logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

É um mito que ler é bom para você?

Ler não é necessariamente bom para você. Na verdade, pode ser ruim para você se você não for cuidadoso.

Compartilhar:

mito ou verdade

Mito ou verdade?

Ler não é necessariamente bom para você. Na verdade, pode ser ruim para você se você não for cuidadoso.

A leitura pode levar à sobrecarga de informações e fazer com que você perca dicas importantes do mundo ao seu redor.

Também pode torná-lo menos empático e mais propenso a fazer julgamentos precipitados.

Se você não for cuidadoso, a leitura pode ser um mau hábito difícil de quebrar.

Para ser um bom leitor, você deve ser capaz de ler com expressão e sentimento.

Você deve ser capaz de entender o texto e fazer conexões com sua própria vida.

Você deve ser capaz de visualizar os eventos da história e sentir empatia pelos personagens.

Por fim, você deve ser capaz de refletir sobre o que leu e aplicar as lições aprendidas em sua própria vida.

As pessoas muitas vezes acham difícil aplicar as lições que aprenderam durante a leitura em suas próprias vidas. Isso porque, para aplicar essas lições, eles precisariam mudar seu comportamento de alguma forma. E mudar seu comportamento não é fácil – requer muito esforço e motivação.

Além disso, as pessoas muitas vezes são resistentes à mudança, mesmo quando sabem que seria para melhor. Assim, pode ser difícil pegar as lições que você aprendeu com a leitura e realmente aplicá-las à sua própria vida.

No entanto, não é impossível, e se você estiver motivado para fazer uma mudança, isso pode ser feito.

Algumas dicas que podem ajudar a fazer isso são:

  • Diversifique sua leitura;
  • Faça anotações durante a leitura;
  • Tente encontrar uma conexão entre o que você está lendo e sua própria vida;
  • Converse com as pessoas sobre o que você está lendo;
  • Leia livros que te desafiem.

Bons leitores aproveitam mais de sua leitura

Um bom leitor é capaz de extrair mais informação e prazer de sua leitura do que alguém que não lê bem.

Isso ocorre porque eles são capazes de compreender o texto com mais facilidade e podem fazer conexões entre o que estão lendo e outras coisas que conhecem.

Bons leitores também tendem a ter um vocabulário maior, o que lhes permite compreender textos mais complexos.

Além disso, bons leitores geralmente são melhores em analisar criticamente o que leem e, portanto, podem tirar mais proveito disso.

Por outro lado, um leitor ruim tende a entender menos daquilo que leu e também tem dificuldade em fazer conexões entre diferentes coisas que ele sabe.

Um leitor ruim também tende a ter uma linguagem menor e menos compreensiva, o que lhe impede de ler textos mais complexos.

Eles também tendem a analisar criticamente menos do que leem, o que significa que não conseguem tirar tanto proveito disso.

No entanto, há uma boa notícia: é possível melhorar seu desempenho na leitura! Mesmo que você não tenha nascido um bom leitor, você pode tornar-se um!

Mito ou verdade: ler mais me torna um escritor melhor?

Não há uma resposta para esta pergunta. Depende da pessoa e do quanto ela se dedica à leitura e à escrita.

No entanto, em geral, ler mais torna as pessoas melhores escritores.

Como já sabemos, a leitura ajuda as pessoas a aprender novo vocabulário, gramática e estrutura de frases.

Também ajuda as pessoas a entender melhor o que faz uma boa escrita. Portanto, se alguém deseja melhorar suas habilidades de escrita, deve ler o máximo possível.

A leitura sempre foi vista como um passatempo benéfico, mas nos últimos anos tem havido algum debate sobre se a leitura é realmente benéfica ou não.

Alguns argumentam que a leitura é uma perda de tempo, enquanto outros argumentam que é uma parte essencial de uma educação completa.

Então, qual é? Ler é mito ou verdade?

A resposta, infelizmente, não é simples. Há prós e contras na leitura. Por um lado, a leitura pode melhorar seu conhecimento e compreensão do mundo ao seu redor. Também pode melhorar suas habilidades de escrita e seu vocabulário.

Por outro lado, alguns argumentam que a leitura ocupa muito tempo que poderia ser gasto em atividades mais ativas. Além disso, alguns argumentam que com a  aumento da tecnologia, a necessidade de ler texto está diminuindo.

Falácia

Uma falácia é um erro de raciocínio ou uma afirmação falsa.

Acho que a principal razão pela qual algumas pessoas pensam que ler é uma perda de tempo é porque não dedicam tempo suficiente à leitura.

Se você lê apenas 15 minutos por dia, é claro que não vai ganhar muito com isso. Tudo o que você precisa fazer é observar como as crianças são ensinadas a ler na escola. Elas são obrigados a ler por horas a cada dia. Gostem ou não, são obrigadas a ler. E como as crianças são aprendizes naturais, aprendem rapidamente a ler bem.

Aprendendo

Você também deve ter em mente que aprender algo nem sempre parece trabalho.

As crianças aprendem a falar sua língua nativa sem nem perceber. Elas gostam de brincar com outras crianças e brincar com brinquedos, mas por osmose, elas aprendem a linguagem.

O mesmo vale para a leitura. Embora você possa  estar se divertindo, você ainda está melhorando suas habilidades de leitura e linguística. Se você não tirar mais nada, isso ainda é um benefício valioso.

Além disso, a leitura também pode melhorar sua compreensão do mundo ao seu redor. Se você ler sobre um tópico específico, terá uma melhor compreensão desse tópico do que se nunca tivesse lido sobre ele. Isso pode ser vantajoso em áreas como história e ciência, onde é essencial conhecer eventos e conceitos específicos.

E não vamos esquecer o vocabulário: quanto mais você lê, mais palavras você vai encontrar. Quanto mais você encontrar novas palavras, maior a probabilidade de aprender novas palavras. Isso também se aplica à verificação ortográfica!

Mito ou verdade: sou um verdadeiro leitor!

Sempre gostei de ler, e isso sempre fez parte da minha vida. Não me lembro de uma época em que não gostasse de ler.

Leio por prazer, por informação e por prazer. Quando não estou lendo, geralmente estou pensando no que li ou no que quero ler em seguida.

Mas há muitos mitos e enganos em torno da leitura. E um deles é o que originou este texto: o mito de que ler é bom para você.

Há muitos anos, as pessoas seguiam um mito que dizia: “leia alguns minutos por dia”. Essa crença surgiu devido a um estudo sobre os efeitos da leitura em adultos.

As conclusões do estudo foram que aqueles que leram uma hora por dia, num período de sete anos, tiveram uma taxa reduzida de enfermidades e doenças. Os que não leram tiveram uma taxa aumentada dessas enfermidades e doenças.

No entanto, este estudo não foi além para identificar se a leitura resultava em uma vida mais longa e saudável ou se era simplesmente uma correlação.

Ao longo dos anos, muitos tentaram identificar se há alguma evidência de que a leitura faz você viver mais. O resultado? Não há nenhuma evidência confiável que apoie a afirmação de que a leitura faz você viver mais.

  • Isso significa que você deve parar de ler? Absolutamente não!
  • Isso significa que você deve ler menos? Eu não acho.
  • Isso significa que a leitura é uma perda de tempo? Definitivamente não!

Por que eu amo ler

Adoro ler porque me permite entrar em outro mundo. Adoro fugir um pouco da realidade e entrar no mundo dos personagens sobre os quais estou lendo. Adoro aprender coisas novas e expandir minha mente explorando novas terras e culturas através de livros. Eu amo as emoções e sentimentos que os livros podem trazer em mim – de rir alto a chorar.

Enfim, o fascínio está em ir além do que pode ser mito ou verdade que estão nos livros: é poder imaginar e inferir as coisas a meu modo. Com meu intelecto e limitação, pois nenhum espírito de aprendiz está naquele que pensa que sabe tudo.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado