logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

10 maneiras de tornar o aprendizado da leitura e da escrita mais divertido para as crianças

Aprender a ler e escrever são duas das habilidades mais importantes que uma criança deve fazer na infância.

Compartilhar:

aprender a ler e escrever

Aprender a ler e escrever na infância

Aprender a ler e escrever são duas das habilidades mais importantes que uma criança deve fazer na infância.
Eles são a base para todas as outras aprendizagens e permitem que as crianças comuniquem seus pensamentos e ideias.
Aprender a ler e escrever é um processo que começa na infância e continua ao longo da vida. Os primeiros anos são os mais críticos para o desenvolvimento dessas habilidades.
Os pais podem apoiar o desenvolvimento da leitura e da escrita de seus filhos, oferecendo oportunidades para que eles pratiquem.
Isso pode ser feito lendo em voz alta juntos, escrevendo histórias ou jogando jogos de palavras.
Ao expor as crianças à leitura e à escrita desde tenra idade, elas estarão mais propensas a desenvolver um amor por essas atividades.
Além disso, é importante modelar bons hábitos de leitura e escrita para as crianças. Se eles virem seus pais engajados nessas atividades, eles aprenderão pelo exemplo a gostar de ler e escrever também.

Mudança à vista

Aprender a ler escrever na vida das crianças pode mudar suas vidas de maneira maravilhosa.
A leitura desbloqueia um novo mundo de possibilidades e avenidas de alegria e aventura que antes estavam fechadas.
A escrita permite que uma criança se expresse de uma maneira que antes era impossível.
Eles agora são capazes de contar suas próprias histórias e lidar com emoções e pensamentos complexos que antes não conseguiam.
Como provedor de cuidados infantis, você tem uma imensa responsabilidade.
As habilidades que você ensina a seus filhos agora moldarão o desempenho deles na escola e em suas vidas pessoais mais tarde. Por isso, aprender a ler e escrever deve ser uma atividade mais lúdica como proposta para as crianças.
Claro, ensinar a ler e escrever pode ser uma tarefa assustadora, mas não precisa ser. Algumas coisas que você poderá fazer para ensinar essas habilidades importantes de maneira fácil e divertida:
1. Crie um ambiente rico em alfabetização
Você não pode levar a cabo uma atividade que leve a aprender a ler e escrever se o ambiente não for propício para tais atividades.
O espaço precisa estar livre de distrações e desordem para que a criança tenha condições de poder focar na atividade proposta.
Vale ter aqui um lugar especial para livros onde o espaço seja consistentemente reservado para eles.
As obras de arte criadas pelas crianças também devem ser mantidas por perto para que possam ser apreciadas repetidamente.
2. Defina o cenário
O espaço onde acontecem as atividades deve ser confortável e convidativo.
Para maximizar o conforto, certifique-se de que as superfícies duras estejam cobertas com tapetes e cobertores.
Fornecer cadeiras e bancos extras permite mais variedade na disposição dos assentos e permite que as crianças explorem diferentes posições para seus corpos.
3. Use materiais apropriados
As coisas que você tem em casa para atividades de leitura e escrita são coisas como canetas, papel, revistas, jornais, livros, giz de cera, folhas para colorir, marcadores, tinta, cola, pautas, Lego®, blocos, formas estranhas (como pauzinhos ou papel dobrado) feito de cores diferentes, fita, tesoura, papel de seda, etc.
Então deixe seus filhos mexerem em suas coisas e fazer uma pilha de coisas que podem ser usadas.
Em seguida, incentive-os a escrever, desenhar, pintar, ler ou criar com os materiais da pilha.
4. Introduza ferramentas e tecnologias
Possibilitar as crianças a acessar computadores, smartphones e outras tecnologias deve ser pensado.
Vale ter em mente que qualquer introdução de tecnologias deve ser apropriada para a idade.

5. Tenha um ritual diário de leitura

Ter um ritual de leitura noturna com seu filho é uma excelente maneira de terminar o dia com vínculo e uma ótima rotina para deixar as crianças animadas com a hora de dormir.

Escolha um momento tranquilo do dia em que você possa se envolver totalmente com seu filho e com o livro.
Certifique-se de que o livro é curto o suficiente para prender a atenção do seu filho.
Fale sobre as fotos e a história. Lembre-se de mantê-lo divertido!
6. Promova a alfabetização em mídia e cultura
Estamos constantemente expostos a músicas, filmes, programas de TV, vídeos, clipes do YouTube, notícias de TV, notícias de rádio, documentários etc., que podem oferecer oportunidades para conversar com as crianças sobre histórias que viram ou ouviram e livros que são ou podem ser semelhantes.
Essa pode ser uma maneira divertida de fazer com que as crianças se interessem pela leitura de livros baseados em seus filmes ou vídeos favoritos.
7. Aproveite ao máximo as celebridades e pessoas famosas
Use as aparições ou gravações de voz de pessoas famosas para criar momentos especiais orientados a livros com seus filhos.
Por exemplo, se você vir uma entrevista gravada com a escritora de livros infantis Ruth Rocha na TV, use-a como um catalisador para conversar com seu filho sobre o livro Almanaque do Marcelo da autora.
8. Saia e faça caminhadas!
E leve um livro junto. Talvez até acenda uma fogueira para ler.
Sempre que você faz uma viagem ou sai na natureza, você tem a oportunidade de incentivar as crianças a lerem tranquilamente por sua própria vontade – seja na piscina, no carro ou em uma caminhada.
Agora, mais do que nunca, os dispositivos eletrônicos fizeram com que as crianças não ficassem mais quietas como costumavam ficar quando eram forçadas a ler um livro de verdade.
A eletrônica Iluminada tornou possível para as crianças lerem livros eletrônicos – o que  são muito mais fáceis de levar com você em uma caminhada – mas ainda é uma experiência diferente do que ler um livro físico.
Quando você tem apenas um livro físico disponível, isso motiva seu filho a desenvolver maior criatividade e atenção na leitura.
9. Comece um clube do livro familiar
Isso envolve algum planejamento, mas pode ser muito agradável.
Escolha um horário fixo a cada mês – de preferência depois do jantar, quando todos estiverem relaxados – para sentar juntos e conversar sobre os livros que todos estão lendo.
Você pode escolher livros de diferentes gêneros e classificações para o grupo, ou escolher livros que correspondam ao seu gosto pessoal e depois recomendá-los a outros membros da família.
10 . Promover a equidade de gênero
Com tantas contadoras de histórias femininas maravilhosas disponíveis hoje – de escritoras a ilustradoras – não há razão para comprar livros que apresentam apenas personagens masculinos ou que retratam personagens femininas apenas em papéis coadjuvantes.
O legal aqui é poder incentivar as famílias a comprar livros de todos os tipos de personagens que agreguem valor ao imaginário infantil.

Conclusão

Em conclusão, existem muitas maneiras de tornar o aprendizado da leitura e da escrita mais divertido para as crianças.
Jogos, atividades e aplicativos podem ajudar a tornar o processo mais agradável. Criar um ambiente e uma atitude positiva em relação à leitura e à escrita também é importante.
Na realidade, com um pouco de criatividade, aprender a ler e escrever pode ser uma experiência agradável e gratificante para crianças de todas as idades.
Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
20 hours ago
Letrascri

Como melhorar suas habilidades de produção de texto ... See MoreSee Less

Comment on Facebook

Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado