logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

A diferença entre discurso direto e indireto

O uso do discurso direto é quando as palavras são ditas pelo personagem. Já no caso do indireto, acontece quando as palavras são relatadas pelo narrador.

Compartilhar:

discurso

Discurso direto e indireto são duas formas de se expressar em uma língua. O primeiro acontece quando você transcreve exatamente o que alguém disse, usando as mesmas palavras e frases. Já o segundo é quando você resume ou parafraseia o que foi dito, usando suas próprias palavras.

Quando se usa o discurso direto e quando se usa o discurso indireto
O uso do primeiro é quando as palavras são ditas pelo personagem. Já no caso do indireto, acontece quando as palavras são relatadas pelo narrador. A diferença entre os dois é que o direto é mais imediato e pode ser mais envolvente para o leitor, enquanto o indireto pode ser mais objetivo e imparcial.

O que é discurso linguístico
É o uso da linguagem para fins específicos, como comunicação, expressão de pensamentos e emoções, etc. Assim, no que diz respeito ainda à diferença entre discurso direto e indireto é que, no primeiro, as palavras são ditas exatamente como elas foram pensadas, enquanto no segundo, as palavras são interpretadas pelo ouvinte e podem ser alteradas de acordo com a situação.

O que é discurso indireto livre
Este tipo é uma forma de discurso indireto que não está vinculado às regras da gramática. Isso significa que ele pode ser usado para expressar uma ampla gama de pensamentos e sentimentos, sem ter que se preocupar com o uso correto da gramática. Isso o torna a escolha ideal para quem deseja comunicar seus pensamentos e sentimentos de maneira mais criativa e expressiva como acontece bastante na literatura.

Discurso é um enunciado produzido em uma situação
Na realidade, ele é um enunciado produzido em uma situação comunicativa. Como vimos, ele pode ser direto ou indireto, sendo que no primeiro as palavras são reproduzidas exatamente como foram pronunciadas pelo falante, ao passo que, no segundo, as palavras são reproduzidas de acordo com o que o falante quis dizer, ou seja, são interpretadas pelo ouvinte.

Discurso: qual o significado dessa palavra
O significado dessa palavra refere-se à diferença entre discurso direto e indireto, que, como já foi observado, no primeiro o falante diz exatamente o que eles quis dizer, enquanto no segundo, o falante implica algo sem dizê-lo diretamente. Essa distinção é importante a ser considerada ao se comunicar com outras pessoas, pois a maneira como dizemos as coisas pode ter um impacto significativo em como elas são entendidas.

Qual o discurso mais famoso de Martin Luther King
I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”) foi dito pelo estadista negro Martin Luther King. Nele ele quis dizer que negros e brancos deveriam viver juntos em paz e justiça, em uma nação onde todos têm as mesmas oportunidades.

Discurso elitista
Este é um termo usado para descrever uma maneira de falar que é vista como superior ou mais educada do que outras. Isso pode ser visto na diferença entre discurso direto e indireto, onde o autor usa o primeiro para mostrar que tem mais conhecimento sobre o assunto do que seus leitores. Esse uso pode ser visto como elitista, pois implica que o autor é mais bem informado e mais inteligente que seu público.

Discurso demagógico
É um tipo de discurso usado por políticos para manipular o público e ganhar suporte. Ele geralmente inclui promessas falsas ou exageradas, bem como ataques aos oponentes.

Quando um discurso revela uma visão etnocêntrica

O etnocentrismo é a crença de que o próprio grupo étnico ou cultural é superior a todos os outros. Isso pode se manifestar de diferentes maneiras, como pensar que o próprio modo de vida é o único correto, ou que outros grupos não são tão desenvolvidos ou civilizados quanto o nosso. O etnocentrismo pode levar ao conflito e à tensão entre os grupos, bem como ao preconceito e à discriminação.

Assim, um discurso com esse talhe vai centrar foco na superioridade do grupo ou da raça evocada, levando outros grupos a sentir-se menos valorizados e, consequentemente, sofrer com uma série de problemas. Um discurso direto pode revelar esse etnocentrismo, já que as afirmações feitas podem levar outras pessoas a se sentirem menos valiosas ou menos importantes. Um ato de fala indireto pode ser mais eficaz para não ofender grupos considerados de “menos valor”.

Conclusão

O discurso direto e o discurso indireto são duas formas de se expressar em um texto. O primeiro é quando o autor fala diretamente com o leitor, usando frases como “eu quero dizer…” ou “você precisa entender…”. Já o segundo,  por seu lado, é quando o autor indiretamente transmite seus pensamentos e sentimentos por meio da narração.

Uma vez quer esteja claro o conceito, fica mais fácil portanto utilizar esses tipos de discurso em atividades criativas de texto desde que se tenha em mente a criação literária por exemplo.

Como exemplo, veja a frase:

Ele disse que vai te amar para sempre.

Ela pensou que seria fácil concluir o curso.

Na primeira frase, a forma linguística utilizada é indireta. A palavra “ele” não está sendo usada como pronome de primeira pessoa (eu), mas como referência a alguém no discurso. Na segunda frase, a palavra “ela” também é indireta, representando o sujeito da frase (na verdade, uma mulher). Na verdade, ao colocarmos um pronome de primeira pessoa em uma frase indireta, ela passa a ser direta.

Resumindo:
Direto – Autor falando diretamente com o leitor.
Indireto – Autor falando sobre algo sem se dirigir ao leitor.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
20 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado