logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Tudo o que você quer na vida é ser contado por uma história?

O que é literatura? Esta é uma pergunta bastante comum e a resposta é muito simples. Literatura, também chamada de arte verbal, é a criação de textos onde o escritor tenta imprimir nos seus leitores uma sensação, uma emoção. Mas será que para por aqui?

Compartilhar:

o que é literatura

O que é literatura?

Esta é uma pergunta bastante comum e a resposta é muito simples. Literatura, também chamada de arte verbal, é a criação de textos onde o escritor tenta imprimir nos seus leitores uma sensação, uma emoção. Como isso pode ser feito? É aqui que entra a obra de arte chamada literatura e que procura atingir um objetivo: aproximar-se do leitor.

Algumas pessoas podem supor que a literatura é apenas ficção, mas esse não é o caso. Literatura é qualquer obra escrita, independentemente de ser ficcional ou não-ficcional. Quando você está tentando definir o que é literatura, é importante examinar as diferentes partes dessa definição. Da escrita à leitura, há muito mais na literatura e como ela impacta nossa cultura.

A literatura pode ser entendida como a arte de escrever bem, de conhecer temas, técnicas e métodos, bem como a criatividade e a capacidade de se expressar.

Mas, na realidade, se você perguntar a cinco pessoas diferentes o que é literatura, obterá cinco respostas diferentes.

Algumas pessoas podem dizer que é o melhor livro que já leram. Outros podem dizer que é o melhor filme que já viram. Contudo, o que exatamente torna um item um exemplo de literatura?

A vasta gama de informação na literatura

Alguns acreditam que a vida das pessoas mudou completamente com o advento da internet.

O argumento para tal é o fato de que a internet tornou fácil a disseminação de informação, e esta tecnologia facilitou a vida de milhares de pessoas diariamente.

Mas, como muitos afirmam, a internet é também apenas mais um meio; a informação é a mesma.

Então, para contextualizar, a informação está na literatura, que é uma forma antiga de comunicação.

Cada tema pode ter sua própria forma de apresentação e, claro, o texto escrito é um dos mais apreciados pela maioria das pessoas.

Como cada época tinha sua forma de escrever, não é surpresa que os textos literários expressassem os sentimentos de forma diferente através de temas diferentes. É como entender uma estética para a informação, para a mensagem subliminar do autor muitas vezes. É como sentir ou perceber aspectos da linguagem e das sutilezas que fazem ou faziam a diferença no final do período em que vive ou viveram os escritores.

Mas, então, o que exatamente torna um item um exemplo de literatura?

Acredito que seja a forma multi-interpretável de despertar a imaginação e o propósito por detrás do que se escreve.

Qual a importância social da literatura

Considere que a literatura é o maior veículo de comunicação e expressão humana. É no livro que toda a humanidade encontra uma janela para o entendimento. O hábito da leitura influencia no desenvolvimento da criatividade, intelecto e empatia.

A literatura torna os livros profundamente valiosos e ajuda a desenvolver o sentimento de leitura em pessoas, possibilitando que elas venham a adquirir mais conhecimento.

Esse processo proporciona aquisição de melhor aprendizado e também uma maneira mais ajustada de traduzir os conhecimentos e vivências com os livros nas próprias vidas, permitindo uma socialização mais qualificada no fim das contas.

Mas, por outro, do ponto de vista social, podemos depurar do sentido social da literatura reflexões, como por exemplo:

“O que você faria para o mundo se não estivesse preocupado com o que os outros diriam ou com suas suas reações?”

Esse é o desafio das pessoas que sonham em fazer o mundo melhor, mas têm medo de serem vistas como irracionais, (pois sonhar em mudar o mundo não é um sonho pequeno), mas temem ser julgados e depreciados. Essas pessoas sonham em ser livres e serem aceitos como são, mas temem perder o respeito das pessoas. E, numa cadeia de derivações psicológicas, pode desencadear a tão propalada “paralisia”. A pessoa não anda nem para um lado, nem para outro.

Para que serve a literatura

A literatura é uma atividade humana que tem como objetivo principal a produção de arte literária expressiva e representativa de realidades depuradas na subjetividade autoral e passível de comunicação.

Existem aqueles que a utilizam a fim de se expressarem e comunicarem aos demais, fazendo uso de animais, pessoas e até mesmo objetos, para representar as pessoas que desejam expressar, mas também têm aqueles mais intimistas que discutem a existência humana na pele de uma personagem intrigante e complexa.

A literatura é uma forma de arte, um gênero de arte que trabalha com a imaginação de maneira profunda, complexa e original.

Ela serve para atingir o outro, para ajudar as pessoas envolvidas, para comunicar sentimentos, experiências, sentimentos e pensamentos, para dividir ideias, para compartilhar. Ela também pode funcionar como forma de protesto ou como uma forma de chamar a atenção de alguém.

A literatura serve também para fazer refletir sobre determinados temas. Existem vários tipos de literatura, tais como a poesia, a ficção, a prosa, a crítica, etc.

Qual a função da literatura

A literatura tem muitas funções. Uma delas é amenizar a dor da alma de quem leu (os chamados leitores) porque, por mais que a vida seja curta, a obra literária pode ser longa!

É aí que, como numa sintonia do sopro invisível, ela nos toca e, quem sabe, nos convida a mergulhar de testa baixa, pisando nessa nossa “área de luz”. Se isso acontece, será possível compreender o que, nas palavras de Sófocles, “é o mais difícil: criar algo belo e correto e que soe bem”.

Mas a função da literatura no mundo contemporâneo, como foi no passado e como é hoje, é discutida por estudiosos, críticos e também por leitores.

É impossível, assim, oferecer algum tipo de conclusão totalmente científica e definitiva. Além disso, teríamos de considerar, em uma discussão como esta, a literatura em geral (poemas, contos, romances, filmes e outros), pois a mesma tem algo em comum: a procura de um sentido para o mundo e para a vida.

Leve também em conta que a função da literatura é também criar imagens e relacionar-se com o mundo exterior e que está fora do livro, criando essa ligação atemporal. E tudo nos livros é colocado de um jeito que é universal, e os autores sempre fazem uma analogia de algum jeito, de alguma forma, e também de algum problema que já vivemos ou que viveremos no futuro.

O historiador inglês G.M. Young escreveu que a função da literatura é dotar o homem de uma visão clara de si mesmo, de sua situação presente e de seu passado; é ao mesmo tempo uma forma de esclarecer, de divertir e de desassossegar; é principalmente uma forma de exprimir as profundas inquietações do espírito do homem e de despertar sua consciência das graves responsabilidades que lhe são impostas pela própria existência.

O que podemos deduzir então é que a literatura é muito importante para a humanidade e pode ser classificada como uma das atividades humanas que mais contribuem para o avanço e para o desenvolvimento das demais.

Seu principal objetivo é fazer com que o ser humano reflita sobre si mesmo e o mundo que o rodeia, desenvolvendo, assim, sua capacidade analítica e crítica, além de proporcionar ao leitor uma visão mais ampla sobre os problemas que afligem o homem.

Para mim, escrever é viver com a imaginação de uma criança brincando. Isso além de dar prazer – porque descobrimos coisas – permite que o mundo seja muito mais colorido.

[dt_divider style=”thick” /]
Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
15 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado