logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Um olhar sobre os fatores importantes que afetam a coerência e a coesão na escrita

Na produção textual criativa, é essencial que haja coesão e coerência entre as ideias apresentadas.

Compartilhar:

coesão e coerência
This entry is part 13 of 19 in the series Linguagens

Coesão e coerência

Incoerência e coesão são aspectos importantes da escrita que afetam a legibilidade. A incoerência é a falta de conexão lógica entre as ideias, enquanto a coesão é a ligação de palavras, frases e orações para criar unidade dentro de um texto. Existem vários fatores que podem afetar a coesão e a coerência na escrita, incluindo pontuação, gramática e vocabulário. Para produzir um texto bem escrito, é importante estar atento a esses fatores e usá-los a seu favor.

Portanto, entre alguns fatores que afetam a coerência e a coesão na escrita estão  o uso de elementos de ligação, a concordância verbal e nominal, e a pontuação.

Os elementos de ligação são palavras ou frases que conectam duas ou mais ideias dentro do texto. Alguns exemplos de elementos de ligação são:

Palavras de ligação: e, mas, porém, no entanto;

Frases de ligação: ainda que, embora, mesmo que;

Concordância verbal significa que as palavras correspondentes na frase estão no mesmo tempo (presente, passado, futuro), caso contrário, elas serão indicadas por um sinal de acordo.

Concordância nominal significa que as palavras correspondentes na frase estão em gênero e número, caso contrário, também haverá sinais de acordo. Para analisar se você está usando os elementos de ligação adequadamente e com concordância, faça uma análise nominal e verbal do texto.

Fatores que afetam a coesão e coerência na escrita

Os fatores que afetam a coesão e a coerência na escrita incluem, mas não estão limitados ao seguinte:

  • Colocação da frase do tópico;
  • Uso de palavras e frases de transição;
  • Comprimento e complexidade da frase;
  • Comprimento e estrutura do parágrafo.

Correlatos e transições:

As frases de transição são utilizadas para mostrar como uma ideia foi trazida à tona ou como uma ideia anterior foi terminada, já as frases correlatas são usadas para conectar ideias que aparecem consecutiva e sequencialmente.

Para criar um texto com coerência e coesão, é preciso utilizar esses elementos  de forma eficaz. Existem alguns fatores que ajudam você a usar transições e correlatos de forma efetiva, incluindo palavras como:

para isso, portanto, portanto, pois, logo, então, aqui, acolá, por isso, ainda, entretanto, no entanto, porém, contudo.

Ao usar transições e correlatos adequados, você estará provando que sabe como  construir uma linha coerente de raciocínio no texto, o que é um fator importante de coerência.

Ser conciso é outro fator importante na medida em que, na maioria das vezes, as palavras mais longas adicionam incoerência ao texto.

Então, se você quiser se tornar um escritor melhor, você deve aprender a ser mais conciso. Isso significa dizer a mesma coisa com menos palavras. Quanto mais longa for sua frase, maior a chance de ela se desprender da linha de raciocínio. Vale testar aqui cada palavra e perguntar-se se realmente ela é essencial.

Como manter a coesão nos pensamentos

Coesão é a qualidade da união. No pensamento, seria a capacidade de manter o foco e perceber que está no caminho certo. Há muitas coisas que podem ajudar na coesão do pensamento, como manter um diário, estabelecer metas e ser organizado. Outras coisas que podem ajudar são manter uma atitude positiva, ser paciente e fazer pausas.

Confiamos na coerência para dar sentido ao mundo. A coerência é a nossa capacidade de combinar pedaços separados de informação em um entendimento coeso. Isso pode ser um desafio, pois diferentes informações podem ser contraditórias. Nossos cérebros são notavelmente bons em resolver essas contradições, graças à nossa capacidade de criar histórias coerentes.

A coerência também é importante para o nosso pensamento. Quando nossos pensamentos estão desconexos, pode ser difícil seguir uma linha de raciocínio. Isso pode levar a erros e confusão. Pensamentos coerentes são mais fáceis de lembrar e entender.

Existem algumas coisas que podem ajudar a tornar nossos pensamentos mais coerentes. Uma delas é usar uma linguagem clara e concisa. Outra é manter o foco em um tópico de cada vez.

Coesão e coerência no texto criativo

Na produção textual criativa, é essencial que haja coesão e coerência entre as ideias apresentadas. Caso contrário, o texto pode ficar incoerente e pouco claro. Para evitar isso, é importante estabelecer uma estrutura clara para o seu texto, organizando as ideias de forma lógica. Além disso, é importante usar palavras e frases que façam sentido em conjunto.

Lembre-se que a coesão é a ligação entre as ideias apresentadas no texto. Para ter um bom texto coeso, é importante ter uma estrutura clara e bem definida. Isso ajuda a manter a coerência entre as ideias expressadas. Além disso, é essencial utilizar palavras e expressões que façam sentido quando combinadas com outras palavras e expressões.

A coerência pode ser um fator importante na hora de classificar uma produção textual criativa. Assim como a coesão, a coerência é a ligação entre as ideias de um texto. Para ter uma texto coerente, as palavras e expressões devem fazer sentido quando usadas juntas. Então, além de ter uma estrutura clara e definida, você também precisa utilizar expressões que se adequem ao contexto da leitura. Assim, é importante refletir sobre o que está escrevendo. Verifique se as expressões que você escolhe estão de acordo com o que queria dizer.

Coesão e coerência nas histórias

A história bem contada tem coerência interna e coesão. Seus elementos estão interligados, formando um todo coerente. Uma história mal contada, por outro lado, é uma bagunça de eventos sem sentido. Seus personagens e ambientes não estão relacionados, e o leitor/espectador acaba perdido.

A coerência interna é a característica de uma história que faz com que seus eventos estejam interligados. Os personagens se comportam de acordo com sua personalidade, ambientes estão relacionados a eventos anteriores e sentidos.

Para criar uma história coesa, lembre-se de que todos os personagens e ambientes estão interligados. Assim, qualquer alteração em um deles provoca uma mudança nos outros. Para ajudar a ter uma noção, divida a história em partes (sequências) e hiatos (divisórias). A parte deve corresponder a uma união entre os personagens e o ambiente.

O exemplo a seguir mostra um bom começo para uma história coesa. Note como as divisórias e hiatos estão bem definidos. Essa estrutura é ótima para ajudar o leitor/espectador  a entender como está sendo distribuída a informação na leitura. Também ajuda a perceber eventos interligados e, assim, manter a atenção no texto.

A história começa com o personagem subindo apressadamente  a rua. Ele chega a um bar, entra e senta-se. Daí inicia uma conversa com uma garota que está no local.

Note como as divisórias ajudam o leitor/espectador a entender como está sendo distribuída a informação na leitura. Também ajuda a perceber eventos interligados e, assim, manter a atenção no texto.

Conclusão

Ao contrário do que se possa pensar, a coerência e a coesão na escrita não dependem apenas da capacidade de construir frases gramaticalmente corretas. Existem outros fatores importantes que afetam estas características, como a clareza na exposição do assunto, a organização dos argumentos e o uso de vocabulário adequado.

Em linhas gerais, a coerência e coesão na escrita podem ser influenciadas por diversos fatores, como a clareza da ideia principal, o uso de conectores adequados, a correta utilização de verbos e a concordância entre o sujeito e o predicado.

Pensar e escrever com coesão e coerência é sempre um desafio para quem escreve, por isso vale sempre atentar para a maneira pela qual pensamos um assunto ou questão. Aqui pode estar o germe de um texto equilibrado, coeso e coerente nascendo em seu íntimo.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais
Series Navigation<< 9 maneiras de mostrar empatia em sua vida cotidianaA que se deve a eloquência e quais os benefícios? >>

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado