logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como escrever uma grande história: os 8 pilares da narrativa

Compartilhar:

pilares da narrativa

Não importa qual gênero de história você quer escrever, todas elas comumente seguem os mesmos fundamentais oito pilares da narrativa. Estes pilares são:

Enredo

O enredo é a espinha dorsal de qualquer narrativa. É o que impulsiona a história e mantém o leitor envolvido. Sem um enredo forte, uma história perderá rapidamente seu impacto e deixará de cativar seu público.

Um enredo bem elaborado manterá o leitor adivinhando, imaginando o que acontecerá a seguir. Isso os manterá investidos na história e querendo ver como tudo se desenrola. Um enredo fraco, por outro lado, perderá rapidamente o interesse do leitor e o deixará entediado e desinteressado.

O enredo é o elemento mais importante de uma história, por isso é essencial que seja bem escrito e envolvente. Com um enredo forte, uma história pode cativar seu público e deixá-los querendo saber mais. Com um enredo fraco, eles desistirão da história rapidamente.

Na maioria das histórias, o enredo pode ser definido como a busca pelo protagonista por algo que deseja muito. Pode ser a busca do protagonista por respostas sobre o trauma de sua infância. Ou como em O Piano Vermelho (Steven R. Boyett), em que a busca do protagonista é por justiça para seu tio assassinado.

Histórias em quadrinhos podem ter vários enredos complexos e apelar a vários tipos de leitores. Para um leitor casual, um enredo básico e direto será suficiente. Para um leitor mais atento, um enredo com mais profundidade pode acrescentar muito à experiência de leitura.

Como o leitor mais atento vai se concentrar muito na experiência da leitura, ele também vai se perguntar sobre o que aconteceu e por quê. Um enredo com profundidade irá responder estas perguntas e deixar o leitor satisfeito com as respostas.

Personagens

Personagens servem como pilares da narrativa, ajudando a guiar o leitor através da história. Eles estão entre os elementos mais importantes de uma história, dando forma e substância à trama. Sem personagens, uma história não seria nada mais do que um conjunto de eventos desconectados. Personagens são os que dão vida à história, tornando-a interessante e memorável.
Personagens também atendem por nomes como:

  • Protagonista
  • Antagonista
  • Vilão
  • Mocinho
  • Herói
  • Figura trágica
  • Dono do conflito
  • Personagem secundário

Diálogo

O diálogo é um dos aspectos mais importantes de uma narrativa. Ele permite que o leitor se conecte com os personagens e entenda suas motivações. Também ajuda a mover a história e a criar tensão e conflito. Sem diálogo, uma história seria seca e chata.
Algumas maneiras de entender o diálogo são seus tipos:

  • Dialogo entre dois personagens
  • Dialogo entre mais de dois personagens
  • Dialogo interno
  • Dialogo entre o personagem e o narrador

Pontos de vista

Os pontos de vista são um importante dispositivo narrativo na literatura brasileira. Eles podem ser usados para criar suspense, prenunciar eventos ou adicionar profundidade à história de um personagem. De muitas maneiras, os pontos de vista funcionam como uma lente através da qual o leitor pode ver os eventos da história.

Pontos de vista podem ser usados para criar diferentes efeitos em uma história. Por exemplo, se um personagem está contando uma história do seu próprio ponto de vista, o leitor terá acesso aos pensamentos e sentimentos desse personagem. Isso pode ser usado para criar empatia pelo personagem ou para entender suas motivações. Pontos de vista também podem ser usados para criar suspense, retendo informações até um momento propício de ser revelado muitas vezes por outra pessoa. Finalmente, pontos de vista também podem ajudar a apresentar uma história de forma mais completa, pois eles apresentam os fatos da história através do olhar de vários personagens.

O termo “ponto de vista” também é usado na literatura brasileira quando se quer referir à linguagem utilizada nas histórias. Assim, podemos dizer que uma fábula conta a história com um ponto de vista infantil — isto é, com uma linguagem infantil e um enfoque em situações que podem ser compreendidas pelos pequenos.

Assim, existem vários pontos de vista diferentes que você pode usar para criar efeitos diferentes em sua história. Por exemplo, se a história for contada por um animal, o leitor terá a sensação de que ele é o animal. Isso pode criar empatia e uma sensação de que o personagem está ligado ao mundo de uma maneira particular. Outro ponto de vista pode ser contado por um narrador onisciente, que sabe tudo sobre os personagens e o mundo.

Você pode até ter vários pontos de vista dentro da mesma história, desde que cada seção tenha um ponto de vista claro. Por exemplo, você pode ter uma seção contada por uma criança e outra seção contada pelos pais dela. Isso lhe dá a capacidade de ver os mesmos eventos de perspectivas muito diferentes.

Em suma, o ponto de vista pode ser usado de muitas maneiras diferentes em suas histórias. Pode dar-lhe muitos efeitos ou sabores diferentes em seu trabalho. Ao mudar o ponto de vista, você também pode aumentar a variedade em sua história.

Ritmo

Ritmo é um elemento narrativo importante que pode ajudar a envolver os leitores e mantê-los envolvidos em uma história. Uma história bem ritmada geralmente terá um ritmo consistente que ajuda a criar uma sensação de impulso, mantendo os leitores engajados e ansiosos para descobrir o que acontece a seguir. Isso pode ser alcançado por meio de uma variedade de técnicas, como usar frases curtas e concisas ou variar o comprimento da frase para criar um ritmo mais dinâmico. Prestar atenção ao ritmo pode ajudar a tornar uma história mais agradável e fácil de ler.

Estilo

De muitas maneiras, o estilo é o pilar narrativo mais importante. É a voz do autor e o que dá o tom de toda a história. É através do estilo do autor que o mundo da história é criado, e é através do estilo do leitor que esse mundo é vivenciado.
Estilo é mais do que apenas a escolha de palavras ou a forma como essas palavras são colocadas juntas. É o ritmo e o fluxo da linguagem, a cadência das frases e o sentimento geral que as palavras evocam. É a impressão digital do autor que torna cada história única.

Para os leitores, o estilo é muitas vezes o que torna uma história memorável. É a razão pela qual voltamos a certos autores repetidas vezes. Nós amamos o jeito que eles contam as histórias.

Tema

Um dos aspectos mais importantes de qualquer história é o seu tema. O tema também é impulsionador da narrativa e o que lhe dá propósito. Sem um tema forte, uma história pode rapidamente perder o rumo e o foco. É por isso que é tão importante escolher um tema que seja significativo e envolvente.

Há muitas maneiras de escolher um tema para uma história. Às vezes, o tema será escolhido para você, como é o caso de muitos romances que são adaptados para o cinema. Em outros casos, você pode ter que criar um tema você mesmo. Independentemente da maneira como você escolhe um tema, certifique-se de que é algo pelo qual você é apaixonado. Uma história sem paixão é muitas vezes uma história que não vale a pena contar.

Título

O título de uma história é um elemento de suma importância. Ele dá o tom e estabelece o clima, ao mesmo tempo em que apresenta ao leitor os personagens e a premissa. Um ótimo título fará com que o leitor queira saber mais, enquanto um fraco fará com que se sinta desinteressado.

Um bom título deve refletir a história em si e deve dar ao leitor um gostinho do que está por vir. Deve ser cativante e memorável, ao mesmo tempo

Conclusão: os pilares da narrativa

Seja você um escritor profissional ou apenas começando, esses oito pilares da narrativa lhe darão uma base sólida para começar a escrever grandes histórias. Claro, há mais na escrita do que apenas seguir uma fórmula – sua própria criatividade e voz são ingredientes essenciais – mas se você mantiver esses pilares da narrativa em mente, estará no caminho certo para escrever histórias que envolvam e ressoem com os leitores.

Para resumir, podemos afirmar que cada pilar é importante por si só, mas juntos eles formam a base de uma grande história.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado