logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como escrever uma história de ficção científica

Embora às vezes seja visto como um gênero menor, a ficção científica tem um longo e rico histórico ― cheio de altos e baixos, é verdade, mas com uma média bem elevada de autores talentosos.

Compartilhar:

ficção científica

Embora às vezes seja visto como um gênero menor, a ficção científica tem um longo e rico histórico ― cheio de altos e baixos, é verdade, mas com uma média bem elevada de autores talentosos.

Para o público em geral, a ficção científica pode parecer estranha, já que envolve tanto a ciência quanto a fantasia. No entanto, apesar desta mistura eventualmente levantar objecções técnicas, existe uma boa justificativa para essa mistura: as duas artes se complementam muito bem.

A ciência na ficção científica não precisa ser precisa (a menos que você esteja escrevendo ficção científica aprofundada), contudo precisa parecer plausível – e muitas vezes, quanto mais estranho algo é, mais trabalho precisa ser feito para fazer o leitor acreditar que poderia realmente acontecer.

Autores de ficção científica

Muitos grandes autores se interessaram pela ficção científica; entre eles, William Shakespeare, Hugo Gernsback, H. G. Wells, Julio Verne, entre outros.

Grande parte da história literária está repleta de precursores de muitos gêneros que conhecemos e amamos hoje, e a ficção científica certamente não é exceção.

Embora as técnicas para escrever difiram dependendo de qual gênero você opta, os fundamentos da escrita de histórias permanecem basicamente os mesmos.

Elementos da ficção científica

Neste artigo, veremos o básico para escrever uma história de ficção científica, focando na história em si – ou seja, o que faz uma boa história de ficção científica. Vamos deixar o lado técnico da escrita (estilo, gramática etc.)

Contexto

O cenário de uma história de ficção científica pode ser situada no passado, presente ou futuro, e em outros planetas e naves espaciais, ou mesmo em universos alternativos.

O resto da história será influenciado por essa escolha até certo ponto, pois algumas escolhas tornam as premissas mais incomuns do que outras.

Uma história situada no presente pode ter alienígenas ocultos ou viajantes secretos do tempo, por exemplo, enquanto uma história ambientada no passado pode ter um experimento científico oculto ou uma ocorrência sobrenatural inexplicável.

No entanto, esses tipos de segredos não ocorrem necessariamente apenas nesses períodos de tempo; qualquer cenário pode ter um segredo surpreendente adicionado a ele.

De um modo geral, quanto mais curta a história, mais focada ela deve ser – histórias longas tendem a ficar complicadas se lidarem com muitos tópicos.

Os contos são o formato perfeito para apresentar um quebra-cabeça ao leitor e resolvê-lo no final. Em formas mais longas, como romances, temas mais amplos são mais adequados para prender o interesse do leitor.

Personagens

Uma das chaves para criar um universo de ficção científica realista e interessante são os personagens que o habitam.

Todo mundo tem seus próprios preconceitos pessoais, então tente imaginar o que um personagem pensaria com base em sua situação.

  • Como eles se parecem?
  • Como são suas expressões faciais?
  • Que tom de voz eles usam?
  • Que vocabulário eles usam e são politicamente corretos de alguma forma?
  • Eles têm algum preconceito ou preconceito em relação a outros personagens com base na herança, aparência, status socioeconômico etc.?

Responder a essas perguntas ajudará você a criar personagens realistas que interagem com seu mundo de maneira realista.

Ter um enredo sólido também ajuda a desenvolver os personagens de ficção científica.

Tente imaginar o que aconteceria em seu universo de ficção científica se um determinado evento ocorresse. Como as pessoas reagiriam? Quais seriam as consequências desse evento? E assim por diante.

Então, usando as perguntas acima como base, imagine como um ou mais de seus personagens reagiriam a esse evento.

Humanos

Como regra geral, é melhor escrever sobre personagens com os quais o leitor possa se identificar. Isso significa que, se você tiver um personagem humano em sua história, as pessoas poderão se imaginar no lugar do personagem. No entanto, isso é apenas uma diretriz – se você tiver uma ótima ideia para uma criatura alienígena ou máquina senciente, vá em frente!

Sociedade

Os personagens são definidos por suas ações, mas essas ações são influenciadas pela sociedade em que os personagens foram criados. Portanto, é importante entender a sociedade de onde um personagem vem para entender suas motivações.

Por exemplo, os militares, em muitas sociedades modernas, são frequentemente motivados por um senso de dever e pela necessidade de proteger a sociedade. Se você quer que seus personagens ajam de uma certa maneira, certifique-se de que a sociedade deles promova esse tipo de comportamento.

Motivação

Pessoas fazem as coisas por uma razão, sejam essas razões óbvias ou ocultas. Cada personagem, humano ou não, tem uma motivação para agir da maneira que age. Detectar e revelar essas motivações dá profundidade aos personagens e permite que o leitor simpatize com sua situação.

Relações interpessoais

Personagens não existem no vácuo – eles interagem com outros personagens. Isso pode criar todos os tipos de dinâmicas sociais complicadas que influenciam as ações de um personagem. Os funcionários têm motivações diferentes das de seus empregadores, os cônjuges têm prioridades diferentes das dos amigos.

Funções

Em muitas sociedades, as pessoas são influenciadas pelos papéis que ocupam nessa sociedade. Um soldado ocupa um papel diferente na sociedade do que um político, por exemplo. escritores podem usar esses papéis sociais para explicar muitas das ações de um personagem.

Pertencimento

Os humanos precisam sentir que pertencem a algum lugar e ter conexões com outras pessoas. Isso é especialmente verdadeiro para indivíduos que pertencem a grupos que são de alguma forma desfavorecidos na sociedade. Escritoras, por exemplo, muitas vezes retratam personagens masculinos que desejam pertencer a um grupo de homens, como uma equipe esportiva ou fraternidade.

Necessidades e desejos

Todos têm necessidades e desejos que influenciam a forma como agem. As necessidades são mais fundamentais, como a necessidade de comida, segurança, companhia, etc. Os desejos são menos necessários, como desejo de fama ou vingança. Detectá-los e explicá-los ao leitor fará com que o personagem pareça humano e realista.

Estados emocionais

As pessoas não agem meramente por motivação – elas também reagem aos sentimentos. Sentimentos como amor, ódio, ciúme, alegria e tristeza influenciam como um personagem responderá a uma determinada situação. Por exemplo, um amigo afetuoso pode sentir ciúmes se você prestar muita atenção em outra pessoa em uma festa. Os sentimentos também podem influenciar o comportamento de maneiras óbvias e previsíveis. Por exemplo, se alguém está com raiva de outra pessoa, é provável que ele a ataque de alguma forma.

Estados fisiológicos

Escusado será dizer que as pessoas são influenciadas por seus corpos de muitas maneiras. Estes incluem: sonolência, fome, sede, gravidez, doença e recuperação de lesões. Por exemplo, uma pessoa pode se comportar de maneira diferente depois de se exercitar vigorosamente.

Consciência e intuição

As pessoas podem ter uma consciência moral que orienta seu comportamento. Eles também podem ter intuições sobre o certo e o errado que obedecem sem pensar. Os escritores podem usar esses fatores para explicar o comportamento inesperado.

Memória e previsão

As pessoas se lembram de experiências de seu passado que influenciam como elas agem no presente. Por exemplo, se alguém foi humilhado na frente de uma grande multidão dez anos atrás, eles podem estar muito nervosos em se apresentar na frente de um pequeno grupo hoje. Os escritores podem usar a memória para explicar muitas reações inesperadas. Proust dizia que sem memória a vida seria uma caixa vazia.

Inteligência

Algumas pessoas são inteligentes e aprendem coisas novas com facilidade, enquanto outras são menos inteligentes e têm mais dificuldade em entender as coisas. A inteligência pode explicar a capacidade de alguém de descobrir o significado subjacente dos eventos. Também pode explicar reações imprevisíveis a situações óbvias.

Hábitos e rotinas

Todo mundo tem hábitos  que eles confiam para ditar seu comportamento. Por exemplo, alguém que sorri para cada pessoa que encontra viajando por um bairro perigoso pode estar agindo por hábito e não por amizade. Atividades de rotina, como correr de manhã antes do trabalho, também podem influenciar o comportamento.

Disposições e tipos de personalidade

As pessoas podem ter disposições gerais que afetam a forma como agem em várias situações. Por exemplo, alguém que é alegre por natureza pode achar quase todas as situações agradáveis. Existem também tipos de personalidade que afetam o comportamento, como o extrovertido e o introvertido.

Processos mentais internos

Pensar, sonhar, fantasiar, analisar e imaginar. Esses processos ocorrem abaixo da superfície e muitas vezes influenciam as ações de uma pessoa de maneiras surpreendentes. Por exemplo, uma pessoa pode simplesmente sonhar em fugir de suas responsabilidades na vida e cometer algum deslize na realidade.

Corpo humano

O corpo humano é uma coleção fantástica e surpreendente de órgãos que funcionam em uníssono maravilhoso. Para escritores que querem criar personagens realistas,  entender os sistemas básicos do corpo é essencial.

Sistema nervoso

O sistema nervoso pode explicar comportamentos irracionais, contraditórios ou inesperados. Por exemplo, uma pessoa pode se abaixar de repente sem motivo aparente quando alguém joga uma bola em direção à sua cabeça.

Sensores/scanners

O corpo humano está equipado com vários sensores que captam estímulos físicos e ambientais. Os scanners funcionam dentro do cérebro e captam estímulos internos, como pensamentos e memórias. Por exemplo, se alguém de repente se lembrar de uma reunião importante que esqueceu de comparecer, seus scanners podem desencadear um olhar culpado ou fazer com que ele esqueça completamente a reunião.

Corpos excepcionalmente talentosos

Algumas pessoas nascem com corpos que são excepcionalmente talentosos de uma forma ou de outra. Por exemplo, há pessoas que podem prender a respiração por muitos minutos, alguém que pode correr incrivelmente rápido ou lembrar de inúmeros números. Corpos talentosos fornecem aos escritores personagens extraordinários que podem fazer coisas extraordinárias.

Mente humana

A mente humana é uma ferramenta extraordinariamente poderosa que pode fazer coisas extraordinárias. Os escritores que desejam criar personagens profundos e complexos devem concentrar parte de sua atenção na mente.

Recordações

As memórias são uma das forças mais poderosas dentro da mente humana. As pessoas confiam nas memórias ao tomar decisões no presente sobre eventos que aconteceram no passado. Por exemplo, há um equilíbrio entre querer recapturar a glória do passado e avançar para estabelecer um novo futuro.

Conclusão

Em suma, a ficção científica é um gênero de ficção especulativa que normalmente lida com conceitos imaginativos e futuristas, como ciência e tecnologia avançadas, exploração espacial, viagem no tempo, universos paralelos e vida extraterrestre. Tem sido chamado de “literatura de idéias”, e muitas vezes explora as consequências potenciais das inovações científicas, sociais e tecnológicas.

A ficção científica pode ser distinguida da fantasia e das linhas do tempo alternativas porque é baseada na lógica e na ideia de que alguns aspectos da vida podem existir da maneira como são escritos.

Assim, se você quiser escrever uma história de ficção científica aparelhe-se desses elementos e comece a escrever. Motivação não deve faltar quando começar a desenhar a sua história e seus personagens repletos de realismo dentro da própria ficção que está criando.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
19 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado