logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

O Protagonista da História: quem é e o que faz?

O protagonista da história é o personagem principal de uma história, e é por isso que o seu papel é crucial para o sucesso da mesma.

Compartilhar:

protagonista
This entry is part [part not set] of 7 in the series Personagem

O Protagonista da História

O protagonista da história é o personagem principal de uma história, e é por isso que o seu papel é crucial para o sucesso da mesma. O protagonista é aquele que dá o primeiro passo para resolver o problema central da história, e é por isso que deve ser forte e corajoso. Além disso, o protagonista deve ser capaz de conquistar o coração do leitor e fazê-lo crer que, como o protagonista, irá resolver os problemas com que ele está se deparando.

Mas quem é o protagonista? E o que faz?

Na verdade, o protagonista é aquele que sofre as consequências do conflito criado pela história e que luta para vencê-lo até ao fim. O protagonista não é aquele que resolve todos os problemas: ele enfrenta obstáculos e sofre revés durante toda a história até chegar ao ápice para resolver o problema central e aliviar o sofrimento. Ou felicidade. Depende da história.

O papel do protagonista é fundamental para a construção da trama e para  manter o leitor em suspense. Toda a atenção do leitor deve estar centrada no protagonista, pois é através das suas ações e decisões que se constroem as etapas do conto, resumindo: o protagonista é quem mais sofre na história.

Mas vamos a alguns personagens principais e suas características fundamentais para a construção da trama da história:

O herói/heroína: são pessoas comuns com características comuns que se envolvem em problemas extraordinários. Podem ser encontrados em contos de ficção de todo o tipo e gênero, desde ficções científicas a romances. O herói é o protagonista que mais sofre na história e que mais provações tem de enfrentar.

O vilão: existem vários tipos de vilões, mas todos eles têm uma coisa em comum: eles são contrários ao herói/heroína. Pode ser um vilão porco, uma bruxa má, um serial killer ou até um monstro. O papel do vilão é criar o conflito da história e impedir o protagonista de resolver o problema central.

Um exemplo típico de personagem principal é a Cinderela, da história original dos irmãos Grimm. A Cinderela vive com a sua mãe na casa e com seus dois irmãos mais velhos. Ela cuida da casa e dos alimentos, enquanto os dois irmãos jogam uma bola de vidro sem se darem ao trabalho de ajudar. Um dia, a Cinderela tropeça na rua e um príncipe passa por ali e pede-lhe um pouco de pó para encher a bolsa. A Cinderela não tem nenhum pó de ouro, mas recolhe um pouco de gravetos para imitá-los. O príncipe, desapontado com o que encontrou, casa-se com a Cinderela.

A história não é muito longa, mas é razão suficiente para mostrar a situação da Cinderela: uma moça comum que sofre com as brutalidades das pessoas e que, ainda assim, encontra no seu coração bondoso a capacidade de ajudar. É ela o herói da história e os problemas que sofre são as provações pelas quais passa. Já o vilão seria a mãe da Cinderela e o príncipe seria o final feliz.

Outro personagem importante é o chamado de mestre-sabedoria, que é um conhecedor dos contos, dos muitos finais e formas de resolver uma história. Ele conhece todos os finais e tudo aquilo que parece feliz e também aquilo que parece infeliz. Ele é um personagem intermediário entre o protagonista e o público, pois é ele quem conta a história, interpretando os personagens e dando o tom da história. Ele é um guia para ouvintes/leitores, mostrando-lhes como certos personagens devem ser interpretados e qual a moral da história.

O Tema da História: o que a história trata?

O tema é aquilo que a história trata como principal. Na Cinderela, por exemplo, o tema é a bondade; na Revolução dos Cravos, do Príncipe Negro (Daniel Radcliffe), o tema é a revolta.

A conexão entre o tema e o herói é que, quando o herói representa uma virtude, ele representa também o tema da história. Na Cinderela, a protagonista representa a bondade e, portanto, a história trata sobre bondade. Na Revolução dos Cravos, o herói representa a revolta e o tema da história é justamente esta revolta.

O Final Feliz: como termina a história?

O final feliz é aquilo que dá como satisfatória uma conclusão à história. Não há um final feliz na Cinderela porque ela casou com o príncipe sem provas de sua bondade. Só depois de muito tempo que ela consegue se tornar uma rainha justa e boa. Já na Revolução dos Cravos, o herói vence as forças do mal e todos os problemas são resolvidos.

A forma como o final feliz é alcançado varia de história para história. Na Cinderela, a protagonista aprende a ser bondosa e a esperar pacientemente até se provar; já na Revolução dos Cravos, a protagonista vai à luta e vence os inimigos. Final feliz não é um conceito fixo, por isso ele muda conforme o contexto da história.

Os Quatro Elementos Básicos da História: personagens, problemas, soluções  e resultados

Os personagens são as pessoas que estão envolvidas no enredo. O herói, o vilão e os contrapontos são exemplos de personagens. O problema é o que causa dor, sofrimento e problemas para as personagens. Na Cinderela, o problema foi a falta de bondade da protagonista; na Revolução dos Cravos, foi a subjugação do Príncipe Negro pelo tirano Salazar. As soluções são os meios pelos quais o herói e seus contrapontos resolvem os problemas.

O resultado é a consequência do encerrar do enredo. No final feliz da Cinderela, a protagonista consegue ser noiva do príncipe e ter uma vida de princesa. Já na Revolução dos Cravos, o herói vence o regime ditatorial e todos os problemas que ele causava. O resultado é claramente um final feliz.

Por fim, a história é uma sequência de eventos que tem início, meio e fim. Um conto pode ser uma história curta ou longa; não depende da quantidade de páginas.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Series Navigation

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado