logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como é o predicado em uma frase

Um predicado é uma palavra que descreve o sujeito de uma frase.

Compartilhar:

predicado

Predicado é uma palavra que descreve o sujeito de uma frase. Para usá-lo em uma frase, você deve primeiro identificar o sujeito da frase. O sujeito é o substantivo ou pronome que está fazendo o verbo. Depois de identificar o sujeito, você pode adicionar o predicado apropriado à frase. Lembre-se que este deve concordar com o sujeito em número e em pessoa.

Em português, ele é tipicamente composto por um verbo e seus argumentos, que podem incluir vários objetos e outros componentes que especificam a ação do verbo. O verbo pode ser flexionado para humor, pessoa, número e tempo.

Veja alguns de seus elementos:

Sujeito

Em português, o sujeito do predicado é tipicamente o substantivo ou pronome que precede o verbo. Observe  que em “O gato comeu o rato”, “gato” é o sujeito enquanto “comeu” é o predicado. Neste caso, há concordância entre o verbo (“comeu”) com o sujeito (“gato”), que é um substantivo masculino singular.

Verbo

Nenhuma frase em português está completa sem um verbo predicado. Este verbo essencial transmite a ação ou estado de ser do sujeito e, portanto, é essencial para transmitir a mensagem da frase. O verbo predicado sempre segue o sujeito e normalmente vem depois de qualquer objeto direto ou advérbio na frase. Em alguns casos, ele pode estar implícito, mas é sempre entendido no contexto. Sem ele, uma frase em português simplesmente não faria sentido.

Objeto direto

Em português, o objeto direto do predicado é o substantivo ou pronome que se refere à pessoa ou coisa afetada pela ação do verbo. Por exemplo, na frase “Eu lavo os pés”, o objeto direto é “pés” porque é a coisa que está sendo lavada pelo verbo “lavar”.

Objeto indireto

Em português, o objeto indireto do predicado é tipicamente uma pessoa ou coisa que é afetada pela ação do verbo. Por exemplo, na frase “Eu comprei um livro para o meu pai”, o objeto indireto (“o meu pai”) é a pessoa que recebe o livro que foi comprado (“um livro”).

Objeto preposicional

O português tem dois tipos de objetos preposicionais: diretos e indiretos. O objeto direto é o substantivo ou pronome que recebe a ação do verbo, enquanto o objeto indireto é o substantivo ou pronome que é afetado pela ação do verbo. Em uma frase, o objeto direto precede o objeto indireto.

Complemento de objeto

Em português, é uma palavra ou frase que modifica o objeto direto da frase, fornecendo mais informações sobre ele. Esta palavra ou frase pode ser um substantivo, pronome, adjetivo ou advérbio. Por exemplo, na frase “Eu vejo a mulher bonita”, a palavra “bonita” é o complemento de objeto do predicado. Significa “eu vejo a mulher bonita”.

Predicados verbal e nominal

O predicado em uma frase é a parte da frase que declara a ação ou ocorrência. Normalmente é o verbo ou a frase verbal na frase. No caso do verbal é o verbo ou frase verbal que forma a parte principal da frase. Na realidade, ele indica o que um sujeito está fazendo. Um predicado verbal normalmente consiste em um verbo e qualquer número de objetos e modificadores.

Já no caso do nominal, é tipicamente um substantivo ou pronome que segue o verbo e indica o sujeito da frase.

Conclusão

Então, qual é o papel do predicado em uma frase em português? Basicamente, indica a ação ou estado de ser do sujeito. Então, em outras palavras, diz o que o sujeito faz ou é. Por esta razão, o verbo é uma parte importante da frase. Claro, existem outros componentes que desempenham papéis importantes em uma frase em português. Finalizamos então com alguns exemplos de predicados:

  • O menino corre. (O verbo corre é o predicado.)
  • O carro é azul. (O substantivo azul é um adjetivo predicativo que modifica o substantivo carro.)
  • Eu estou feliz. (O verbo estou feliz é o predicado.)
  • Vamos visitar o Brasil um dia. (O verbo visitar é o predicado.)
Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado