futuro. No entanto, nós podemos mudar o efeito que o texto tem em nossos leitores alterando o texto em vez de alterar a forma como nós escrevemos a palavra.

Para mim chegar à escrita é parecido com uma viagem para encontrar um lugar desconhecido.

A gente chega e a gente fica apavorado com aquele mundo novo. Mas a gente aprende a andar, a falar, e a se comunicar. A gente sofre. A gente chora. A gente acha o lugar bom ou mau, e, talvez, um dia, a gente esqueça quem era antes de chegar.

Reescrever texto é isso. É viver o agora e deixar para trás o que era antes. Pense:

A vida é uma jornada, e todos nós somos viajantes. Somos construídos por experiências, arruinados por eventos, e criados por decisões tomadas. Reescrever nosso texto não é uma escolha. É necessário. Somos vítimas do nosso próprio passado, ou escrevemos um futuro de que nossa vida emocionalmente está viva?

Filosofar é fazer do texto algo que quer dizer alguma coisa. Mas o que é filosofar? Filosofar seria a sofisticação do tédio? Seria tomar decisões diárias comportamentais sobre questões morais? Seria analisar a própria vida? O que seria filosofar sem texto, é possível?

A filosofia é bastante conhecida por sua prática de questionamento e reflexão, discutindo temas diversos de maneira muito profunda e diversificada. Não seria interessante se, sem necessidade de utilizar texto escrito, qualquer um pudesse refletir sobre qualquer tema que fosse relevante para ele? Sim, isso já aconteceu, mas e agora? Perguntas e perguntas de alguém que ama textos, é possível?

Corretor de texto vai além da ortografia e gramática?

A importância da revisão é grande, é fato. Mas, a maioria das pessoas tem uma visão errada dessa redação de texto. Muitas pessoas acham que os corretores de texto sabem somente a ortografia, ou sabem apenas a gramática, e isso não é verdade.

Sabemos que a ortografia e a gramática são duas das bases de uma boa escrita. Muitos acreditam que a correção/redação é mais um fim a ser alcançado do que um meio para atingir a finalidade desejada. A correção/redação é um conjunto de técnicas que pode ser mais eficaz do que a estruturação lógica de uma ideia, por isso deve ser considerada como um fim em si mesma.

Mas corretor de texto que não acompanhar as dúvidas da língua, não podemos dizer que se trata de corretor de texto.

Maiúsculas ou minúsculas? Hífens ou apóstrofos? Acentos ou ênclises? Calendário ou calendário? Tem ou têm? Vir ou vir? Quem não se pegou em algum momento da vida se perguntando sobre isso não aprendeu português ou qualquer outro idioma.

Concluindo

Você sabe dizer como a voz do nariz consegue entender o que se diz no mundo? Eu acredito que você já teve essa impressão. Você entende o que eu digo. Acho que você sabe onde se encontra a resposta. Por exemplo, em uma festa muitas pessoas podem falar ao mesmo tempo, e você pode compreender seu amigo perto de você mesmo quando sua voz está muito cacofônica. Você não vai perder nenhuma palavra. Aqui você encontra o assunto do texto e abre a uma outra pergunta: o mundo sem palavras seria como? Bem, mas isso poderia dar outro artigo para especular filosoficamente, ou seja, com palavras!

 

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado