logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar

Escrever artigos é uma experiência totalmente gratuita

Em síntese, um artigo pode ser definido como uma peça escrita com uma opinião ou análise sobre um determinado assunto. 

Compartilhar:

artigos

Um dos principais meios de comunicação e apresentação de ideias e opiniões é através de artigos. Desta forma, as pessoas passam a ter a oportunidade de se comunicar e trocar ideias em diversos assuntos.

A introdução para o artigo é o primeiro parágrafo de um artigo em uma página, e serve para dizer ao leitor o que o artigo propõe discutir.

A introdução é um dos aspectos mais importantes de um artigo, e que geralmente são pesquisados pelos motores de busca, dada a sua posição nas páginas do Google. Não à toa que muitos dizem que a melhor maneira de começar um artigo é com um parágrafo de introdução forte.

Elementos componentes de um artigo

Então um artigo pode ser definido como uma peça escrita com uma opinião ou análise sobre um determinado assunto.

Este tipo de peça geralmente é uma coluna, texto curto ou longo, cuja função é trazer informações aos leitores e fazer com que esses leiam a publicação.

Seu objetivo é mostrar ao visitante uma (ou mais) opiniões sobre determinado assunto, informar qualquer tipo de material publicado e fazê-lo desejar ler mais sobre aquela matéria. Este é basicamente o objetivo de um artigo.

Os artigos devem conter basicamente os seguintes elementos:

  • título
  • subtítulo
  • parágrafo de introdução
  • outros parágrafos de conteúdo
  • conclusão

Tipos de artigos

Ao fazer marketing online, por exemplo, é importante usar uma variedade de tipos de conteúdo diferentes.

Alguns desses tipos de conteúdo são postagens de blog, páginas de produtos, conteúdo de afiliados, formulários de inscrição entre outros.

O certo é que é possível encontrar na internet artigos sobre muitas coisas. Você pode achar artigos que contêm informações gerais sobre o que certas coisas são ou o que eles fazem. Você pode achar artigos com conselhos que você pode usar para fazer o seu trabalho melhor ou para sua vida pessoal. Aliás, estes tipos de artigos são muito úteis.

Mas é importante reforçar que se você está procurando por algo difícil de encontrar, como um jornal que não existe mais ou um artigo de uma revista específica, você vai precisar se certificar de que as fontes são confiáveis. É importante não confiar apenas nos artigos escritos na internet. Algumas fontes tendem a ter mais informações de segunda mão, enquanto outros enviam informações incorretas para a maioria público como se fossem verdades. Quando se trata do sucesso na internet, você precisa saber exatamente no que você pode confiar e no que não pode.

Numa lista básica de tipos de artigos podemos encontrar:

  • Artigo de opinião;
  • Artigo Científico;
  • Resenha;
  • Reportagem;
  • Artigo de curiosidades;
  • Artigo de dicas (tutoriais);
  • Artigo de vídeo;
  • Artigo de guia completo;
  • Artigo para sites de notícias;
  • Etc.

Artigos de opinião

Não há no Brasil, apenas, os artigos de opinião, mas sim blogs de opinião, onde as pessoas podem deixar suas opiniões de uma forma própria sobre o assunto que estiver em pauta.

Mas é preciso inferir que, no mais das vezes, escrever é uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. É muito difícil produzir muito conteúdo bom. Mas isso não significa que você não faça isso com a sua melhor habilidade. Tudo que você tem que fazer é dar o seu melhor e ver o resultado.

Para escrever um artigo pode-se ser imparcial ou ser parcial na opinião, de modo que se torne um processo natural para conquistar a confiança do seu leitor. O ponto chave é procurar referências e extrair um conteúdo, que só poderia ser lido por autoridades em seu assunto.

Em outras palavras, é importante escrever um artigo de opinião que tenha qualidade e se o tom for imparcial na opinião, vale procurar sempre ter uma opinião sustentável. É importante se posicionar, mesmo que você esteja colocando uma opinião em desacordo com a sua própria visão. É muito importante definir de antemão se a opinião será parcial ou imparcial. Mas é importante procurar referências para sustentar a opinião. Buscar fontes de pesquisa que estão de acordo com as diferentes perspectivas das diferentes opiniões tende a ampliar a reflexão.

Artigos científicos

No caso de artigos científicos, a recomendação é utilizar uma estrutura clássica com introdução, meio e conclusão. É a ordem natural de um artigo científico.

Artigos de cientistas, pesquisadores ou acadêmicos são escritos em um estilo científico, ou seja, dentro de normas preestabelecidas para esse tipo de artigo.

A história do artigo científico é muito antiga. Embora a existência da escrita data de cerca de 3500 a.C. no antigo Egito, a publicação de artigos relacionados à pesquisa só começou na Europa no século 15, em 1665, com o astrônomo francês Jean-Baptiste Colbert que fez a sua dedução pública na França, baseado em todas as ciências, criando a Academia da Ciência. Em seguida , a publicação de artigos científicos começou a ser regulada pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq).

Para construir um bom artigo científico, é necessário ter boa informação sobre o assunto, ter uma abrangência elevada em tecnologias econômicas, história do mundo acadêmico, diferentes pontos de vista e conhecimento general sobre as ciências. No entanto, nem todos os cientistas têm essa qualificação e nem todas as publicações científicas são perfeitas. É importante lembrar que o estilo do artigo científico é altamente regulado, seja por ele mesmo (o arquitetomorfismo, por exemplo) ou por normas reguladoras, como os Conselhos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Certo é que para ser um bom artigo científico deve-se penetrar no campo da investigação científica. Há algumas regras gerais sobre como escrever um artigo científico como:

  • Começar com uma introdução;
  • Usar o corpo para explicar o seu trabalho;
  • Usar um resumo para resumir o seu trabalho;
  • Concluir o artigo com uma conclusão ajustada ao texto;
  • Usar referências e dados para apoiar os seus argumentos;
  • Ter noção de fundamentos de Arquitetura da Informação.

A melhor escolha em relação ao estilo de seu artigo é escrever o texto com clareza. O elemento mais importante no redigir um artigo científico é a formatação. No Brasil redigir um artigo científico deve seguir o padrão ABNT – NBR 6023 (Redação Técnica).

Conclusão

Vale pensar sobre ter um assunto preparado para os seus artigos. Majoritariamente, este deve ser um tópico geral que adicione aquilo que você escreverá posteriormente. Inclua, ainda, suas principais ideias. Estas aparecem durante a escrita do texto e precisam ser registradas, acumulando-se como uma base para o que será desenvolvido no artigo.

Mas no fundo não importa como você está escrevendo; o certo é saber que você precisa aprender muitas coisas. Dependendo do tópico que você escreve sobre, é necessário ser responsável por sua informação já que é preciso oferecer algum bom conhecimento aos seus leitores. Se você está escrevendo artigos em uma empresa ou em um site, você precisa descobrir como as pessoas leem seu artigo e com esse feedback aprimorar ainda mais a sua escrita de artigos. Esse é o caminho propalado por grande parte de redatores e escritores de artigos.

Cover for Letras Criativas ponto com
24
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado

Translate »