logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Dramaturgia: o que é e como beneficia a sociedade

Dramaturgia é o estudo da composição dramática e da performance de peças.

Compartilhar:

dramaturgia
This entry is part [part not set] of 8 in the series Escrita Dramática

Dramaturgia é o estudo da composição dramática e da performance de peças. É um campo de investigação que pode ser aplicado a todas as formas de performance dramática, incluindo teatro, cinema, televisão e rádio.

O estudo da dramaturgia pode nos ajudar a entender como as peças são estruturadas e como elas devem ser encenadas. Também pode nos ajudar a ver as conexões entre diferentes tipos de performance dramática e as sociedades em que são produzidas.

A dramaturgia é um campo de estudo que analisa as maneiras pelas quais as peças são escritas e encenadas para criar uma experiência significativa e bem-sucedida para o público.

A dramaturgia pode ser usada para beneficiar a sociedade, ajudando a criar peças mais eficazes e divertidas.

Além disso, a dramaturgia também pode ser usada para melhorar o valor educacional das peças, ajudando a garantir que sejam bem estruturadas e precisas na representação de eventos históricos.

Drama = ação

Dramaturgia é o estudo do drama, geralmente no contexto do teatro. Em seu sentido mais amplo, dramaturgia é qualquer atividade que envolva drama, como escrever peças, produzi-las e dirigi-las ou analisá-las e criticá-las.

Tradicionalmente, um dramaturgo cria uma peça de teatro, enquanto um diretor a dirige.

Um dramaturgo pode também ser um roteirista para um filme ou seriado.

Um dramaturgo também pode ser um artista que cria performances.

Na verdade, qualquer atividade que envolva uma interação entre ator e espectador pode ser chamada de dramaturgia.

A origem da palavra dramaturgia vem do grego antigo, onde dráma significa ação e ergos trabalhador no sentido de produtor. Portanto, dramaturgia representa a produção ou construção do drama.

Os temas escolhidos pelos dramaturgos refletem as preocupações sociais  e culturais de um período ou comunidade. Por isso, a dramaturgia ajuda a difundir informações úteis sobre questões sociais e psicológicas, como preconceitos, frieza de coração, ou o quão frágeis são as nossas vidas.

A dramaturgia também pode ajudar a criar uma consciência sobre grupos sociais marginalizados, como pessoas com doenças mentais, por exemplo.

A dramaturgia também pode contar histórias que jamais serão repetidas e que nunca poderemos viver de novo: uma peça de teatro é um momento  e uma performance é um instante.

Mesmo uma peça de teatro gravada somente permanecerá na mente dos espectadores como algo que jamais poderá ser repetido.

A dramaturgia também pode ajudar a transmitir valores, como honestidade, coragem e amor, para os espectadores.

Estudo da dramaturgia

O estudo da dramaturgia abrange muitos temas, como a técnica da produção teatral, a leitura critica de textos de autores de peças e representações teatrais, bem como as técnicas usadas por atores para interpretar personagens.

Como foi dito, a dramaturgia pode também ser estudada por meio da análise de textos escritos, como peças de teatro e filmes.

Após a análise textual, é preciso analisar as características psicológicas das personagens criadas nos textos e a forma como elas interagem entre si.

Atores sempre buscam um pouco da personalidade de seus personagens para se inspirar durante as gravações e apresentações.

Análise social da dramaturgia

A dramaturgia também pode ser estudada por meio de uma abordagem social.

Considerando que os temas abordados nas peças variam muito, é possível analisar as peças que falam sobre uma determinada época, permitindo análise  histórica, cultural e/ou social, bem como os textos que falam sobre personagens reais.

A dramaturgia também pode contribuir para a melhoria e o aprimoramento da sociedade como um todo.

Com a leitura critica de textos e apresentações teatrais é possível desconstruir estereótipos, combater racismo, sistemas de crenças machistas e outros tipos de discriminação.

Peças que fizeram sucesso no teatro

Algumas peças que foram encenadas com sucesso em nosso país são:

  • A Gata Borralheira
  • Auto da Compadecida
  • Dom Quixote
  • O Mambembe
  • O Cortiço
  • O Órgão
  • O Rei da Vela
  • A Dama das Camélias
  • O Seminarista

Certamente a lista é muito maior, mas só pontuamos algumas para ilustrar o tema.

A dramaturgia na TV

O drama da televisão brasileira que cria novelas famosas para exportação é cheio de intriga e suspense. As linhas da história são muitas vezes cheias de reviravoltas, e os personagens estão sempre deixando os espectadores adivinhando.

As telenovelas brasileiras são conhecidas por sua capacidade de manter os espectadores fisgados, e não é à toa que são tão populares em todo o mundo.

Um dos métodos utilizados pelos dramaturgos para manter seus espectadores ligados é usar uma linha central com diversas tramas paralelas. Novelas como “A Regra do Jogo” e tantas outras usam esse esquema digamos infalível.

A promessa da dramaturgia em uma sociedade melhor

A promessa do drama de ter uma sociedade melhor geralmente tem sido colocar um dedo na ferida. Ele tem sido usado como uma ferramenta para comentários sociais por séculos e seu poder está em sua capacidade de nos fazer sentir.

Em resumo, é fácil dizer que o drama nos permite ver o mundo de diferentes perspectivas e entender as experiências dos outros.

Pode ser uma força para o bem, nos desafiar a pensar sobre o mundo em que vivemos e como podemos torná-lo um lugar melhor.

Claro que é uma arte que desafia a todos a pensar em como transformar a sociedade a ser mais solidária e menos desigual, mostrando, não raro, as mazelas forjadas na política e economia de um país.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Series Navigation

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado