logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Como escritores independentes podem almejar sucesso?

O sucesso literário deve ser, em primeiro lugar, buscado por escritores independentes. Porém, o desafio é duplamente maior para quem tem de auto publicar seu livro muitas vezes.

Compartilhar:

escritores independentes

Os escritores independentes podem ter sucesso quando se dedicam a escrever novas histórias, quando se mantêm ativos, cuidam do marketing e da maneira que eles falam sobre escrever.

Quando esses escritores começam ou terminam um livro, manter um blog é uma boa maneira para promover o livro. Quando você é um escritor independente, você pode publicar o livro para que os seus leitores possam ler, e isso de muitas maneiras desde que se busque por novas ideias de promoção e venda – além do ato da escrita.

Não é fácil se tornar um autor independente, mas há alguns motivos para você pensar sobre seus próprios livros.

No momento, há um número cada vez maior de autores independentes publicando livros. Os meios de publicação estão se tornando mais competitivos, o que significa que você precisa tomar medidas para que seu livro seja notado.

Muitas pessoas acreditam que publicar um livro é apenas uma questão de incluir as palavras “Kindle” ou “eBooks” para ser notado. Não é bem assim. É importante lançar mão de estratégias, por exemplo, de SEO, para divulgar seu livro.

Os escritores independentes continuam a crescer no mercado literário. Talvez você seja um escritor profissional, e isso é uma boa notícia – há empresas que criam oportunidades para todo tipo de escritor. Não importa se você é um escritor profissional ou não, isso significa que você precisa estar atualizado. Não é à toa que a maioria destes escritores independentes está usando a internet para ajudá-los a explorar a escrita e ir mais além tendo leitores e, com sorte, ganhar dinheiro.

Escrever Personagens Belos

Criar personagens é para o escritor um dos passos mais importantes.

Pesquisas para analisar o comportamento humano em todos os seus estados podem render boas ideias para criações.

Aprender sobre a forma como o público reage às criações não reconhecíveis pode demonstrar que determinadas personalidades podem ser capazes de retê-los.

Estudar fobias pode ensinar a respeito de vítimas que possam se sentir inseguras enquanto imaginam coisas.

Compreender que alguém pode estar sorrindo sem significar que esteja alegre pode revelar que a pessoa está reagindo contra uma raiva de não ser tão bela quanto à outra, e assim por diante.

Escrever personagens belos é pensar que eles podem se tornar memoráveis se o escritor for honesto com sua própria criação.

Isto significa dizer que eles vão ganhar vida própria, com livre-arbítrio inclusive. Então , se você está escrevendo uma ficção histórica, por exemplo, é importante desenvolver personagens dando-lhes humanidade, indo além do próprio contexto de uma eventual pesquisa.

Criamos personagens que sentimos que vão ressoar com as pessoas e trazê-los para nossas histórias.

Quando criamos um personagem, devemos pensar sobre todas as diferentes facetas que queremos representar e como elas podem ajudar as pessoas a se conectarem com nosso livro e suas histórias.

Devemos ter o cuidado de equilibrar as necessidades do personagem e as necessidades da história.

Há uma enorme quantidade de personagens belos na literatura, desde aqueles conhecidos como bonzinhos, mauzinhos e os que são únicos e reconhecíveis.

Às vezes é muito difícil saber de que forma escrever um personagem belo, mesmo para um escritor experiente.

Há diversos livros que podem ser usados para inspirar você na criação de personagens belos. Às vezes, os personagens belos podem ser extremamente comuns, como um cara comum que trabalha em uma loja varejista ou um colecionador de sonhos.

Não são necessariamente as pessoas “boazinhas” que são necessárias para serem personagens belos na literatura. Um personagem belo pode ser um sociopata ou um ladrão, mas se quer identificá-las, você não pode ser indiferente a seus sentimentos.

Um breve checklist para inspirar a criação e desenvolvimento de personagens belos pode ter algumas perguntas-chave:

  • 1 – Como está o personagem?

Ele se sente perdido?

Eles se sente contente?

Eles se sente derrotado?

Eles se sente realizado?

  • 2 – Quais são as motivações do personagem?

Quais são os objetivos do personagem?

Quais são os desejos do personagem?

Quais são as necessidades do personagem?

  • 3 – Quais são as histórias por trás do personagem?

Qual é o passado do personagem?

Qual é o presente do personagem?

Qual é o futuro do personagem?

  • 4 – Quais são os traços de personalidade do personagem?

Como ele reage às situações de modo geral?

Qual a principal característica do personagem quando em situação amena?

Qual a principal característica do personagem quando em situação de estresse?

Ele é polido, educado, mal-humorado, interessado, preguiçoso, frio, amoroso?

Não existe uma receita pronta para se conseguir um personagem adorável, cada história que ele vive pode revelar um ser incrível, com suas idiossincrasias e modos de ser que podem ficar gravados na memória dos leitores.

Como Escrever um Bom Romance

A criação de um romance bom e de sucesso começa com um enredo forte e atraente. Para garantir que seu romance seja ótimo e cative seu público, você precisa ter certeza de que conhece seu personagem principal e sua história de fundo.

Uma história que gira em torno de um evento envolto em mistério ou qualquer reviravolta nesse assunto também deixará o seu público adivinhando e querendo mais. Como em um bom filme de suspense.

Ninguém sabe melhor do que um autor de ficção o que é preciso para escrever um bom romance. As dicas a seguir devem ajudar a transformar seu romance em um best-seller:

  • A história começa com um conflito.
  • Torne o protagonista simpático e identificável.
  • Desenvolva seu ambiente.
  • Escreva de forma que seu leitor seja atraído para a história.
  • Certifique-se de que seu protagonista tenha um “quê” de mistério.
  • Dê ao seu personagem uma boa falha.
  • Reserve um tempo para planejar o romance antes de escrevê-lo.
  • Desenvolva um bom clímax e um final satisfatório.
  • Leia seu trabalho em voz alta para que possa detectar quaisquer erros que possa ter perdido.

Parece fácil listando assim meio que despretensiosamente, mas, claro, isso é um engano. Há muito trabalho para transformar ideias e conselhos em alguma coisa interessante e valiosa. Isto é sempre um desafio estimulante para muitos autores embora não seja a unanimidade. Quem descobre no fundo se vale a pena é de fato o autor com sua boa ideia.

Onde Publicar seu Livro

Apesar dos benefícios, cada escritor precisa conscientemente tomar sua decisão levando em consideração onde publicar seu livro. Porque publicar seu livro na Amazon Kindle, como é o caso dos escritores independentes, é uma decisão que depende do escritor e dos seus objetivos pessoais.

Escritores independentes têm benefícios do fenômeno do livro eletrônico, mas também têm desvantagens. Por exemplo, o Kindle geralmente paga um valor de royalties que pode ser aquém das pretensões pessoais entre outras coisas.

Tradicionalmente conseguir um editor pode ser um ótimo recurso para um escritor. A maioria dos editores fornece serviços de edição, marketing e publicidade para o redator, a fim de ajudá-lo a capitalizar seu trabalho.

Publicar um livro pode ter também enorme dispêndio de tempo e dinheiro. É um processo extenso, requer muita pesquisa e reflexão. Há vários passos que devem ser considerados para ter certeza de que todo o trabalho será feito da maneira correta, otimizada e segura.

Primeiro, é preciso escolher a melhor editora para produzir seu livro. Pode aparecer várias editoras interessadas, mas, para decidir, você deve analisar qual é a linha dela e o estilo de suas publicações.

Nos dias de hoje, publicar um livro pode ser uma ótima maneira de causar uma impressão duradoura e espalhar sua mensagem para um grande público. Mas também pode ser um processo muito demorado e caro quando se escolhe fazê-lo pelas vias tradicionais.

Anunciar e Vender seu Livro

O sucesso literário deve ser, em primeiro lugar, buscado por escritores independentes. Porém, o desafio é duplamente maior para quem tem de auto publicar seu livro muitas vezes. Algumas dicas para apoiar os autores independentes são:

  1. Visite os principais sites de vendas de livros (Amazon, grandes editoras, fornecedores de livros, etc).
  2. Visite outros sites literários independentes que vendem livros, como os sites de outros escritores, plataformas de autopublicação, etc.
  3. Pesquise gráficas ou editoras que oferecem ótimos preços para imprimir seus livros.

Há a constatação de que, apostando na internet, os autores independentes estão conquistando um espaço importante no mercado publicando livros com as novas ferramentas de comunicação.

A Amazon, por exemplo, é uma plataforma eficaz com diversas ferramentas para divulgar seus livros.

Para facilitar a vida dos autores independentes, a Amazon encontrou uma maneira de simplificar o processo de vender e promover seus livros: com a Amazon Createspace.

A Amazon Createspace é um sistema de auto-publicação que não exige que o autor pague para promover seu livro, ou que ele tenha uma gráfica para fazer cópias de seus livros.

Lá também eles oferecem a plataforma KDP para cadastro dos livros de escritores independentes.

A implementação de uma estratégia promocional para o seu livro pode parecer uma tarefa assustadora. Por onde você começa? Onde você encontra serviços promocionais? Quais são as maneiras mais eficazes de promover seu livro?

A lista de perguntas continua indefinidamente. Existem muitos meios de comunicação disponíveis para o escritor encontrar serviços promocionais, mas pode um bom começo ter uma página na internet para mostrar o teor do livro e para o qual enviar o interessado para conhecê-lo. O nome “independente” aqui levado a sério.

Vale lembrar que estamos em plena Era da Informação, portanto toda informação é bem vinda dos escritores que fazem seu próprio “corre”.

Será então um novo modelo de “Corrida ao Ouro”?

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado