logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

O que é copywriting?

Copywriting é um campo interessante e diversificado nos negócios que manterá sua mente criativa ativa enquanto nutre seus lados persuasivos e analíticos.

Compartilhar:

o que é copywriting

O que é copywriting

O copywriting é a escrita de campanhas publicitárias, brochuras, anúncios publicitários, slogans e materiais promocionais mantendo o produto ou serviço em vista.

Este tipo de redação, portanto, refere-se a qualquer forma de material de marketing escrito, incluindo anúncios, sites e brochuras. É o processo de projetar, escrever e editar texto com o objetivo de convencer as pessoas a comprar produtos ou serviços.

Redatores são frequentemente chamados para criar novo conteúdo ou editar material existente, razão pela qual muitas pessoas acreditam que é o coração das comunicações de marketing. Muitas vezes, é visto como um componente da publicidade, embora os direitos autorais também possam ser aplicados a qualquer outro tipo de marketing.

A importância da redação

Convém notar que a redação é a parte mais importante de qualquer campanha de marketing. Podem parecer apenas palavras, mas a forma como são escritas pode mudar completamente o seu sucesso de marketing.

Ao contrário de outros materiais de marketing, a redação tem menos a ver com tinta e mais com palavras. Um conjunto ruim de palavras pode arruinar sua campanha de marketing, mas um bom conjunto de palavras pode levar a campanha a converter até mais que o esperado.

Mas sabemos que os direitos autorais são a parte mais importante de qualquer campanha de marketing, isso porque, numa campanha, os direitos autorais abrangem as palavras,  o estilo e a voz das palavras.

Direitos autorais numa campanha de marketing

Você já se perguntou quem detém os direitos da música em um programa de TV ou filme favorito?

Quando você compra ou baixa uma música, a pessoa que a escreveu é quem detém todos os direitos dessa obra em particular. Normalmente, o contrato com a pessoa que baixou ou comprou a música inclui direitos autorais da obra. Isso significa a entidade detentora dos direitos autorais é única que pode legalmente reproduzir ou distribuir esta música de qualquer forma, com ou sem compensação ao criador.

O mesmo princípio se aplica quando a música de seus filmes ou programas de TV favoritos não vem de um determinado artista. Nestes casos, o indivíduo ou empresa que detém os direitos desta obra será especificado em algum lugar nos créditos.

No marketing os redatores têm seus direitos autorais envolvidos no projeto como um todo, de maneira que os royalties ficam englobados na negociação de sua participação na campanha ou projeto.

Copywriting é redigir para persuadir e convencer

Algumas das habilidades mais importantes para qualquer redator inclui a habilidade de persuadir e convencer. O redator geralmente escreve conteúdo e discursos, e seu trabalho é levar as pessoas a fazer algo. Por causa disso, redatores persuasivos são extremamente procurados e há um mercado competitivo para seus serviços.

Em termos gerais, existem dois tipos de escrita que são feitos para fins profissionais:

  1. Escrita que educa as pessoas a serem mais informadas;
  2. Escrita que persuade ou convence as pessoas a comprar algo.

O primeiro tipo de escrita é útil para a sociedade. Afinal, você não vai tornar o mundo um lugar melhor se não souber o que está acontecendo, por isso copy informativa é de grande importância social.

O segundo tipo de escrita também é essencial para a sociedade. Por exemplo, você não vai conseguir sucesso se não conseguir persuadir alguém a comprar seu produto. Se você está procurando um emprego, seu currículo não vai adiantar muito sem habilidades de redação. Você precisa convencer o recrutador.

Praticando a redação persuasiva

Há quem julgue que a redação persuasiva pode ser difícil de se fazer bem. Eu assino embaixo. Mas tudo é uma questão de ser honesto com seu público-alvo e atender às suas necessidades e desejos.

Na realidade, pode ser um equilíbrio delicado, mas é possível com um pouco de prática. Muitas pessoas não começam esse tipo de redação porque acham que é muito difícil, mas não é tão difícil quanto você pensa. Realmente se trata de conhecer seu público. Lembre-se de que as pessoas querem comprar de pessoas que conhecem, gostam e em quem confiam. Para vender seus produtos e serviços, você precisa mostrar sua personalidade e compartilhar suas habilidades únicas que vão resolver seus problemas.

Está bem, na teoria você entendeu, mas e na prática, como se faz isso? Eis algumas dicas valiosas para você refletir e tentar colocar em prática:

  • apresente o produto;
  • prove o valor do produto;
  • faça ligações entre o produto e seus benefícios;
  • chame a atenção o produto;
  • cite o cliente;
  • crie um contraste;
  • faça a oferta;
  • use o poder da emoção;
  • use a linguagem do seu cliente.

Obviamente que todos os elementos devem se integrar naturalmente na sua redação persuasiva.

Muitas vezes, no processo de copywriting, todos esses elementos vão se encaixando e dando vez a outros que podem dar forma à redação de uma campanha de marketing, tais como:

  • Começar com uma pergunta;
  • Utilizar exemplos e casos reais;
  • Definir tudo como é realmente;
  • Utilizar os 3 tipos de linguagem: cognitiva, afetiva e coloquial;
  • Evitar a linguagem de vendas;
  • Evitar o cientista de laboratório;
  • Evitar a linguagem de marketing.

Conclusão

Em resumo, Copywriting é um campo interessante e diversificado nos negócios que manterá sua mente criativa ativa enquanto nutre seus lados persuasivos e analíticos.

Com a atitude certa, um trabalho remoto de redação pode recompensá-lo de várias maneiras. Encontre o seu nicho, desenvolva suas habilidades e conhecimento e comece a moldar sua própria ideia de onde ir por si mesmo, adotando o trabalho remoto com a maioria das vantagens que ele oferece.

Lembre-se que o copywriting é um método poderoso de escrita para persuadir e convencer. É uma excelente forma de persuadir e convencer as pessoas a concordarem com seu ponto de vista ou a adquirirem seu produto ou serviço.

Assim, confiança, pensamento positivo, empatia e compreensão são as chaves para se tornar um redator eficaz. Se você está procurando um emprego em uma indústria interessante e variada, usando habilidades de redação para persuadir e convencer outras pessoas, você pode querer considerar uma carreira como redator! Há um campo vasto de atuação para aqueles que escolherem tal ofício.

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado