logo
Whatsapp Chat
Envie uma mensagem que lhe retornarei tão logo seja possível.
Menu Fechar
pt Portuguese

Aprendendo e ensinando a alfabetização digital aos filhos

A alfabetização digital pode ajudá-lo em sua vida diária, fornecendo o conjunto de habilidades necessárias para usar a tecnologia de maneira eficaz e eficiente.

Compartilhar:

alfabetização digital

Como ensinar alfabetização digital aos seus filhos

Não há dúvida de que o mundo está se tornando cada vez mais digitalizado e isso é da natureza da cultura digital. Do pagamento de contas e compras on-line à navegação e entretenimento, quase tudo pode ser feito com o uso da tecnologia. Essa mudança levou à necessidade de um novo tipo de alfabetização – alfabetização digital. Assim como as crianças aprendem a ler e escrever para serem capazes de funcionar na sociedade, é cada vez mais importante que elas saibam como usar a tecnologia.

Então, como os pais podem garantir que seus filhos estejam preparados para esse novo mundo? Uma maneira é começar a ensinar alfabetização digital desde cedo. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer exatamente isso:

1. Use a tecnologia você mesmo e defina um bom modelo a seguir

Defina um bom modelo a seguir é uma das maneiras mais fáceis de ensinar alfabetização digital aos seus filhos. Quando usa a tecnologia você mesmo, você mostra o que é bom e ruim, o que é seguro e inseguro, bem como os benefícios e inconvenientes da tecnologia. Você também pode fazer perguntas sobre o que as crianças veem você fazendo e participar de conversas em que elas podem questionar o porquê de fazer determinadas coisas de uma determinada forma. Finalmente, você também pode colocar-se no lugar dos outros, uma habilidade social importante.

2. Ensine as crianças a respeitar as privacidade dos outros

Apesar de muita infância se passar virtualmente, há uma grande quantidade de respeito e consideração com as pessoas quando as crianças estão online. Defina bons hábitos desde o início, para que isso se torne um hábito. Por exemplo, você pode ensinar a se desculpar quando faz algo ruim (como invadir a privacidade de uma amiga), em vez de apenas eliminar o arquivo do seu computador). Você também pode ensinar a ler os termos e condições quando for fazer um cadastro para que você se torne um bom (e respeitoso) usuário da internet.

3. Aprenda com a tecnologia (você mesmo)

As ferramentas de computador são muito difíceis para as crianças aprenderem sozinhas—ela pode levar anos para que elas consigam formatar textos e criar apresentações interessantes. Felizmente, há inúmeros sites online que podem ajudar as crianças a aprender sobre tudo – dos cliques de mouse a formatações de texto. Depois de descobrir onde seus alunos podem encontrar esses tipos de ferramentas úteis, você também pode aprender com eles!

Como a alfabetização digital pode ajudá-lo no seu dia a dia

A alfabetização digital pode ajudá-lo em sua vida diária, fornecendo o conjunto de habilidades necessárias para usar a tecnologia de maneira eficaz e eficiente. Isso pode ajudá-lo a economizar tempo usando atalhos e ferramentas que você pode não conhecer, além de melhorar sua produtividade ao trabalhar com mais eficiência. Além disso, também pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas e encontrar informações com mais facilidade.

Então fica fácil de ver que uma das principais ferramentas que os educadores têm em mãos para ensinar a alfabetização é o computador. No entanto, em decorrência de os estudantes possuírem acesso a dispositivos móveis e outras tecnologias, a tarefa pode ficar mais árdua, mas nada que iniba a busca por conhecimento digital no seu dia a dia.

O que a era da informação digital implica na alfabetização digital

A era digital transformou a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Também teve um impacto profundo na alfabetização. No passado, a alfabetização era principalmente sobre ser capaz de ler e escrever. Hoje, a alfabetização também inclui a capacidade de usar tecnologias digitais. Isso é conhecido como alfabetização digital. Não custa lembrar que alfabetização digital é a capacidade de encontrar, interpretar, criar e comunicar informações usando a tecnologia.

A alfabetização digital é mais do que apenas usar um computador. Inclui a capacidade de encontrar, avaliar e criar informações usando tecnologias digitais. Também envolve ser capaz de usar a tecnologia para se comunicar de forma eficaz e resolver problemas.

A alfabetização digital é importante para todos no mundo de hoje. Esteja você usando um computador no trabalho, na escola ou em casa, ser capaz de usar tecnologias digitais é essencial. Com a crescente popularidade dos dispositivos eletrônicos, muitas pessoas começaram a usar as tecnologias digitais ​​para aprender sobre si mesmos e o mundo ao se comunicar com outras pessoas de todo o mundo.

No âmbito educacional, muitas escolas estão oferecendo atividades online para que as crianças possam estar em casa enquanto estão ausentes da escola. Muitos professores também estão oferecendo aos seus alunos e respostas online para testes e trabalhos. Um bom número também usa as tecnologias digitais ​​para participar de atividades extra-curriculares.

Habilidades básicas para o pensamento crítico da alfabetização digital

Uma das habilidades básicas mais importantes para o pensamento crítico na alfabetização digital é a capacidade de avaliar fontes online. Com a proliferação de notícias falsas e desinformação online, é mais importante do que nunca poder determinar quais fontes são confiáveis. Isso inclui ser capaz de identificar fontes ideologicamente tendenciosas, bem como entender como os algoritmos podem impactar o conteúdo que vemos online.

Outra habilidade chave é discernir fato de opinião. Só porque algo é publicado online não significa que seja verdade, e é importante poder avaliar as evidências fornecidas.

Finalmente, a alfabetização digital também requer boas habilidades de pesquisa. Isso inclui ser capaz de encontrar fontes confiáveis, e em certos casos usar strings de pesquisa booleanas e artificiais para encontrar a informações que você precisa.

Identifique as fontes

Há vários fatores que podem impactar se uma fonte é confiável ou não.

Por exemplo, você deve considerar quais interesses estão em jogo – um site de notícias financiado por publicidade, por exemplo, terá uma visão de fatos um pouco diferente do jornal sem fins lucrativos financiado pela associação de jornalistas.

Outro fator importante é o tamanho da empresa ou organização em questão. Um youtuber que fala sobre espiritismo tem uma certa credibilidade, mas talvez aquele youtuber associado a uma empresa que vende cursos online possa não ter a mesma credibilidade.

Também é preciso verificar se o autor do conteúdo publicado pelas fontes reflete sobre o seu próprio trabalho. Um site de notícias, por exemplo, deve sempre fazer uma autocrítica sobre o seu próprio trabalho, porque é justamente esse tipo de coisa que dá credibilidade a uma empresa jornalística.

Um fator diferencial é verificar se a empresa ou organização que publicou o conteúdo está relacionado a uma instituição de ensino superior. Em geral, publicações de instituições de ensino superior tendem a ter um conteúdo mais sóbrio e menos opinativo do que sites financiados por empresas.

A habilidade chave aqui é aprender a discernir quais fatos estão sendo apresentados pelo conteúdo publicado. Uma maneira fácil e rápida de fazer isso é verificar os dados apresentados no conteúdo na fonte original. Se há dados incorretos, ou dados para os quais a origem do conteúdo não concede credibilidade, é sinal claro de que esse conteúdo deve ser refutado.

Outro fator é verificar o tipo de estratégia argumentativa usada pelo autor do conteúdo. Existem várias técnicas e estratégias argumentativas, como a ad hominem (ataque pessoal), argumentação da autoridade (já que o professor X disse…) e falácia do tudo ou nada (todo vegano ingerirá menos carnes do que um não vegano. Não existe um grau de veganismo).

Identificar estratégias argumentativas e repensar os fatos é um excelente caminho para aprender mais sobre logica e racionalidade.

Finalmente, e talvez o fator mais importante a lembrar, é que, ao discordar de um conteúdo que parece ofensivo, você deve sempre se manter polido e respeitar as pessoas (ou instituições) que publicaram o conteúdo.

Conclusão

É claro que a alfabetização digital está se tornando cada vez mais importante em nosso mundo hoje. Os pais têm sim a responsabilidade de garantir que seus filhos estejam equipados com as habilidades e os conhecimentos necessários para prosperar nesta era digital. Ao ensinar alfabetização digital aos nossos filhos, estamos dando a eles as ferramentas de que precisam para ter sucesso na escola e na vida.

Cover for Letrascri
304
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado