logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar

Envolva a criatividade das crianças por meio de histórias

Os pais começaram a ler para os filhos desde muito cedo. Esta é uma oportunidade para as crianças envolverem sua imaginação e criatividade.

Compartilhar:

desenvolvimento da linguagem

Odesenvolvimento da linguagem da criança começa quando os pais se prestam a ler para os filhos desde muito cedo, ativando a imaginação e a criatividade de seus filhos.

Uma maneira de fazer isso é pensar em sugestões de histórias criativas para fazer com que a criatividade de seus filhos flua. Um exemplo disso é imaginar o que poderia acontecer ao personagem principal da história se ele saísse de férias.

Isso pode levar a histórias sobre o protagonista alimentando os animais no zoológico, escalando ao topo do Monte Kilimanjaro ou encontrando uma princesa do mar numa praia brasileira paradisíaca ou então encontrando uma princesa na cidade de Nova York.

Outra dica é dar ao seu filho ideias como dois animais viram amigos, ou um animal e uma árvore, ou quem sabe uma mesa e uma cadeira irmãs. As possibilidades são ilimitadas. Este tipo de exercício criativo aumentará a criatividade do seu filho, ou indo além, vai estimular ele ou ela a criar. A diversão com eles será garantida!

Os benefícios da leitura para crianças para o desenvolvimento da linguagem

A maioria dos pais concorda que os filhos que leem parecem desenvolver maior aptidão com a linguagem mais cedo. Suas habilidades de vocabulário são aprimoradas e eles aprendem a compreender melhor o texto.

Assim, à medida que envelhecem, a leitura estimula sua imaginação e desenvolve habilidades de pensamento crítico.

Quando se sentem bem consigo mesmas, têm mais probabilidade de ter sucesso na escola e na vida.

Portanto, vale pensar em fazer seus filhos lerem desde cedo para ajudá-los a ter sucesso na vida!

A leitura pode ajudar as crianças a aprender a falar sua língua nativa

A capacidade de ler é uma das habilidades mais importantes que as crianças podem aprender.

Uma das vantagens de ser capaz de ler é que pode ser usado para ajudar as crianças a falar sua língua nativa.

Quanto mais as crianças forem capazes de praticar a leitura, mais fácil será para elas entender como sua língua nativa é escrita.

Isso tornará mais fácil para eles pronunciar as palavras. É importante que as crianças leiam em sua língua nativa para estabelecer as bases para o aprendizado futuro.

Na realidade, ler para as crianças é uma forma maravilhosa de vínculo e não é apenas relaxante, mas também divertida para as crianças.

Ler em voz alta para seus filhos é uma forma de se conectar e é uma forma eficaz de as crianças aprenderem a linguagem e os cognatos.

Ler para as crianças é uma boa maneira de elas se exporem e praticarem a audição e a fala. A leitura e a escrita andam de mãos dadas e, com a leitura, as crianças ganham vocabulário e aumentam suas habilidades para escrever composições.

Ler para crianças é um meio de compartilhar suas histórias favoritas e deixá-las entusiasmadas com os livros.

Como a pesquisa sobre o desenvolvimento da linguagem infantil pode nos ajudar a entender como as pessoas aprendem a linguagem

A conexão comum entre o campo sempre importante do desenvolvimento cognitivo e o estudo da aquisição da linguagem é que ambos são inerentemente dirigidos pela construção de hierarquias de habilidades perceptuais, cognitivas e motoras complexas.

A visão cognitivista do desenvolvimento cognitivo (serve de base para as mudanças linguísticas) afirma que níveis mais elevados de complexidade são estabelecidos por meio de níveis progressivos de desenvolvimento.

Os estágios do desenvolvimento da linguagem são semelhantes aos estágios sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal do desenvolvimento cognitivo.

Crianças em desenvolvimento sensório-motor ainda não são capazes de conectar a entrada sensorial à resposta motora. A entrada sensorial é processada sem qualquer ação consciente.

Crianças em desenvolvimento pré-operacional ainda não são capazes de conceituar a relação do objeto-entrada sensorial com a resposta motora direcionada a esse objeto.

Por outro lado se a resposta motora for dirigida a um objeto, no qual um ente querido está segurando, ela provavelmente irá associar a entidade ao objeto.

Devido a esta relação o objeto-entrada que a criança acha, é natural que ela queira que o objeto permaneça nessa situação-entrada.

Todos nós somos crianças quando queremos, dispostos ao aprendizado. A saída é propiciar cenário que estimule a criatividade da criança fazendo-a pensar fora da caixa. Pensar dentro da caixa é o que nos cria bolhas que nos desestimulam ao inevitável: a mudança.

O planejamento é o primeiro passo. A organizada planejada. Geralmente os adultos impõem o seu calendário, impõe o seu orçamento, impõem os seus conceitos, sem ouvir o que o outro tem a dizer. Então vale primeiro ouvir e depois dar as dicas!

Como você explica a linguagem para as crianças?

A linguagem é uma daquelas coisas difíceis de explicar às crianças. Existem tantos aspectos diferentes, como pontuação, o que as diferentes partes da frase significam e diferentes regras gramaticais.

Com todas essas partes diferentes, às vezes é difícil descobrir como explicar a linguagem para as crianças.

Mas uma maneira de explicar a linguagem às crianças é pedir-lhes que encontrem palavras diferentes e, em seguida, classifique-as em categorias e depois explique o que essas categorias significam.

Por exemplo, se uma criança estava classificando as palavras em pronomes e substantivos, você explicaria à criança a diferença entre essas duas categorias e como elas são usadas em uma frase.

Além disso, se uma criança estava classificando palavras em tópicos como feliz e triste, você poderia explicar ao menino (a) o que significam esses adjetivos e como eles são usados em texto.

Então se a linguagem é uma coisa difícil de explicar para as crianças, visto que há tantos aspectos diferentes, como pontuação, significados, regras gramaticais e regras de ortografia, tudo isso são coisas diferentes. Talvez sejam muitas as palavras e os detalhes que precisarão ser ensinados, mas isso não é um motivo para que elas não aprendam sobre a linguagem, e as histórias devem ser um grande aliado nesse aprendizado para a vida toda.

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado

Translate »